top of page

Você está onde Deus preparou para você estar. Aceite os planos do Senhor para sua vida.

Campanha: Emoções saradas por Cristo - Leitura: Ester 4:14


Ester, jovem órfã criada pelo seu tio Mordecai ou Mardoqueu.

Após uma semana de festa promovida pelo Rei Assuero aos nobres e já embreagado, a rainha Vasti recusou-se apresentar-se ào banquete para ser exibida a todos. O Rei Assuero sentindo-se afrontado, a destituiu do cargo de Rainha e decidiu eleger uma nova jovem como sua nova Rainha.

Todas as jovens do reino foram convocadas e após 1 ano de tratamento de beleza, a judia Adassa que apresentou-se com nome Persa, Ester, agradou ao Rei pela sua formosura e delicadeza e foi eleita a nova Rainha.

Hamã, o conselheiro do Rei, muito arrogante e vaidoso, tinha o costume de exibir-se pelas ruas da cidade em seu cavalo e exigia reverência de todo o povo, porém, Mardoqueu, um judeu fiel a Deus, recusou-se curvar-se diante dele.

Hamã, irado e elaborou uma armadilha contra Mardoqueu, persuadiu o rei a decretar a destruição do povo judeu; Mardoqueu em desespero, rasgou suas vestes, vestiu-se de sacos de cinza e clamava em alta voz em frente ao Palácio.

A Rainha Ester e sua sobrinha, ao saber do ocorrido, ela agiu como uma mulher escolhida por Deus; jejuou por 3 dias, se preparando para apresentar-se diante do Reis para clamar pelo seu povo, porém, ela corria um grande risco de morrer por tal afronta, mas a mesma, determinada em sua missão disse: Se morrer, morri.

Ela convidou o Rei Assuero e seu conselheiro Hamã para um banquete por dois dias seguidos e então, pediu ao Rei que poupasse sua vida, pois ela também era judia.

O Rei irado com a armadilha de Hamã, mandou que o enforcasse e decretou que no 13o dia do mês de Adar, todos os judeus lutassem em sua defesa.

Houveram muitas mortes de ambos os lados, mas o povo Judeu pode honrar sua nação.

Mardoqueu também foi honrado como conselheiro do Rei e a Rainha também recebeu honras ao reinar ao lado do seu esposo.

 

SBFé: Essa história da Ester contada de forma bem resumida, nos apresenta muitas lições de fé e sabedoria. Em cada capítulo, selecionei um versículo para refletirmos e aprendermos com as experiências dos personagens bíblicos.

Ester 1:9 - A Rainha Vasti, esposa do Rei Assuero, ao recusar-se a apresentar-se ao Rei, agiu de forma imprudente e perdeu seu cargo. Ela sabia da sua posição e das suas obrigações; ao rebelar-se, com ou sem motivo "justo", com emoções descontroladas, conduzem a finais devastadores. Temos obrigações e responsabilidades e teremos colheitas boas ou ruins, que dependerão da semeadura.

Em Ester 2:17 - Ester foi escolhida pelo Rei; ela queria ser escolhida? Ela fez algo especial para isso? Nós também fomos escolhidos pelo PAI para uma missão para o reino d'Ele. Ao sermos chamados, devemos sim, receber a coroa da nossa missão e seguir em frente, fazer a diferença, deixar Cristo brilhar e exercer o papel de cristã.

Já no capítulo 3, o Rei Assuero, confiou demasiadamente em seu conselheiro Hamã a ponto de dar-lhe seu anel real para selar o decreto, tornando-o irrevogável. A quem você tem confiado seus segredos, imputado suas responsabilidades, seu poder e sua autoridade? Não delegue algo que pertence somente a você. Não perca a sua benção por confiar no outro o que Deus confiou a você.

Em Ester 4, quando a Rainha Ester soube do que ocorrera e que seu povo seria destruído pelo decreto real, ela então, com os olhos da fé, conseguiu entender que a sua escolha como rainha, foi um propósito de Deus para esse grande livramento. É claro que, com o livre arbítrio, se ela dissesse não, Deus também livraria o seu povo, pois Deus tem uma aliança com uma nação, porém Ele preferiu contar com a Ester e prefere contar contigo, para que através da sua vida, seu propósito seja cumprido e Ele quer te abençoar. Ester sentiu em seu coração que essa era a sua missão, a ponto de dizer: Se morrer, morri.

