top of page

Não chore mais, siga em frente com seu propósito

SBFé – Campanha Um novo tempo - Leitura: Jeremias 1:4-10

Assista devocional clicando na imagem abaixo:

Quem foi Jeremias?


Filho de Hilquias, um dos sacerdotes de Anatote, na terra de Benjamim; Jr 1:1


Jeremias viveu 85 anos

(646 a.C a 561 a.C)


Seu nome significa: Jeová é Elevado


Profetas contemporâneos: Habacuque, Sofonias e Ezequiel.







Sua história: Jeremias nasceu na época do Rei Manassés (o rei mais perverso de Judá), vivenciou as reformas do reinado abençoado do seu neto, o Rei Josias (640-609 a.C ) permaneceu solteiro por toda sua vida; como companheiro, caminhava com o escriba Baruque.


Após a morte do Rei Josias, Judá novamente de desviou da palavra do Senhor adorando falsos deuses, atraindo a ira do Senhor. Jeremias pregou o arrependimento por 40 anos e profetizou o exílio na Babilônia por 70 anos. A Babilônia invadiu Judá no Reinado do Rei Zedequias, o 2o filho do Rei Josias a governar Judá.


O profeta Jeremias foi exilado para o Egito e lá escreveu o livro de Lamentações em 586a.C


Seu propósito: Profetizar palavras de condenação sobre o pecado e morte. Condenado à solidão e ser odiado por todos. Ele profetizou também a Nova Aliança que Deus faria com seu povo através do Espírito Santo. Jeremias 31:31-34


Seus sentimentos: Oscilaram muito entre desistência, encorajamento, pedia ajuda, adorava a Deus, cedia a depressão, contemplava a natureza como revelação da obra do Senhor, lamentava-se, chorava, questionava…por isso, foi denominado – o Profeta chorão.

 

SBFé: Você deve estar pensando:

"- Como posso contextualizar a vida do profeta Jeremias com a minha? "


Jeremias 1: 4-10
    Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino.
Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.
Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor.
    E estendeu o Senhor a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca;
Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.

Baseado nessa palavra, onde Deus falou pela 1ª vez com o menino Jeremias, sim, ainda jovem, Deus o chamou. Não foi baseado em suas experiências, em seus feitios na casa do Senhor, seus sacrifícios em altares, Deus o escolheu onde? Ainda no ventre da sua mãe.


- Você acha que você também foi escolhido no ventre da sua mãe para um propósito com Deus? Você não sabe? O que te faz ter essa dúvida?


Você já deve ter sido chamado e tocado por Deus várias vezes na sua vida e talvez, ainda não percebeu a dimensão desse chamado, ou... se percebeu está esperando e pedindo a Ele: “Espera mais um pouquinho Senhor”


É assim que Deus o escolhe os seus filhos; Ele te coloca numa família que nem sempre é a mais perfeita, porque nas imperfeições daquele lar, surge você para ser luz; afinal, Jesus não veio buscar os sadios, então, você nasceu somente para cuidar dos saudáveis? Por que o fardo seria apenas para Jesus? Ele veio para ser exemplo e mostrar que, se Ele conseguiu sendo um mortal como nós, sentindo as mesmas dores da alma e da carne, precisando alimentar o espírito diariamente orando ao Pai, ou seja, se fizermos o mesmo, também conseguiremos cuidar dos doentes de alma.

Jeremias porém, nasceu numa família sacerdotal, da linhagem de Benjamim, um dos filhos de Jacó, então, tudo para ele seria mais fácil, ele pregaria no templo, ele seria ouvido e respeitado por todos, afinal ele era filho de um sacerdote...e foi assim?

Pelo contrário meus irmãos. Não se apegue a parentescos ou influências aqui neste mundo para achar que tudo será mais fácil para o reino de Deus, porque papai e mamãe vão me ajudar e se não ajudar, é porque não é meu chamado. Lei do engano. O chamado é seu e sem sempre as pessoas que estão mais perto de você, serão as pessoas que caminharão contigo no projeto do Senhor contigo.


Quais as lições de Jeremias para nossa vida?


  1. Sou inadequado para o propósito do Senhor – desculpas não o afastarão do seu ministério, pois Deus o capacita.

  • Jeremias era novo, eu não sou;

  • Ele tinha muito tempo pela frente, eu não tenho

  • Ele era filho de sacerdotes, eu não sou.

