top of page

Nabal e Abigail: Tolice ou Sabedoria?

Como você quer viver de hoje em diante? Deus tem um plano novo para você. Leitura: 1 Samuel 25


Após a morte do profeta Samuel, Davi e seus soldados foram para o Deserto de Maom; lá morava um homem muito rico chamado Nabal, homem rude e mau; ele tinha uma esposa bonita e muito sábia chamada Abigail. Ele Possuía mil cabras e três mil ovelhas, as quais estavam sendo tosquiadas em Carmelo. Davi então, enviou 10 mensageiros a saudar Nabal e pedir-lhe algo de comer, pois chegara em tempo de festa e de grande banquete para seus tosquiadores. Davi mandou dizer-lhes também que, quando os seus pastores estavam com eles, foram bem recebidos e nada se perdeu, nenhuma ovelha; ou seja, Davi quis apenas relatar a Nabal que ele já havia poupado seus tosquiadores e seu rebanho e agora pedia-lhes apenas algo para comer e beber, haja visto que havia fartura da festa.

Nabal então, indiferente ao grande homem que vencera Golias, pois sua fama já corria por toda região, o ignorou perguntando: “Quem é esse Davi? Por que darei eu comida e bebida para desconhecidos?” Os servos então voltaram de mãos vazias e contaram a Davi o o que ocorrera. Davi então, despertou uma extrema ira e estava prestes a invadir o Carmelo com todos os seus soldados e matar a todos. (Nunca devemos tomar decisões de cabeça quente, por impulso).

Já no capítulo 18, após Abigail tomar conhecimento do que ocorrera, separou muita comida e bebida e levou para Davi e seus soldados.

Em seguida, continuarei a falar dos próximos acontecimentos.

SBFé: O que é sabedoria? Conhecimento da verdade inspirado nas coisas divinas baseado também no conhecimento humano. O que é tolice ou ser tolo: Aquele que não tem juízo, insensato, ingênuo, néscio.


Na bíblia em Provérbios 14:1, é mencionado de forma poética a simbologia da “mulher sábia que edifica sua casa e a tola que a destrói com suas próprias mãos”, mas nessa história temos Abigail, uma mulher de carne e osso, que é considerada a mulher mais sábia da Bíblia e ao mesmo tempo, ela é casada com o homem mais tolo da Bíblia, chamado Nabal. Nesse contexto, a sabedoria e a tolice estão caminhando lado a lado. Isso ocorreu para mostrar que na vida real, nem toda mulher sábia tem um marido tolo, nem todo marido sábio tem uma mulher tola, porém há uma mensagem ainda mais impactante: O que o outro é não define o que eu sou. Abrigail poderia ter sido tola como o marido e o marido poderia ser sábio como a esposa, mas isso depende da escolha e posicionamento de cada um.


Por exemplo você diz: “Eu sou assim porque meu pai fez isso comigo na minha infância, ou porque minha mãe saiu de casa, ou na minha igreja uma irmã falou mal de mim, ou fui traída pela minha melhor amiga ou fui abandonada prestes a me casar... cada um terá sua história triste, mas essa passagem nos mostra que as tolices e as circunstâncias da vida, podem te abalar mas não pode definir que você é ou quem você pretende ser.


Você pode olhar para a experiência vivida e dar a volta por cima, superar seus traumas, sua dor ou apenas se esconder covardemente por traz das atitudes tolas dos outros tornando-se tolo também. Nessa vida irmãos, sempre a escolha está em nossas mãos, mesmo que não possamos mudar a história real da nossa vida, podemos mudar o nosso coração e a forma de ver e de agir diante do momento atual e semear sementes de sabedoria para colher um renovo na sua casa, na sua vida, na vida da sua família e principalmente no seu coração, no seu relacionamento com Deus para viver o novo com Cristo.


Voltando à Bíblia, o grande profeta Samuel morrera e Davi estava muito triste, ou seja ele estava num momento frágil em sua vida e são nesses momentos que revelamos quem somos e descobrimos quem de fato está do nosso lado. Davi, fragilizado, entristecido ao chegar no Monte Amom, soube que Nabal banqueteava com seus tosquiadores; enviou seus servos a pedir alimento; Davi achara que a lei da reciprocidade poderia ocorrer naquele momento, pois era tempo de festa, banquete, fartura e Nabal era um homem muito rico. A riqueza não é sinônimo de sabedoria, pois sabedoria não se compra, é presente de Deus que lhe dá de acordo com o seu relacionamento com Ele.