Esse foi o momento crucial do capítulo 5, pois a Rainha não podia apresentar-se ao Rei sem ser chamada, pois poderia ser condenada à morte, mas antes de enfrentar uma lei, ela jejuou e orou por 3 dias juntamente com seu povo, e assim, o coração do Rei Assuero já tinha sido preparado pelo Senhor recebendo-a. Devemos agir no natural e Deus no sobrenatural.

Em Ester 6, Assuero queria honrar Mardoqueu por ter-lhe salvo sua vida de uma trama mortal. Hamã com seu excesso de vaidade, achou que as honras seriam para si. Ele então, escolheu as melhores honrarias e foi humilhado ao caminhar pelas ruas da cidade honrando o Mardoqueu, assentado no cavalo real. Toda honra dos nossos atos como cristãos, devem ser direcionadas ao nosso Deus. Não permita que a vaidade lhe cegue os olhos espirituais e você seja humilhado diante dos h0mens.

Em Ester 7, Hamã construiu uma forca para seu inimigo, mas o feitiço virou contra o feiticeiro, pois o mesmo, após ser desmascarado pela Rainha, foi enforcado nessa mesma forca. Ou seja, o que aprendemos? Não devemos tentar fazer justiça com nossas mãos e muito menos planejar vinganças, armadilhas, pois Deus não nos trouxe a esse mundo com propósitos malignos. Oremos pelos nossos inimigos, pois a nossa luta são contra as potestades do mal; aquela pessoa que te magoou, te humilhou, é carente da misericórdia de Deus, então, ore por ele, cuide dele.

Em Ester 8, havia um alívio ou pelo menos uma esperança por parte dos judeus após o novo decreto, podendo então lutar por sua sobrevivência e ficar com os despojos da guerra.

Com Cristo somos vitoriosos, mas temos que fazer nossa parte. Lutar, renunciar, jejuar, adorar, orar ao Senhor, buscar as armas espirituais para vencermos as batalhas e glorificar a Deus em todo tempo.

Estamos chegando quase ao final dessa linda e vitoriosa história, sim vitoriosa, pois os judeus comemoraram a sua vitória, pois, apesar de muitas perdas, a nação pode se defender e perpetuar sua espécie.

E finalmente em Ester 10, nos alegramos com a dupla honra.

Mardoqueu tornou-se conselheiro do Rei, a Rainha pode reinar ao lado do Rei Assuero. O imagino em paz e feliz por ter sido justo e agora reinando ao lado da sua esposa e com um conselheiro abençoado por Deus, ele pôde reinar feliz.


Assista o filme da Rainha Ester e se emocione com essa linda história.

Segue um louvor que compara Ester com a Igreja, onde diz que preparada devemos estar para ser escolhida pelo Rei.


Ester - Célia Sakamoto


Há um tempo de preparo pra o palácio adentrar/ Pra banhar, se perfumar Se tem que mergulhar na mirra até o cheiro exalar/Tem que pôr-se vestes novas, e aprender a esperar/Pois só vai em direção ao trono/ Aquela que o próprio rei manda chamar/Adornada, perfumada/E trocado o seu nome de Hadassa pra Ester/ Depois disso foi chamada/Observada cuidadosamente pelo rei/Dentre todas a mais sábia ela foi/Com temor e humildade ela chegou E Assuero apaixonado/Por aquela moça então se declarou

Mas não foi a sensualidade de Ester/Que a atenção de Assuero conquistou Foi o perfume da mirra exalado pelas portas/Quando ela adentrou É assim que a igreja preparada deve estar/Pra entrar no céu quando o rei mandar chamar/Pronta para o casamento, para as bodas do cordeiro Quando a trombeta tocar/A igreja é Ester, preparada tem que estar Adornada pra subir, quando o rei mandar chamar/Os portais irão se abrir, a igreja vai entrar/Novas vestes vai vestir, nada vai lhe segurar

Vem Ester entra para o novo lar/Vem Ester no meu trono assentar Vem Ester tudo eu já preparei/Vem Ester chegou a hora de reinar Vem Ester aqui não haverá mais dor/Entra para o gozo do Senhor Vem Ester, pois ansioso te esperei/Vem Ester e uma coroa eu te darei





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page