top of page

Posicione-se como filho e não como escravo na terra alheia.

Leitura: Salmos 137:1-4 - Não pendure suas harpas no Salgueiro, seu louvor liberta, lhe transforma para viver um novo tempo.


1. Junto aos rios da Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião.

2 Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as nossas harpas.

3 Pois lá aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo:

Cantai-nos uma das canções de Sião.

4 Como cantaremos a canção do Senhor em terra estranha?


Clique aqui e assista a devocional 03/12/2020


SBFé:

Muito triste quando um Adorador pendura as suas harpas no Salgueiro.

Muito triste quando o adorador pendura o seu instrumento.

A sua voz pode tocar o coração do ímpio.

Você estando em situações alheias à casa de Deus ou com pessoas não cristãs, pode ser um propósito do Senhor para que sua Glória se manifeste.


O louvor te fortalece, te anima em meios às tribulações.
O louvor espanta o mal e transforma vidas.

O exilados quando “penduraram seus instrumentos, suas harpas no Salgueiro” ( uma arvore) significa que aquele povo de Jerusalém passou por uma experiência terrível!


A profecia do Profeta Jeremias estava se cumprindo e esse exilio, foram frutos da idolatria e desobediência ao Senhor. A profecia dizia que se não se arrependessem, eles sofreriam o juízo de serem exilados como escravos por uma nação estrangeira, a Babilônia.


De fato, isso ocorreu. Sentados à margem do rio da Babilônia, os babilônicos pediram que os hebreus lhes cantassem uma canção, mas eles choravam e não tinham ânimo para louvar.

Como cantaremos a canção do Senhor em terra estranha?” v.4


O que você faz quando está triste, abatido e sem ânimo até para levantar-se da cama? Como cantar, louvar, ter alguma esperança quando tudo diante dos seus olhos só parece desgraça, solidão e desespero?


Assim viviam os israelitas, chorando, lamentando-se e se lembrando da sua terra.


A profecia dizia que o cativo seria por 70 anos, então, adiantaria ficar ali inertes chorando? Ficariam eles ali por 70 anos às margens do rio, sem comer, sem beber, somente a lamentar?

Quando Jeremias clamou, lamentou e chorou diante de Deus para que a profecia não se cumprisse, de nada adiantou, pois Deus não muda de ideia por causa de lamentações e sim, quando há arrependimento e mudança de atitude.

Deus age de acordo com os seus princípios. Estaria Ele correto se mudasse de ideia a cada choro e lamentação do seu povo, que por merecimento deveriam ser abandonados? A lei de Moisés dizia: “Olho por olho, dente por dente.”

Essa lei no Antigo Testamento realmente foi dada pelo Senhor, mas Deus é amor e justiça e sempre resgata seu povo para o Pai, da mesma forma que ocorreu com a parábola do Filho Pródigo. As lembranças permaneceram na mente e no coração daquele jovem, que se arrependeu e voltou. Porém, muitos antes de voltar, precisam passar pelo Deserto para que seu arrependimento seja genuíno.


Agora, estando em casa, longe da igreja, do templo do Senhor, você acha que seu caminhar com Deus será prejudicado?


Vejamos esse "meme" nas redes sociais, a qual o Diabo se vangloriando e se achando vitorioso, mas Deus transforma maldição em bênçãos. dizendo:


"Viste que fechei as portas da sua igreja?"

Eis a resposta.

"Vistes que abri uma igreja em cada lar? "


No seu lar, na sua casa, no seu trabalho que você colocará em prática tudo o que aprendeu no templo, como seus ministros, com suas leituras, com os louvores, com seus momentos de oração e relacionamento com Deus; agora é a hora de arregaçar as mangas e se posicionar como filho de Deus que ergue sua voz, não coloca sua harpa no Salgueiro, e de viver não como escravos exilados em sua casa por causa do COVID. Mesmo que você não saia, temos a internet, as redes sociais para você abrir-se para o mundo, reinventar-se. Paulo ainda preso escreveu muitas cartas e evangelizou, ou seja, não há limite quando realmente queremos fazer a obra do Senhor.

Ainda nas margens do rio, não vimos esse povo refletindo em seus erros para mudar de vida, nós lemos que eles se lamentavam e choravam, lembrando nostalgicamente pelo perdido.