Nabal não tinha esse relacionamento com Deus e ele sempre se comportou com atitudes tolas, rude e cruéis.


Abigail então, ao ver a atitude tola de Nabal que negou-se a ter um coração grato para com David, não viveu a lei da reciprocidade, demonstrando uma grande tolice. A INGRATIDÃO. Você já viveu esse momento de tolice na sua vida? Ter coração grato agrada muito ao Senhor. Se você não sentir essa gratidão de forma espontânea em seu coração, comece a agradecer ao Senhor pelas coisas simples do seu dia a dia e você começará enxergar as bençãos do Senhor nos pequenos detalhes e treinará seu coração a desviar-se da tolice da ingratidão.


A lei da reciprocidade, sabe o que é isso? Um dia eu te abençoei e agora você vai me abençoar. Mas é isso que acontece em nossas vidas? Quem aqui não se sentiu traído por essa lei não vivida em sua vida? Você faz, doa-se e no momento que você precisa, essa pessoa te vira as costas ou até nem se move diante da sua necessidade, mas Deus está aqui para te dizer, que toda semeadura tem colheita, se você semeou bençãos, no momento que você mais precisar, Ele levantará alguém para te ajudar, ele colocará jumentas para te falar o que é certo e errado, Ele colocará anjos para te desviar dos maus caminhos; pode não ser a mesma pessoa que você abençoou, por isso, devemos abençoar sem esperar nada em troca daquela pessoas; se a benção, a reciprocidade vier dela, ela também será abençoada, mas isso deixa nas mãos do Senhor, porque Davi não matou Nabal, mas Deus o matou.

Então, olhe para sua vida e pratique essa lei, seja recíproco, veja quem já te abençoou e busque abençoá-la também para que essa lei não volte contra ti e o preço a pagar pode ser alto demais.

Voltemos à história.

Abigail sabiamente, separa uma porção de alimento e leva para Davi que estava irado, prestes a deixar que sua ira o fizesse cometer tamanha tolice de matar a todos que banqueteavam com seu senhor. Ela chega, pede perdão pela tolice do marido e clama por misericórdia, por ele e por todos que ali estavam. Ela sabiamente aplaca a ira de Davi e ela salva a vida de todos e ainda impede que Davi cometesse o pecado da impulsividade da sua ira. A ira faz parte dos sentimentos humanos da nossa alma, mas o pecar por causa dessa ira, já é uma decisão racional e atitudes néscia, por isso na Bíblia Deus nos fala: irai-vos mas não pequeis. Efésios 4:26


◦ Abigail pediu perdão por algo que ela não fez e falou: “Não vi quando seus servos chegaram, caso contrário eu teria evitado a negativa do meu marido. Aceita então essa minha oferta como um presente de gratidão”.


Você sabia que um pressente pode resolver muita coisa? Não se trata de presentes caros, mas você dar ou fazer algo por alguém, mesmo que seja por exemplo... um sabonete artesanal que você viu numa lojinha, faz um embrulho carinhoso e dá para aquela pessoa antipática que você precisa conviver, vai quebrando aos poucos o coração dessa ser humano e vai pro joelho, porque só presente também não basta. Você age no natural e Deus no sobrenatural. As vezes um presente representa uma pedra preciosa, ela vai olhar para aquele sabonete e pensará: alguém lembrou de mim. Muitas vezes aquela pessoa que vive de cara feia, representa tristeza da sua alma, da sua vida, do seu coração e o sabonete, algo tão simples, começará a fazer a primeira limpeza desse coração sujo pelas dores da vida. Aproveite e veja algo nessa pessoa que possa elogiar, porque a indiferença mata mais que uma espada em seu peito.


Abigail então, volta para sua casa e seu esposo lá, bêbado, continuou com seus festejos. Ela então, cala-se porque não é o momento de falar o que fizera, porque a sabedoria dar-se principalmente em saber o que falar, como falar e quando falar, mas não significa calar-se para sempre, pois isso também é fuga, covardia, anular-se e viver uma vida medíocre.


No dia seguinte quando Nabal planejara denunciar Davi para o Rei Saul que o caçara para matar, Abigail então viu que era o momento de falar que sua vida fora poupada na noite anterior.