  • Ele conhecia muito bem a palavra e eu sei tão pouquinho...

Ninguém é tão cheio que saiba tudo e

Ninguém é tão vazio que não saiba nada.


Quando Deus tem um chamado, Ele preparara seu caminho, mas Ele faz se você aceita o chamado, por isso, há o livre arbítrio;

Cada um que escuta essa palavra nesse momento, tem algo a agregar na vida de alguém, a cooperar ao desenvolvimento do Reino de Deus

Quando Ele te diz hoje como disse ao profeta:


  • Eis que Eu te ponho neste dia sobre as nações sobre os reinos, sobre essa família, nesse trabalho, nesse projeto, nessa igreja para ser meu discípulo.

  • Eu te coloco para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.


O que significa isso?


Todo escolhido de Deus tem que ser um Destruidor. Espantado com essa revelação? Faz parte da missão de um discípulo de Cristo.


Ele te diz: Eu te estabeleço para destruir ruínas, para dar prejuízo no reino das trevas, para destruir as armadilhas do inimigo, para arruinar os planos de satanás.


Mas Ele também lhe diz: Mas, Eu também te chamei para edificar e para plantar, para gerar frutos de arrependimento, para reconstrução dos muros de Jerusalém, para ressuscitar o vale dos ossos secos, para construir um novo tempo na sua vida e na vida de todos a quem sua voz se abrir, seu testemunho se apresentar, seus louvores de fazer ouvir, onde tu plantares, semearás.


Você sabe quantos planos diabólicos já foram destruídos através da sua vida?

Você pode até dizer ou pensar:

"- Mas eu nunca fiz nada! Eu não sou pastor ou pastora, nem missionária? Não faço parte do ministério de louvor, eu simplesmente vou á igreja e escuto a palavra."


Então vamos relatar aqui algumas atitudes que você pode se identificar:


  • Você já falou com alguém sobre o amor de Deus?

  • Você já confortou um coração deprimido e com seus conselhos baseado nos princípios de Cristo, sentiu que realmente a ajudou?

  • Você já orou e intercedeu por um irmão, um familiar e até por um inimigo?

  • Através da sua vida, das suas atitudes você tem demonstrado a diferença como filho de Deus?

  • Alguém já ouviu você louvar ao Senhor enquanto fazia a limpeza da casa, fazia comida ou até tomava banho?

Há muitas maneiras para você deixar de agir como menino e agir como gente grande para o Reino de Cristo.


Através da sua vida e das atitudes que você nem planejou, não escreveu sermões, não subiu em púlpito destruiu os planos do Diabo e floresceu no reino de Deus.


  • Cura de enfermidades físicas e espirituais;

  • Um suicídio que você nem sabia da intenção do outro;

  • Pensamentos errôneos foram anulados;

  • Restauração de vidas e...

  • Sementes plantadas nos corações que ainda irão crescer e florescer? Afinal, a palavra de Deus nunca volta vazia.


"- Mas os profetas realizaram milagres e eu não!"


Será que todos os profetas realizaram milagres para que o povo realmente acreditasse e se convertessem ao Senhor?


  • Elias – sim realizou maravilhas

  • Eliseu – manifestou muitos milagres

  • Moisés – As 10 pragas do Egito

  • Jeremias... nenhum milagre...


Quando houveram profetas que os milagres não se manifestavam, suas responsabilidades aumentavam. Quando o ministério era profético, os milagres eram anulados.


Então, o que temos de poderoso para agir? O poder da palavra. O mesmo poder que Deus deu a Jeremias.


Deus revelou a Moisés que os milagres cessariam por causa do pecado do seu povo e teriam que se converter apenas acreditando nas pregações.


Eu te entendo. Você se considera pequeno e que você não pode fazer nada para Cristo. Então vamos pensar no Jeremias, que teve como seu antecessor o Profeta Isaias.


Você se compara com alguém maior que você em alguma área? E para falar da palavra de Deus, você acha que Ele escolheria apenas aqueles que tem cargos, títulos, doutorados? Vejamos:


Jeremias se comparava ao profeta antecessor, o Isaías, era mais velho, mais experiente, porém, ele um jovem de 20 anos, filho de sacerdote, mas que fora desprezado por sua família e amigos e que pregava nas ruas, na porta do templo, enquanto Isaias o primeiro profeta considerado “Profeta Maior” e respeitado.


