top of page

Sua vida: Grandes construções ou ruinas? Nínive Ontem ou Hoje?

Conquistar as bênçãos não é fácil, mantê-las, mais difícil ainda. Você espera no Senhor com bom ânimo? Alegre-se com a bênção atual para conquistar o Grande de Deus na sua vida. Leituras: Naum – Cap. 1 ao 3.

Povo de Deus, temos muito a aprender com os exemplos relatados na Bíblia. O homem sábio aprende com os exemplos, os inteligentes, querem provar que sua inteligência o fará fazer diferente e querem aprender com seus erros; nada contra, mas os princípios, do Senhor, são claros e precisos. Ir contra, sempre os conduzirá às ruínas, como ocorreu com a cidade e a população iníqua e idólatra de Nínive.

 

Nessa devocional, falaremos do profeta Naum, mencionaremos o profeta Jonas; ambos profetizaram sobre a permissão de Deus para a destruição de Nínive. Com o profeta Jonas, Deus não a destruiu e deu-lhes ainda 200 anos, mas suas iniquidades só aumentaram, e então, após a profecia do profeta Naum, foi inevitável. A situação ficou insustentável e Nínive foi de fato destruída, a ponto de até os dias de hoje, são apenas amontoados de escombros, ruínas e nenhum descendente desta terra, viveu. Naum 1.14

 

Quem foi o profeta Naum?

Conforme as imagens ao lado (leiam), Naum foi um profeta chamado por Deus para pregar a destruição de Nínive. Ele pregou durante o reinado do Rei Manasses, que sabemos que foi um Rei muito iníquo em Judá, mas ainda não era a hora de Judá ser destruída, pelo contrário, Deus poupou Judá das terríveis ações de Nínive; havia muita crueldade. Vejam:



"Cidade era má, tinha um povo cruel que ao vencer uma cidade pegava seu povo e esfolava vivo, colocavam seu inimigo no caldeirão de betume fervente, em sua muralhas havia betume fervente para ser derrubado sobre qualquer pessoa que a tentasse invadir." vide fonte abaixo 
 

Naum Capítulo 1:

Deus nos abençoa, seja por colheita da nossa semeadura, seja por seu amor, misericórdia e graça. Após recebermos as bênçãos d’Ele.

Como mantê-la?

Sim, recebemos o que tanto queríamos, mas com o passar do tempo, deixamos de dar a sua devida importância e começam a murmurar e até considerar um fardo, querendo ainda mais.

REFLEXÃO:

  • Será que estamos realmente prontos para receber o “Mais de Deus”?

  • Será que estamos semeando hoje para colher esse “Mais de Deus” amanhã?

  • Será que temos um coração grato pelas bênçãos recebidas?

  • Será que estamos enxergando que o que você tem hoje, pode não ter sido fruto da sua semeadura do passado, e são frutos do amor de Deus?

  • Será que você está cuidando do que você acha “pouco” hoje para Deus te dar algo “grande” amanhã?

  • Será que estamos prontos para receber uma bênção maior?

  • Será que estamos descansando no Senhor com ânimo, pois confia n’Ele incondicionalmente?

Irmãos, o tempo de Deus não é o nosso tempo.

Quando Deus mandou Jonas ir pregar em Nínive (200 anos antes do profeta Naum), o povo se arrependeu e Deus não a destruiu. Jonas ficou indignado com a misericórdia de Deus e reclamou com Ele de forma enfática e até pediu a própria morte.

Estamos prontos para receber o melhor de Deus para nossa vida, ou queremos que tudo saia à nossa maneira? Caso contrário, preferimos também a morte? Não se trata de morte física e sim a espiritual, pois se não aceitamos o “Melhor d’Ele” em nossas vidas, nos revoltamos e nos afastamos de Deus?

Se não estivermos preparados para administrar as nossas bênçãos, elas não virão no seu tempo.

Será que atualmente, ao lermos o livro do Profeta Naum, que falara para um povo que hoje não existe mais, porque razão, esse livro estaria escrito até os dias de hoje, se não fosse para falar comigo ou com você?

Apenas para contar uma historinha?