Abigail ao contar a Nabal o que ocorrera, ela não queria apenas jogar na cara dele: “eu te salvei”. Muita gente faz isso para sentir-se superior ao outro, para humilhar e saiba que Deus sonda nossos corações e se sua intenção foi diminuir o outro, de nada valeu sua boa ação, isso significa que fazer o bem dependendo da intenção do seu coração, pode até abençoar o outro, mas há a tolice da má intenção no seu coração e essa conta um dia você pagará. Lei da semeadura e da colheita. Seu coração você esconde de todos, mas de Deus nunca!


Nabal então, mesmo ouvindo as palavras sábias da esposa, mantém-se irredutível e pretende denunciar Davi, então no versículo 37, fala que Nabal sofreu um ataque ( muitos ilustram que fora comendo e simulam um engasgo), ou seja, Davi não o matou, mas Deus permitiu que esse néscio diante da oportunidade de mudar seu coração com a sabedoria e a fala da sua esposa, preferiu manter-se tolo e morreu.


Abigail, vivia uma vida infeliz com um homem mal e rude, um casamento escolhido pelos seus pais de acordo com os interesses financeiros, ocorreu algo que representou a sua vida nova, um tempo novo. Nos versículos 39 e 40, Davi ao saber da morte de Nabal, convidou-a a tornar-se sua esposa. Uma mulher viúva naquela época não era bem vista e ficava vulnerável. Então, o Davi nesse história representou o novo na vida dessa mulher, que largara o grande palácio para viver no deserto com Davi, recomeçando um tempo novo, mas terá que passar pelo deserto.


Essa vida nova não significa um novo casamento e sim, sair da tolice para a sabedoria.


Há uma palavra para te falar nesse momento: Pessoas sábias, chegam antes de Satanás! Repetindo: Pessoas sábias chegam antes da desgraça, pessoas sábias chegam antes de espalhar a fofoca, pessoas sábias chegam antes da destruição.


Mulher ou homem de Deus, se Deus permitiu que você soubesse da situação antes de todos, não é para você espalhar a fofoca ou para anular-se e deixar o circo pegar fogo; se você sabe antes, você sai a frente e se torna um pacificador. Jesus falou no monte: Bem aventurado os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus. Mateus 5:9. Você é um filho de Deus? Você é um pacificador? Você tem a sabedoria da prontidão, da iniciativa em abençoar o outro ou você tem o espírito da lentidão? Tá bom irmão, eu vou orar.... eu vou fazer... eu vou, eu vou... e nunca vai, fica na tolice da inércia, da lentidão. Evitar a guerra não significa silêncio absoluto e eterno, sei que tudo tem seu tempo e isso faz parte da sabedoria da espera. Veja que situação complicada?


Você então me pergunta? “Não entendi, não posso ser lenta e não posso ser apressada, então quando devo ir? Esse é o segredo da sabedoria Divina; para você saber qual é a hora, só a sabedoria divina vai te dizer: É agora, é o momento, chegou o grande dia... só Deus e você juntas nessa aliança da sabedoria. Não adianta sair perguntando por ai o que fazer, vai para o joelho orar e sensibilizar seu coração para ouvir de Deus a resposta.


Remorso: Sabe o que é isso? Também uma tolice. Nunca se arrependa das bençãos que você fez por alguém, pois a colheita virá num momento ou de outro, mas não fique esperando recompensas, faça com seu coração deliberado e com alegria.


Há a Sabedoria do recomeço: nova vida, da tolice para a sabedoria. Me refiro a tempo novo. Não é amiga nova, não é marido novo, não é esposa nova, não é mãe nova, é um tempo novo. É tempo novo com o seu coração renovado e preparado para o recomeço, sair do palácio de Nabal para viver no deserto com Davi. Todo recomeço passa pelo deserto, pisar no seco, passar frio à noite e calor do sol quente de dia; mas saiba que a fragrância do seu novo lar com Cristo, terão aromas de uma nova vida, desde que Deus esteja no centro da sua atenção, na sua casa, na sua família e sem permitir que tolos apareçam em sua vida para destruir seu novo castelo.


Davi permitiu que Batseba entrasse em sua vida, matando Urias para casar-se com ela e ele pagou um alto preço com a perda do seu primeiro filho, filho do pecado, mas Deus em sua misericórdia e sondando o coração dele, permitiu um recomeço em sua vida; ainda com Batseba, nasceu Salomão, o homem mais sábio da Bíblia. Amém?


Nesse jejum, vamos orar ao Senhor por sabedoria e que toda tolice das nossas atitudes cai por terra em nome de Jesus? Vamos viver um tempo novo, com novas fragrâncias com Cristo e com nossa família?

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page