Para vivermos um novo tempo, devemos lamentar ou nos posicionar, corrigindo os erros e nos reerguermos a caminho de volta para o PAI?


Já no Palácio do Rei Nabucodonosor... Assista o vídeo ao lado, e veja Daniel se posicionando em nome do verdadeiro Deus e sendo honrado. As atitudes são diferentes e os resultados também são.

Nessa passagem, a qual Daniel e seus amigos, poderiam ter se encantado com toda realeza; realmente eles se encantaram, mas não permitiram que seus olhos humanos falassem mais alto, ou seja, nesse vídeo, mostra que um dos amigos ( o mais guloso) ficou aflito para deliciar-se das iguarias do Rei, mas Daniel posicionou-se e influenciou seus amigos a caminharem no caminho de renúncia e depois viveram a dupla honra.

Em nossa jornada, irão aparecer pessoas que tentarão nos desviar do nosso propósito, por isso precisamos permanecer firmes.

Daniel solicitou ao servo do Rei que lhes alimentassem apenas de legumes e água e que após 10 dias, estariam mais corados e com melhores aparências em relação aos outros que iriam comer das iguarias do Rei, ou seja, foi um jejum. Nesse período de jejum, não se abstiveram apenas da boa alimentação e sim, viveram 10 dias de muita oração e adoração ao Senhor. Jejuar e orar, diante das adversidades, diante do confinamento, na terra estranha para Deus sempre ser honrado através da sua vida.


Como poderíamos cantar canções do Senhor numa terra estranha? Salmos 137:4


Em terra alheia, nem sempre temos a oportunidade a liberdade para expressar a nossa adoração a Deus, nem sempre poderemos poderá falar de Jesus no seu trabalho ou na sua escola. De que forma poderemos fazer isso de forma assertiva?


Podemos começar através das nossas atitudes, da forma de se vestir, de falar, diante dos desafios que surgirem; não deve tomar atitudes impulsivas e precipitadas, mostrar que tem sabedoria Divina para agir, mesmo sem precisa falar de Deus e sim, viver Deus.


Ao sair para almoçar com os colegas de trabalho, escola, grupos e etc, ao surgir assuntos que não agradam ao Senhor, tente não opinar de forma favorável, silencie ou até mesmo, faça como Daniel, veja uma forma gentil e sábia de falar de Deus nesse momento.


Talvez naquele momento no grupo, você até seja criticado, mas permaneça firme em seus princípios, porque a palavra de Deus não volta vazia. Haverão aqueles que se aproximarão de você porque viu em você uma luz que ele precisa para suprir suas carências espirituais e haverão aqueles que irão se afastar, pois você apresenta a ele, tudo o que ele deveria ser ou viver, mas não consegue neste momento.

Não se preocupe com o que pensarão de você, seja luz e ilumine onde a planta do seu pé pisar, assim disse Deus a Josué.


Louvor de hoje: Ore Mais - Angélica Azevedo


É, Senhor, é bem assim! Ás vezes em meio à noite perdemos o sono Mas não entendemos que é o teu Espírito Santo Nos chamando pra orar



Mais uma vez perdi o sono, e então me levantei/ E andando pela casa, coração queimava/ Igual brasa com vontade de chorar/ Minha alma angustiada feito fera acuada Sem vontade de sorrir/ Uma voz ouvi e então entendi/ Que o Espírito Santo me dizia assim:

Ore mais, consagre mais, vigie mais Perdoe mais, ame mais, pregue mais.


Ajoelhei e orei, naquele momento eu senti/ A presença de Deus me envolvendo/ E o céu inteiro gritando dentro de mim.


É tempo de buscar a Deus, e dizer não a baal/ É tempo de se humilhar, e viver o sobrenatural/ É tempo de tocar no céu, meu irmão na oração/ É tempo de influenciar, esta nova geração/ Se hoje ouvires essa voz Meu irmão, não há o que temer/ Deus tem pressa em te usar/ Deus está contando com você.

Deus vai te usar, te exaltar/ Meu irmão vou te falar é tempo de influenciar Deus vai te usar, te exaltar/ Meu irmão vou te falar Deus tem pressa em te usar



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page