top of page

Quais os personagens da sua história com Deus?

SIM, SIM, para quem agrega; NÃO, NÃO para quem desagrega.


Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.


O que você responde ao chamado de Cristo?

Sim, SIM, eis-me aqui... ou

Não, Não, preciso de mais um tempo, ainda não estou pronta.


O Natal está chegando e todo ano, as família fazem planos, compram presentes, elaboram noites incríveis, com banquetes, festividades, confraternizações, presentes e tudo parece muito lindo!

Há outras pessoas, que não festejam e se sentem solitários, infelizes, por não terem família para comemorar, outros por terem perdido entes queridos nessa data, outros por estarem enfermos; cada um com seu motivo.

Assista aqui a devocional SBFé

O natal transmite essa ambiguidade de sentimentos, alegria ou tristeza. Aconchegou ou abandono. Mas, se no natal comemora-se o nascimento de Jesus, por que a tristeza? Não deveria ser somente alegria?


Jesus não nasceu nessa data, mas as festividades tem como personagem principal "Jesus" o Messias que veio para salvar a humanidade, trazer paz, amor, mansidão, temperança e muito mais.

Então, por que a tristeza? Exatamente porque todos dizem que Ele é o foco, mas o coração do ser humano não está focado nele, e se dispersam nas confraternizações.

A união da família é algo bom, muito importante. Mas essa união acontece para louvar, engrandecer a Deus por ter enviado seu único filho, em forma de homem, sentir as mesmas dores e carregar sobre si todo o pecado da humanidade.

Se realmente Jesus fosse o único adorado nessa noite, não haveria motivo de tristezas; mesmo em meio a dor, no leito de um hospital, ou sozinho no seu lar, Jesus estará lá contigo, mas para isso, você deve buscá-lo e louvá-lo, falar com Ele, para que a paz e a serenidade reinem em seu coração.

Para que Jesus nascesse, houveram vários personagens nessa história e hoje pretendo apresentá-los a você de uma forma bem peculiar, para associarmos com os personagens da nossa vida. Pelo desfecho da história de Jesus e pelos personagens da nossa vida, saberemos para quem dizer: SIM, SIM, NÃO, NÃO.


Esses personagens reaparecem todo ano, sempre no Natal, encenada nas peças teatrais, nos presépios, nas cantatas… Mas de fato, como enxergar a atuação de cada personagem daquela história, com a nossa vida? Conhecer ou relembrar a história destes personagens nos ajudarão a a refletir como reagiremos aos desafios.


Então vamos começar pensando assim:


· Jesus nasceu lá em Belém ( há 2020 anos atrás)
· Jesus nasce dentro de nós ( há cada momento que deixamos Ele viver na nossa vida)
Quais os personagens destacaremos nessa história?
  • Maria: humildade, submissão, coragem, obediência

  • Os anjos: mensageiros obedientes de Deus

  • José: confiança, obediência e altruísmo

  • O dono da hospedaria de Belém: sem lugar para Jesus

  • O rei Herodes: egoísmo, inveja e perseguição

  • Os sábios do Oriente: curiosidade, disposição e adoração

Maria: humildade, submissão, coragem, obediência e prontidão para atender o chamado de Deus. Lc 1:30;31;35.

Disse-lhe, então, o anjo: "Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.

Que susto! Um susto real ou invisível, mas que de fato aconteceu.

E agora, como dizer sim àquele anjo? Será que foi uma visão? Qual a dimensão da fé que nutriu naquela jovem o desejo de obedecer e enfrentar a sociedade, a família e principalmente seu noivo, que teria o direito de repudiá-la, entregá-la ao julgamento e ser até apedrejada até a morte?

Qual a dimensão da fé que nutre dentro de você diante de um desafio semelhante, porém de forma diferente? E se você correr risco de perder seu emprego, seu status na sociedade, de ser o queridinho da turma, por dizer SIM ao Senhor e dizer: Eis-me aqui?


O que de Maria, te inspira para ser uma pessoa melhor, para ter dentro de si o grande Messias, Jesus Cristo?

Os anjos: Mensageiros obedientes de Deus


A aparição dos anjos, num primeiro momento, assusta e desconcerta, mas ele apareceu de forma mais nítida para ela não achar que foi um sonho ou a imaginação. No vídeo acima, o anjo anuncia a gestação do filho de Deus e o milagre da gestação de Isabel, mulher estéril e que na velhice, engravidou do primo de Jesus e anunciador da sua chegada, o João Batista.

Esse mesmo anjo, também apareceu para José, acalmando-o para que ele aceitasse a sua noiva e o menino em seu ventre. O anjo Gabriel novamente aparece aos 3 pastores e anuncia o nascimento de Jesus.


Quais anjos Deus tem colocado na sua vida para lhe transmitir as mensagens do Senhor? Atualmente não estamos vendo relatos de anjos vestidos de branco, que descem com suas asas e desaparecem como fumaça, mas sabemos que Deus usa pessoas para nos falar e tocar verdadeiramente em nossos corações; as mensagens do Senhor podem vir atualmente de várias formas, pois, após a morte de Jesus, Ele mesmo disse que deixaria o Espírito Santo como consolador e estaria com todos aqueles que O buscasse, então, através da nossa busca e relacionamento com Deus, Ele nos enviará sua mensagem, mas pode ser sim, através de pessoas que Ele usará para falar diretamente à você. Abra seus ouvidos e olhos espirituais e enxergue quais anjos em forma de seres humanos fazem parte da sua história.


