top of page

Um Vaso Novo e os livramentos do Senhor nas provações

Leitura 1: Jeremias 18:1-6e Daniel 3


O Senhor fala a Jeremias: “Levanta-te e desce à casa do oleiro; lá te farei ouvir as minhas palavras”. Desci à casa do oleiro e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas o vaso de barro, a qual, quebrou-se em suas mãos. Tornou a fazer um outro vaso que pareceu bem aos olhos do oleiro. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: “Não poderei Eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel”.

 

Ministração: Quando Deus ordenou que jeremias descesse a casa do Oleiro, Ele falou desce. Precisamos descer, nos humilhar diante de Deus para sermos moldados por Ele. Deus ao criar o mundo, usou a palavra, porém, quando Deus fez o homem, ele usou a sua própria mão e do pó da terra o fez. Deus fez o ser humano da mesma forma que o oleiro faz a sua obra. Esse trabalho de oleiro, Deus continua fazendo, mas não mais sua estrutura física porque você já existe e sim, através do nascer de novo, Ele quer trabalhar sua vida.

BARRO: Para fazer o vaso, onde o oleiro encontra o barro? Barro é a junção de terra com água = Lama. Então, para nos moldar, onde Deus nos encontra? No lamaçal. E como se faz um barro? • Pega o barro do lamaçal / • Coloca-o num tanque e põe mais água para o barro duro amolecer. O oleiro não consegue trabalhar com o barro duro.

NÓS: • Quando aceitamos viver com Cristo, quando Ele nos encontra nos lamaçais da vida, não seremos moldados de um dia para o outro, primeiro receberemos da água viva de Jesus que é a palavra de Deus. Essa palavra vai amolecendo nossos corações, nos transformando, nos moldando, pois Ele nos encontrou com coração incrédulo, resistente e pecaminoso.

BARRO: • Tem barro que precisa ficar mais dias no tanque, porque a água não penetrou em todas as camadas internas do barro, por fora está pronta e por dentro, ainda está seco e duro. • Após vários dias que esse barro já amoleceu, o oleiro tenta moldá-lo, mas tem muitas pedras e a cada giro na roda, para o molde, tira as pedras de vários tamanhos. As maiores são fáceis de achar, as menores são as mais difíceis, porém, elas ainda atrapalham a perfeição da obra e se oleiro quiser um vaso de excelência, não desiste e permanece por muito tempo, removendo as pedrinhas que o impede a ser vaso de honra. • Tem barro, que no dia seguinte, está todo imerso na água, com consistência pronta para o molde, tem outros, que precisam de um tempo maior.

NÓS: • Há cristãos que até mudam de vida, deixa de frequentar lugares que não agradam ao Senhor, vestem roupas mais comportadas, apresenta-se com aparência de uma cristã em plena santidade, porém, seu coração ainda está como terra seca, com coração duvidoso, um pé na igreja e seus pensamentos no mundo, libertos de alguns pecados e outros cuidando como um animal de estimação, com pedrinhas guardadas. Deus é um oleiro que não desiste do seu vaso de honra e permanece removendo as pedrinhas, impurezas, mas Ele não penetra sua vida sem autorização, devido ao livre arbítrio que Ele nos deu. Através de sinais, mensagens, pregações, estreitos, desertos e desafios da vida, Ele vai pedindo licença para entrar.


BARRO e NÓS: • O barro se quebrou na mão do Oleiro, porque tem muitas impurezas, menores até que as pedrinhas, e o trabalho do Senhor requer investimento maior, pois as impurezas não são os grandes pecados, são suas emoções, são as mágoas, invejas, ciúmes, avarezas que em pensamentos podem te levar ao pecado, crescendo a cada dia dentro de você e custa a sair. Mas agindo Deus, quem impedirá? Assim, volto a falar do poço, do fundo do poço, no deserto e na solidão, no silêncio da sua alma onde ficará somente a Deus. O barro precisa estar no cento da roda para ser moldado, nós também precisamos estar no centro da vontade de Deus. • Para o vaso ficar pronto, a mão do oleiro precisa moldar a parte interna, ou seja, Deus precisa colocar a mão poderosa d’Ele dentro de você, trata-lo de dentro para fora. • O barro na roda, não pode parar. O oleiro controla a velocidade, as vezes devagar e as vezes mais rápido. NÓS: Tem momentos em nossas vidas que assumimos ministérios na igreja e ou desenvolvemos várias atividades para o Senhor, prega a palavra, como essa roda acelerada e controlada por Deus; porém, tem momentos que você precisa parar um pouco para receber novo alimento, participar de congressos, ouvir novos louvores, se atualizar, ler novamente a Bíblia toda para receber um renovo; esse renovo, posso chamar de “Passar pelo fogo”?.


Daniel 3: Essa passagem bíblica, ocorrida na babilônia e ilustrada pela novela O Rico e Lázaro da Record, apresenta essa cena impactante, onde o Rei Nabucodonosor reconhece o Senhorio do Deus vivo; mas uma vez o fogo fazendo parte da história de Reis e Nação e declarou: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abedenego.



Eles tiveram uma fé inabalável, não se prostraram a estátua do Rei e foram lançados na fornalha achando que iam morrer, mas a mão do Senhor os livrou de qualquer queimadura e haviam 4 homens dançando dentro na fornalha. Dança do Espirito. Por isso existem os “Corinhos de Fogo” para dançar no espirito declarando a gloria do Senhor. Amém?


FOGO NO BARRO: • É hora de passar pelo Fogo. O barro fica 18h no forno com temperatura de 700°C e depois poderá ser pintado, decorado e usado no seu propósito, decoração, receber flores, ser um filtro de água e etc. Sem passar pelo fogo, esse vaso se desmancha e não servirá para nada.

FOGO EM NÓS • O mesmo precisa ocorrer conosco. O fogo representa as provações, as lutas e depois o fogo que desce do céu nos queima, nos vivifica e nos batiza no Espírito. Daí, estamos prontos para Deus continuar com o acabamento, refinar nossa fé e cumprimos nosso propósito. Mas saiba, que Deus nos usa com fogo ou sem fogo para o que Ele quer, mas com Fogo, experimentaremos o novo de Deus, experiência única, somente você e Ele.


A única pergunta dessa noite: Em qual estágio do molde do vaso você está nesse momento? As escolhas e decisões que você toma, vão fazer com que Deus faça a obra com você. Quem aqui quer ser de verdade um vaso na mão do oleiro? Se eu dividir o estágio em duas etapas, teremos 2 louvores diferentes um de entrega e reflexão e outro de fogo, louvor e dança no Espírito: a) Eu quero ser, Senhor amado, como um vaso nas mãos do Oleiro... ou b) Desce, desce, desce, vai na casa do oleiro.


Corinho (louvor) Desce a casa do Oleiro.

Autoria e voz: Pra Dina Marques

Desce, desce, desce, vai à casa do Oleiro, desce, desce, desce Ele vai te restaurar/ Desce, desce, desce, vai à casa do Oleiro, desce, desce, desce, você novo vai voltar.

Se teu vaso está rachado, não tem que se preocupar, vai na casa do Oleiro, solução Ele vai dar.




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page