top of page

Solidão e Tristeza? Nunca mais! A alegria vem ao amanhecer.

Leituras: Genesis 21:17-19 - Salmos 78:40 2 Coríntios 7:10, Tiago 4:9 e Salmos 30:5


Hagar e seu filho Ismael, seguiu pelo deserto; na solidão e na tristeza, encontrou o refrigério e o livramento no Senhor. Assista a passagem abaixo; assista o vídeo completo no link: https://youtu.be/-X9axXW1Cvs.

Obs.: Agar ou Hagar? Ambos estão corretos, tradução do Hebraico para tiberiano e latim.


SBFé:

O que é sentir-se na solidão e com uma tristeza profunda? Você já viveu essa experiência?

Até que ponto ela realmente foi ruim para você?



Assista a ministração deste texto, acessando o vídeo ao lado.

Quando estamos passando por ela, realmente dói muito e pode até ser desesperador, pois as dúvidas surgem e é um desafio imenso nos mantermos firmes na fé, não e verdade?

Na solidão você fica com a sensação que ninguém se importa com você.

Na história de Ismael, será que Abraão não estava chorando, sentindo a falta de Ismael e orando por eles?

Na solidão, o Diabo se aproveita desse momento de fragilidade te enganar com preocupação e medo e seus pensamentos surgem ideias e suposições que podem ser destruidoras.

Nesse momento, lembre-se que seus sentimentos, aqueles da alma e do coração enganosos, lembram-se das devocionais anteriores que já falei sobre eles?

Esses sentimentos não serão a solução para tirar-lhe desse deserto, eles servirão para minar suas forças e sua fé.

Eu já falei sobre a experiência da lagarta que para se tornar uma borboleta, ela precisa ficar na solidão, no escuro e sozinha no casulo para depois amadurecer, ganhar asas, se tornar uma linda borboleta e voar.

O seu deserto e a tristeza que a alma está lhe trazendo, pode ser um processo para você ganhar asas e voar?


Louvor: DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO - Lea Mendonça
Deus de Abraão, Deus de Isaque / É Deus de Ismael, Ele não faz acepção
Isaque era desejado, Ismael desprezado/ E era filho de Abraão
Mas não nasceu de Sara, nasceu de Hagar/ Hagar, a concubina, só serviu pra gerar/ Um dia Abraão pegou água e pão/ E disse, vão embora, aqui não mais ficarão/ A mãe pegou o filho e no deserto entrou/ Seguiu sua jornada até que a água acabou /A mãe olhou para o filho e disse “vamos morrer”/ Hagar se afastou pra morte dele não ver/ Mas ele não morreu, ele não morreu/ O menino orou e Deus o atendeu/ No meio do deserto o milagre aconteceu/ Uma fonte nasceu

Para ganhar essas “asas de poder” o que você precisará? Lamentar-se, chorar, elaborar planos contra aqueles que te abandonou? Ou… abrir sua Bíblia e viver orientado pela Palavra de Deus?​.

Jesus falou aos Seus discípulos em várias passagens: Mesmo que não me vejam mais “Eu estarei sempre convosco , até o fim dos tempos” Mateus 28:20; Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. João 14:18 / E terei o Espírito Santo…João 14:26

Mas, como posso viver pela fé? O que é fé?

  • Fé é a Certeza de tudo o que você não vê.

  • Mas como ter essa fé?

Pense em alguém que você confia muito… uma mãe, um pai, o seu melhor amigo, o seu pastor, o seu cônjuge… pensou? Enfim, você confia plenamente nele por que? Porque você tem um relacionamento íntimo e próximo com ele e tem certeza que ele não te decepcionaria.

E como você pode ter essa fé que Jesus, Deus não te abandonará na solidão?

Tendo um relacionamento diário e intimo com Ele, conversando com ele, vivendo com Ele, louvando e o adorando… automaticamente essa fé se fortalece e você estará mais firme na sua caminhada.

Você sabia que a oração não é um monólogo?

