top of page

Você está cansado? Deus renova suas forças. Não olhe para traz, viva o novo tempo.

Campanha: Emoções saradas por Cristo - Leituras: Salmos 51:1-3 e Deuteronômio 17:16



Ao clicar na capa abaixo, assista a devocional desse tema

Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

Ao assistir esse vídeo e se você não conhece essa sua história ou se já leu os Salmos 51, deve-se estar se perguntando o que aconteceu para justificar seu lamento? Ele estava se sentindo cansado, culpado, sentindo a terrível dor do arrependimento e clamou ao Senhor por misericórdia; pediu perdão, rasgou suas vestes reais, tirou sua coroa e humilhou-se diante de Deus. Por quê? Leia mais...


2Samuel 11 O Rei Davi ao avistar Batseba banhando-se, sentiu um o enorme desejo de tê-la como sua esposa. A chamou imediatamente e pecou em adultério, pois ela era casada com o soldado Urias. Ela engravidou após esse encontro e então, o Rei Davi planejou sua morte no campo de batalha. Desse pecado, nasceu a criança com aspecto nada saudável após um parto difícil.

2Samuel 12:15 - Então, o Rei Davi sentiu o peso do seu pecado, jejuou, orou, clamou, e aos pés do Senhor em sinal de humildade por 7 dias

A criança então faleceu; o Rei Davi então, levantou-se, vestiu-se, comeu e seguiu em frente. No reino, todos ficaram sem entender porque ele chorara enquanto seu filho ainda vivia e agora, depois de morto, ele se levantara, se banha, veste-se, pega de volta sua coroa, come e segue em frente. Como pode? Qual a mensagem podemos aprender com essa atitude? Leia a resposta do Rei Davi nessa imagem ao lado da passagem: (2Samuel 12:20-23)

Ele simplesmente, sentiu a dor do arrependimento, humilhou-se diante de Deus, clamou pela sua misericórdia, assumiu seus erros, porém entendeu e aceitou a resposta do Senhor. Ele decidiu seguir em frente de maneira correta e sabia que Deus o havia perdoado e que lhe daria uma nova chance de recomeço.

Deus lhe responde no silêncio e na dor, mas cabe a mim e a você, erguer a cabeça depois de uma derrota e seguir em frente.

 

Uma segunda passagem que se encontra em Deuteronômio 17:16 está escrito: "Porém ele não multiplicará para si cavalos, nem fará voltar o povo ao Egito para multiplicar cavalos; pois o Senhor vos tem dito: Nunca mais voltareis por este caminho."


Vamos relembrar a história dos hebreus ao sair do Egito até a Terra Prometida? Veja as fotos na galeria abaixo e ou assista o vídeo com o documentário completo da Rede Record https://youtu.be/eDs0VtQkr2U; sinta a emoção de cada cena. 

Nas cenas abaixo, poderemos ver que o percurso do Egito até Jericó poderia ter sido feito em apenas 40 dias, como era previsto pelo Senhor, porém, as murmurações de muitos hebreus, os fizeram olhar para traz e lamentar-se ter saído do Egito, onde comiam pão e água, além de toda humilhação e escravidão; mas Deus iria levá-los à terra dos seus antepassados, onde manava leite e mel, ou seja, terra fértil onde poderiam plantar e colher alimentos com fartura.


No vídeo ao lado da minissérie os Dez Mandamentos, no Monte Sinai quando Deus renova sua aliança com o povo Israelita e escreve os 10 mandamentos.

O povo "cansado de esperar" o retorno de Moisés, fez um bezerro de ouro e em festa o declarou seu novo deus. Pecado da idolatria.

 

SBFé: Então, vamos ao nosso tema de hoje? Estás se sentindo cansado? Deus renova suas forças.

O que você denomina sobre cansaço?

Cansaço define-se como: " exaustão; desgaste, fatigado e sem paciência " Será que essas definições faz sentido na sua vida hoje?

Você sabia que há o cansaço espiritual plantado pelo Diabo para lhe fazer desistir, paralisar, esmorecer e achar que precisa descansar um pouco de viver seguindo os princípios de Deus e cumprindo o seu propósito.

Imagine o seu arqui-inimigo (Diabo) rindo e se vangloriando como vencedor de uma batalha quando você está assim, sentindo-se cansado, derrotado e simplesmente fazendo o que quer da vida.

Se nos afastamos do Senhor, o que perderemos?

Nosso relacionamento com Deus será abalado, bênçãos que estaríamos prestes a receber, serão adiados, perderemos nossa mansidão, sabedoria distorcida, poderemos perder perspectivas de futuro com Deus, paz de espírito e disciplinas diárias. O plano do diabo é nos manter ocupados e distraídos com os problemas primários da vida, vivendo uma existência reduzida e desgastada, em vez de uma vida abundante. O diabo não lhe tenta com o mal, mas com coisas que parecem boas. Satanás usará algo que parece momentaneamente bom para tirá-lo do melhor de Deus para nossas vidas.

