Há alguns ingredientes que usamos nas receitas low carb e nem sempre entendemos direito o que realmente é. Vamos descobrir?
A goma Xantana
A goma xantana é um emulsificante, espessante e estabilizante. É um polissacarídeo obtido pela fermentação da bactéria Xanthomonas campestris que sintetiza a goma para evitar sua desidratação.
Ao usá-la nos pães, cuidado com excesso, pra que sua massa não fique pesada. Use exatamente a medida da receita.
Emulsificante produz uma sensação de maior maciez ao paladar, além de produzir um derretimento mais lento. O acréscimo do ingrediente cria uma textura com leveza, porém mantendo certa firmeza na densidade do produto final.
Espessante, é uma substância a qual pode aumentar a viscosidade de um líquido sem substancialmente alterar suas outras propriedades.
Estabilizantes são aditivos alimentares que asseguram as características físicas de emulsões e suspensões, usado em panificação, massas e outros alimentos processados.
Farinha de oleaginosas:
No liquidificador, bata mesmo crua e com casca, até obter a farinha fina.
Farinha de TEFF:
A farinha de TEFF é uma farinha indicada para celíacos ou outras pessoas intolerantes ao glúten. Tem uma aparência levemente granulada e é ideal para utilizar no preparo de bolos, tortas e pães.
Por ser incrivelmente pequeno, o teff não precisa ser processado, ou seja, não passa por nenhum processo de refino! É usado inteiro e por isso é muito rico em fibras e antioxidantes!
Outro benefício importante do TEFF é seu carboidrato complexo, “resistente” à ingestão do intestino. Contribui para uma maior saciedade e melhora os níveis de glicemia devido a sua digestão lenta. Por esse motivo seria recomendado como uma boa fonte alimentar para pacientes com Diabetes Mellitus e para quem procura emagrecer. Compre em: ingredientesonline.com.br R$ 12,70 - 250g (em 03/01/21)
Apesar de ser considerado o menor cereal do mundo, ele é grande quando se trata de nutrientes, é rico em cálcio, magnésio, cobre, potássio, manganês, zinco, ferro e vitamina C. O seu teor de cálcio é superior ao do leite de vaca. Esse é o momento certo de coloca-lo na sua dieta, eu tenho certeza! Compre em: emporioquatroestrelas.com.br R$ 16,15 - 200g (em 03/01/21)
Leite de coco ( caseiro do coco seco ou use leite de coco industrializado):
O leite de coco industrializado, tem aditivos químicos, conservantes que podem prejudicar sua saúde, por isso, indicamos que faça o leite de coco, usando o coco seco. Caso prefira usar o leite industrializado, dilua na mesma proporção em água potável.
Há a opção do leite de coco em pó, então, siga as recomendações do fabricante.
Cuidado com a quantidade de líquido na massa; ele pode até ficar mais úmido, porém, ele pode murchar após o crescimento, portanto, o equilíbrio entre liquido e sólido é importante para manter a textura ideal da massa.
Coloque a parte líquida aos poucos e vá mexendo.
Fermento químico (FQ) e biológico (seco (FBS e fresco FBF)
FQ = Possui reação química imediata frente à agua, alguns ácidos ou calor.
FBS= Usado na panificação. É formado por microrganismos. Ele é mais concentrado do que o FBF, por isso, se a receita pedir FBF e você só tiver FBS, use apenas 1/3 da medida. O FBS pode apresentar um sabor residual no produto final.
FBF = é 3 vezes mais fraco que o fermento seco. 1 tablete de FBF (15 g) equivale a 1/2 colher de sopa (5 g) de FBS.
O Fermento biológico é formado por leveduras, organismos vivos microscópicos, que são ativados quando entram em contato com o quente. Eles se alimentam do açúcar e da farinha e liberam gás carbônico formando bolhas de ar dentro da massa ajudando no crescimento de pães e pizzas, conferindo-lhes sabor e leveza. Fonte:montaencanta.com.br
Como ativar o fermento seco? Leia mais no site: https://www.montaencanta.com.br/assimqfaz/como-ativar-o-fermento-seco/
Forno pré-aquecido
O forno deve sempre ser pré-aquecido antes de colocar o pão, em média 190°C ou até 220°C em caso de pão francês ou baguete. Para criar a crosta crocante, importante que crie um vapor nos primeiros minutos de assamento do pão. Coloque assadeira vazia no fundo do forno enquanto aquece e após colocar o pão, borrife água. Esse vapor simulará o forno industrial. Boa dica ne?
Cuidado com o termostato do seu forno, para que ele esteja ajustado, evitando que o pão fique escuro com massa crua por dentro. Com termômetro espeto, veja se o interior do pão está com temperatura de 95°C.
Depois escrevo mais.
Bye