O que é um monólogo? É uma conversa onde apenas um fala.

A oração é um diálogo, sim, um diálogo seu com Ele. Você fala e depois silencia para ouvir a voz de Deus.

Compartilhe seu coração com Jesus e, em seguida, escute como Ele responde a você . Passe uma noite inteira em Sua presença com música de adoração e a Palavra de Deus aberta. Escreva-lhe cartas de amor longas e íntimas e cante seu coração enquanto você estiver em Sua presença. Quando você começa a responder a Jesus como você faria com um amigo, a sua solidão vai embora.

 

E a tristeza? Essa não passa!

Os planos de Deus normalmente não envolve nossas emoções, pois elas são frutos das experiências que vivemos aqui na terra e os planos do Senhor já foram definidos antes mesmo de você nascer e Ele não mudará por causa das suas frustrações aqui na terra, Ele te guiará, de acordo com o seu livre arbítrio de escolha em ouvi-lo e sempre liberando AMOR, Ele te conduzirá a voltar a sua missão a qual você foi designado.


Enquanto você permanecer com seu coração endurecido, querendo se esconder nas emoções, nas tristezas e olhando para a solidão como o pesar ou punição ou abandono, você se comportará como vítima e ficará aprisionado nessa dor que você está regando para somente aumentar.

Como filho de um Deus de amor, você tem uma escolha:

· Ampliar a sua dor e suas circunstâncias decepcionantes ou
· Ampliar o seu relacionamento e propósito Deus para se libertar da dor.

Muita gente gosta de expor muito mais as suas dores, tristezas e angústias do que sobre as maravilhas que o Senhor realiza cada dia em sua vida… afinal, o que gera audiência? DESGRAÇA NÉ? Se tiver sangue, sensacionalismo melhor ainda! Você será o centro das atenções.

Gosto sempre de mencionar personagens bíblicos e vocês sabem por quê?

Porque eles não estão nesse livro atemporal e ao mesmo tempo tão atual, se não tivesse uma razão de ser; cada um sempre vive alguma situação que se identifica com algum fato vivido por esses personagens, querem ver? Todos viveram momentos de decepções, dores e angústias. Uns decidiram viver com Cristo e outros, viver sem ELE.


  1. Ester era uma órfã criada por um tio e foi levada a força para o harém do Rei. Era propósito do Senhor ela salvar os judeus, mas veja o que ela precisou viver para alcançar o Reinado?

  2. José foi vendido como escrevo pelos seus irmãos. Deus tinha um propósito dele salvar toda nação da fome como governador do Egito, mas veja quantas decepções ele viveu, história de superação e perdão.

  3. Daniel foi levado como cativo para Babilônia, jogado na cova dos leões e Deus tinha um propósito e ele foi honrado e teve um grande cargo na província, mas olha o preço que ele pagou?

Então, você acha que Deus vai permitir que suas decepções te afaste dos planos que Ele tem para sua vida?

Ou você vive com Ele, superando as dores e tristezas, ou você caminhará 40 anos do Deserto;

Em Jó 42:2 diz: Os planos do Senhor não serão frustrados… então, uma criatura não pode ir contra o seu criador, mas se você se relacionar com ELE em amor, você deixará de ser criatura para ser filho d’Ele.

Deus te ama e quer revelar-se de maneira especial para você.

Salmos 78:40 Quantas vezes o provocaram no deserto, e o entristeceram na solidão!

2 Coríntios 7:10 Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.

Tiago 4:9 Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.

Salmos 30:5b …o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Louvor: Dupla Honra - Regis Danese


Confio sim nas Tuas promessas

Não murmurarei pois sei a minha vitória é certa Toda lágrima que eu já derramei

De joelhos Te pedido um milagre Por socorro muitas vezes clamei

Quando parecia tudo acabado


Em lugar de vergonha terei dupla honra

Em lugar de humilhação terei exaltação

Em lugar de tristeza terei alegria

Pois a minha vida está Senhor

Em Tuas mãos




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page