O que de “bom” vem lhe distraindo, lhe distanciando dos planos de Deus?

As coisas “boas” deste mundo, podem lhe proporcionar felicidades vãs, mas nos impedirão de vivermos o melhor de Deus com abundância.

Quando sentir-se desgastado, fatigado, cansado achando que não vai mais suportar o fardo, declare em alta voz:

"Não permitirei que o Diabo mine as minhas forças, eu irei louvar e adorar ao meu Senhor".

Em seguida, louve, adore, profetize bênçãos para sua vida e para sua família.

Louvor Força de Bruna Karla n no final desse post


Com o coração mais aliviado, repense e reavalie suas escolhas para que você possa quebrar o ciclo de cansaço em sua vida. Se proponha hoje a dedicar-se ao Eterno e as disciplinas que são realmente importantes. Confie em Deus, porque no momento das fraquezas, busque-o e Ele renovará suas forças e suas motivações.

“Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.Isaías 40:31

O Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação. Salmos 118:14

Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Isaías 40:29


Qual a mensagem que Deus quer transmitir aos Israelitas através desse versículo?


Esse meu povo que saiu do Egito, da escravidão, que caminhou 40 anos pelo deserto, não deve olhar para traz, não olhe para o que percorreu, olhe para frente, para o novo caminho, para a terra prometida, porque não precisarás de cavalos pois não voltareis ao Egito;


Toda escravidão – você não terá mais
Toda humilhação – você não terá mais
Toda dor e sofrimento – você não terá mais

E se você olhar para traz e se lembrar de tudo o que já viveu, você irá declarar:


Toda escravidão – eu não terei mais
Toda humilhação – eu não terei mais
Todo relacionamento destruído - eu não terei mais
Toda miséria e ou escassez - eu não terei mais 
Todo aprisionamento emocional - eu não terei mais

Quem na história da Bíblia olhou para traz e se deu mal?


A esposa de Ló, virou estátua de sal ao sair de Sodoma e Gomorra ao ser destruída por Deus.

A estátua representa estagnação e excesso de sal representa a Morte


No Mar Morto há excesso de sal e lá não sobrevive nem bactéria.

Não olhe para traz meu irmão e minha irmã, não paralise sua vida e sal na medida certa, pois com equilíbrio entre o sal da vida e o sal da morte.


O passado vai te chamar de volta, pois ele também lhe proporcionou bons momentos, mas se esse passado tivesse sido alicerçado em bases sólidas, você teria a aprovação de Deus para que esse passado fizesse parte do seu presente; se ele se foi, então é porque chegou o momento de viver o novo tempo.

Estás cansado? Deus renovará suas forças e suas motivações.

No Egito você tinha pão e água, mas na terra Prometida, você te rá leite e mel.


Devemos manter uma comunicação ininterrupta com Jesus Cristo. Não apenas uma vez por semana e sim construirmos uma vida em torno de sua existência.

Sua vida não deve ser abrigo de tempestade, de altos e baixos, mas ele deve ser uma casa sólida, uma construção renovada para nunca deixar Deus sair; Ele não se afasta de nós, somos nós que nos fechamos d'Ele.

Quando sua residência permanente é a presença de Cristo, e você deixa que o Espírito Santo fale sempre em seus ouvidos, você receberá orientações e viverão os frutos de amor, paz, longanimidade, fé, esperança, ou seja, os frutos do Espírito.

Permaneça em Cristo, continue se enchendo continuamente do maná da Sua Palavra e se refresque na adoração ao nosso Deus; assim, trocaremos o cansaço pela disposição em viver com ELE e para ELE.

Não tenha medo de recomeçar; se você tropeçou saiba que não recebemos o espírito de temor e sim, de poder, de amor e uma mente sã.

Então declare hoje - em voz alta - e sem medo:

Eu não vou fugir com medo, mas vou avançar em tudo o que Deus tem para mim!

Louvor Força de Bruna Karla: 
Quando perco o chão Tu me levantas E quando não consigo encontrar solução Tu estás ali pra me estenderes a mão E quando a dor aperta o meu coração E fico sem resposta em meio à solidão Escuto a Sua voz me chamando para vencer Pra confiar e em Sua destra descansar E com Seu poder posso ir além das minhas forças A minha força está em Ti, meu Deus que nunca falha Meu Deus é minha muralha Sei que eu não vou cair e não vou desistir Pois Ele me sustenta e me faz vencer 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page