Mas, Deus fez algo maravilhoso.


Isaías foi tocado em seus lábios por Serafins para que seus lábios de impuro se tornar puro.

E Jeremias, considerando-se um profeta menor, sua boca de lábios puro, foi tocado pelo próprio Deus.


Jeremias – Um ser humano: Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, um dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim; Jeremias 1:1


Jeremias inicia seu livro, não o denominando Profeta e sim, fala o seu nome. Ele era sentimentalista e vivia sentimentos ambíguos como todo ser humano, como eu e você. Ele por ser da linhagem Sacerdotal, ele seria por sucessão, sacerdote, mas ele foi chamado para ser além de um sacerdote, um profeta que pregava nas ruas. Então, o que isso significa? Que cada um tem seu chamado e sua importância para Deus.

Enquanto os sacerdotes pregavam nos templos, nas igrejas, em palcos suntuosos, eu e você Podemos ministrar a palavra do Senhor em nossa casa, nas ruas, no trabalho… crie oportunidades.

A empresa Tupperware agenda reuniões de amigas em casa para vender recipientes plásticos e foi um sucesso; e porque não, convidar uns amigos para um lanche da tarde e compartilhar o amor de Deus? Assistir um filme bíblico ou até assistir as devocionais? Se não for ao vivo, nas ministrações gravadas… mas algo você sabe que pode fazer. Deus lhe orientará, basta você o buscar com esse propósito e deixar que Ele te direcione e toque em seus lábios como fez com Jeremias. Se esses lábios ainda forem impuros, que os Serafins os toquem e se tornem puros, não importa, Deus lhe chama a falar da sua palavra.

Nem sempre, você terá palavras que o outro quer ouvir, mas nem por isso, você deve se calar, vai com jeito, com estratégia, mas não se cale; seria mais fácil Jeremias pregar sobre a Nova Aliança esconder a profecia da destruição de Judá... porém, ele falava e depois questionava a Deus, chorava, se lamentava, ele até já tentou calar sua voz, porém, a palavra ardia em seu peito e ele tinha que falar… e por isso, ele for a desprezado por todos.


Então, finalizando, reforçaremos as 3 lições da vida de Jeremias:


  1. Sou inadequado para o propósito do Senhor – desculpas não o afastarão do seu ministério, pois Deus o capacita.

  2. As dificuldades são inevitáveis, mas Deus promete te guardar – Ao invés de reclamar, chorar, lamentar-se, que com Jeremias de nada adiantou, levante a cabeça e aja como um soldado, guerreando e profetizando vitórias na sua jornada, e cada dificuldade, transforme em desafios que Deus irá lhe dar forças e estratégias para vencer

  3. Tenha compaixão pelo próximo, por aquele que te pisou, te machucou, não te ouviu, te ignorou e te prejudicou; essas pessoas que aparecem na sua vida, são instrumentos para que você tenha a oportunidade de colocar em prática a compaixão e a vida de Cristo através de você. Então, o olhe como um presente para o seu crescimento espiritual com Cristo.

Como você treinará amar seu inimigo, se você tem apenas amigos bonzinhos ao seu redor? Pense nisso:

Seus adversários, são instrumentos

para seu crescimento espiritual.

Louvor de Hoje: MENINO JEREMIAS - Cantora: Vaneyse


Existia um menino chamado Jeremias Escolhido por Deus antes de nascer Ainda tão pequeno já sabia que seria um profeta às nações Era plano de Deus

Ele então dizia: Senhor não sei falar, eu sou uma criança Deus lhe respondia: Aonde eu te enviar diga as palavras que eu mandar! E não tenha medo, Eu sou contigo, abra a boca e comece a falar

Profetiza, profetiza Jeremias / Vai pregando a palavra Jeremias Não importa se você é uma criança eu vou te usar...

Eu não tenho medo/ Deus é comigo Vou abrir a boca para falar/ Vou profetizar como Jeremias Vou pregar como Jeremias/ Sei que ainda eu sou uma criança Deus quer me usar/ Oh aleluia, oh aleluia... Deus vai me usar!








Inspiração: Ministração do Pr. Elizeu Rodrigues e informações do livro de Jim George – "De Jesus a Adão". 


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page