Você acha que Deus iria inspirar um homem, também a escrever se Ele não tivesse intenção que essa palavra se perpetuasse até os dias de hoje?


Então, ao ler as palavras de advertências contra o povo de Nínive, contextualize para sua vida, pois se não aprendemos pelo amor (Misericórdia de Deus na época do Profeta Jonas) será pela dor (destruição de Nínive na época do profeta Naum)

Por AMOR ou pela DOR?

 
Os nossos planos, nem sempre são os planos de Deus.

Nós, seres humanos fazemos planos, metas, objetivos, elaboramos estratégias, investe tempo tanto de dia, quanto de noite, até sem dormir as vezes, pensando qual será o melhor caminho para alcança-los. Porém... a última palavra sempre é e sempre será de Deus, pois os planos do Senhor não serão frustrados (Jó 42:2).

Lançai sobre Ele toda vossa ansiedade e Ele cuidará de nós (1Pedro 5:7)

Muitas vezes o desânimo bate à sua porta porque os seus planos estão demorando a acontecer e a ansiedade aumenta, medo, desespero e até desiste no meio do caminho.

Mas, se nos aproximarmos realmente de Deus e perguntarmos a Ele, qual o seu propósito, daí, seguiremos seu direcionamento e mesmo tendo dificuldades, você sentirá que está no caminho certo e quando vier o desânimo, Ele renovará nossas forças, amém?

Ano 2021, ano que o COVID ainda bate às portas de muitas casas, mas a vacina também está batendo às portas, muita gente com as esperanças sendo renovadas e fazendo planos novamente para uma reconstrução. Isso mesmo, 2021, ano de reconstrução de toda colheita que os gafanhotos destruíram, tanto de bens materiais e da esperança, reestabelecer suas emoções, viver em comunhão, em sociedade, o homem não foi feito para viver sé e isolado.

O que isso tem a ver com o capítulo 2 de Naum?

Nínive era uma grande cidade, com um palácio riquíssimo, com torturas maléficas para seus inimigos, ou seja, sentindo-se tão poderoso, que em nenhuma hipótese, eles consideraram ser derrotados e totalmente destruídos. Ou seja, eles fizeram seus planos, mas a última palavra é do Senhor.

Quantos planos fizemos em 2020 e de repente, Deus permitiu que viesse o COVID e a ultima palavra é do Senhor. A impunidade vem para alertar o povo da sua impotência para que todos possam declarar, que somente Ele é o Senhor...pois se não há conversões por amor, que seja pela dor. Nínive perdeu sua oportunidade de arrependimento e todo povo foi destruído, não ficando nem um para contar história.

Nínive não teve a oportunidade de reconstruir seus muros, como Israel teve e Neemias foi levantado para esse novo tempo para os Judeus.

E nós, temos a oportunidade de reconstruir nossos planos, nossos sonhos e agora com o direcionamento de Deus? Sim, é chegada a hora de novos planos de Cristo em nossa vida.

 
"Tira águas para o cerco, reforça as tuas fortalezas; entra no lodo, e pisa o barro, pega a forma para os tijolos." Naum 3:14

Nesse capítulo, onde Nínive não tinha mais esperança contra sua destruição, Deus lança palavras de ânimo, para nós não vivermos as mesmas tragédias vividas por aquele povo.

Nossa reconstrução, deve ser em terreno fértil e alicerce estruturado e somente Deus nos fortalece em nossas batalhas e é nosso escudo da salvação.

Nesse versículo, de forma "irônica" creio eu, que o profeta ao mencionar essa palavra, ele quis alertar ao povo que, mesmo fortificando suas fortalezas, não há poder maior que o de Deus todo poderoso.

A cidade virou ruínas, mas nossas construção, de casa simples e humilde, será reconstruída como mansão para Deus, pois a hora da 2a casa, sempre será melhor do que a 1a, se a 2a Ele estiver no controle.

Entregue o seu caminho ao Senhor, confia n'Ele, e ele tudo fará.


Que a Paz do Senhor esteja convosco.

O filme abaixo refere-se ao ataque dos Assírios a Jerusalém, antes da sua destruição.

Texto no livro de Crônicas. Leia abaixo.




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page