A que atitude o exemplo dos anjos inspira você?


Detectar quais os anjos da sua história e também, ser anjo de Deus na história de outras pessoas.


José: confiança, obediência e altruísmo


Já parou para pensar o que sentiu José ao receber a notícia que sua noiva estava grávida do Espírito Santo? O Espírito Santo antes da morte de Jesus, era destinado apenas aos grande profetas escolhido por Deus em ocasiões muito especiais. Naquela época, onde Deus não mais estava se revelando através de profetas e milagres, as pessoas não estavam acostumadas a viver essas experiências celestiais e apenas ouviram as histórias dos seus antepassados. Abraão, Isaac, Jacó, Moisés, o Profeta Samuel, Profeta Jeremias, dentre outros... mas tudo era muito distante da sua realidade naquele momento.

Mesmo que ele acreditasse em sua noiva, como ele ficaria diante da comunidade local? Cidade pequena e preconceituosa, incrédula e cheio de regras e leis? A matariam com certeza por infidelidade e prostituição.

Este homem passou por conflitos interiores, machismo, medo, incertezas e o pior, não podia falar com ninguém a respeito. Que agonia!

Mas os planos do Senhor não são incompletos; Ele enviou o Anjo Gabriel para lhes falar em sonho e ele então, acredita, confia e aceita essa missão. Mesmo sabendo a verdade, teria que ser sábio para administrar aquela situação toda e ainda deixar a reputação da família ilesa, afinal ela seria mãe do Messias, tão esperado.


A que atitude o exemplo de José inspira você?


Quantas lutas e desafios precisamos enfrentar e muitas vezes nos acovardamos e recuamos mesmo sabendo de toda verdade? Siga em frente e assuma suas responsabilidades. Se você tem certeza da verdade, viva a verdade e siga em frente!


O dono da hospedaria de Belém: sem lugar para Jesus: Veja que interessante esse destaque. Personagem que passa desapercebido por todos e os que os percebem, os criticam. Houveram vários donos de hospedarias que disseram: "Não, não há lugar aqui"; houve um que disse: "Não e Sim". Não para um quarto confortável, sim, para um estábulo, pois a situação daquela jovem senhora era crítica e o bebê não podia nascer na rua.

Antes de criticar esse dono da hospedaria que teve um coração sensibilizado a hospedar esse casal num estábulo, você já parou para refletir em qual área da sua vida você deixa Cristo nascer? No seu quarto confortável, na sua casa maravilhosa ou no estábulo? Nos momentos de dor e sofrimento? No momento do frio e da angústia?


O rei Herodes: egoísmo, inveja e perseguição - O Rei Herodes foi notificado que o novo Rei nascera. Ele na ignorância e com medo de perder seu trono, mandou matar todos os bebês meninos menores de 2 anos que tivesse nascido em Belém. Quanta crueldade, certo?

Mas, quando o seu lugar é ameaçado, o que você já fez para manter a sua posição, o seu casamento, o seu cargo, o seu salário ou até mesmo seu espaço diante de um grupo de amigos? Você já cometeu alguma atitude que deveria pedir perdão? Você acha que salvar o seu lugar ao sol, justifica tudo?

Sendo assim, o que ele fez, foi certo ou errado? Atire a primeira pedra a quem nunca extrapolou para defender o que é seu. Não estou defendendo Herodes; as devocionais SBFé, sempre tem o enfoque para uma autorreflexão para conduzi-lo a melhorar o seu relacionamento com Cristo, portanto, condenar ou redimir o Rei Herodes não mudará a sua vida. Vamos nos concentrar no que realmente importa.


Os 3 Reis Magos - Os sábios do Oriente: curiosidade, disposição e adoração: Ao perceberem no céu uma estrela diferente, decidiram segui-la.

Você tem seguidos as estrelas, os sinais que te levam a servir ao Senhor? A viver um caminhar com Ele? Quais os sinais que tem aparecido em sua vida e você tem negligenciado?

Quais os presentes que você tem doado a Jesus? Qual ouro, incenso e mirra você o tem ofertado? Sabe o valor de cada presente? Os presentes tiveram valores práticos e simbólicos. Práticos para o sustento da família e simbólico, espiritual por serem presentes dados ao Messias.

E seus presentes, suas ofertas na casa do Senhor, tem utilidade prática (custear as despesas da igreja) e espirituais, porque Deus sonda o seu coração e Ele quer que você oferte com alegria.

Não me refiro ao dízimo, pois dízimo não é presente, é obediência em devolver 10% do seu ganho para casa de Deus, para a igreja a qual você congrega. Oferta é liberalidade, é presente à casa do Senhor.

Entregue com amor e alegria seus presentes a Deus, Ele quer de você, o seu melhor. A sua vida em Comunhão com Ele.


Louvor de hoje:

Eis-me aqui - Adoradores 2


Antes do primeiro mundo, antes do início estavas lá

Quando tudo era sem forma, tudo era vazio, estavas lá

Antes do primeiro lírio, do primeiro orvalho, me amou

Antes da primeira morte, do primeiro filho, me amou


E ao chamar meu nome / E ao chamar meu nome.


Eu respondi Eis-me aqui Eis-me aqui!


E tudo que surgiu, surgiu por obedecer / E tudo que surgiu, surgiu por obedecer






Posts recentes

Ver tudo
bottom of page