top of page

Habacuque e Jacó. O que há de comum entre eles?

Por que? Não questione Deus. Para quê? O que aprendemos diante das adversidades? Habacuque queixa-se e O questiona. Jacó luta com Deus e exige sua bênção. Confira!

Leituras: Habacuque – Cap. 1 e 2


Antes de falarmos do tema da devocional de hoje, vamos aprender um pouco sobre o profeta Habacuque?


Seu nome significa "Abraço" e por ele, de fato abraçaria todos os hebreus para não serem capturados pelos seus inimigos, mas de fato, diante muitos acontecimentos, não conseguimos proteger nossos entes queridos, gostaríamos de fato, abraçar quem amamos e deixá-los ali, guardados e protegidos.

Assim era o profeta Habacuque, contemporâneo ao profeta Jeremias, ou seja, época a qual, Jeremias profetizava a invasão da Babilônia e o cativeiro que eles viveriam por 70 anos.

Sempre tentamos proteger nossos filhos, mas eles crescem, criam asas e decidem seu próprio caminho. Então, o que fazer, como protegê-los de si mesmo? Nem sempre o perigo está de fatos no meio externo, violência ou mazelas da vida, muitas vezes, presenciamos nossos amados, escolherem caminhos que não os conduzirão a uma vida de sucesso e de relacionamento com Deus e então, oramos, intercedemos e as vezes, questionamos e até brigamos com Deus! Assista a Devocional SBFé de 28/02/21

Mas isso não acontece apenas com nós, nos tempos de hoje. Habacuque foi um profeta que queria proteger seu povo e sabia da sua impotência, porém, como ele tinha um relacionamento com Deus, ele então o questionava e perguntava o porquê. Leiamos:

No primeiro capítulo do livro do profeta Habacuque, menciona a primeira queixa com Deus, ele não se conformava de como os ímpios podem prevalecer diante do povo de Deus. Ele se referiu à Babilônia cercando Judá e prestes a levar seu povo cativo.

Deus tem o tempo certo para tudo. Na devocional anterior, Deus foi misericordioso com Nínive na época de Jonas e agiu com Justiça, destruindo toda cidade e nação na época do profeta Naum. Tudo tem seu tempo. Era tempo de cativeiro e depois, seria o tempo de restauração após 70 anos. Deus não tarda, Ele é preciso.

Você se lembra de ter questionado Deus sem entender o sentido de muita coisa? Você já perguntou a Deus o porquê desse COVID? De fato, os porquês sabemos da iniquidade do povo, mas o para quê, cada um procura de aproximar intimamente com Deus e busque a sua resposta, para que o seu deserto seja curto. Troque os 40 anos por 40 dias. A quarentena de 40 dias, estará se tornando 40 meses.

Será que Deus irá me responder?

Sim, Deus sempre responde, inclusive no silêncio. Nos ajoelhamos, choramos, nos indignamos, brigamos e até fazemos igual a Jacó, que passou a noite pelejando com o anjo e pela manhã, o anjo só partiu após receber sua bênção naquele lugar que passou a se chamar Peniel ("face de Deus"). Jacó recebeu um novo nome, ali começou a nação Israelita, pois ele passou a se chamar Israel e com ele suas 12 tribos israelitas até os dias de hoje.

Ne capítulo 2, Deus fala a Habacuque, que deixasse escrito em letras garrafais, em local bem visível a respeito de suas palavras, para que todos pudessem ler e não queixar-se que não sabia. As palavras de Deus, são precisas e todas se cumprirão, porém no tempo certo! Não andeis ansiosos pelo dia de amanhã, Deus está convosco.


Habacuque 2, ele adverte: "Ai daquele que obtém lucros injustos para sua casa..."

Jacó obteve lucros injustos? Sim, ele enganou seu irmão Esaú e seu pai Isaque e ganhou de forma ilícita a primogenitura e toda a bênção dela, mas tudo tem seu preço. Na mesma medida que enganou seu pai, foi enganado pelo seu tio Labão, após trabalhar por 7 anos para casar-se com sua amada Raquel, no dia do casamento, a noiva era Lia, que coberta com seu véu, ele consumou o casamento, após ter bebido tanto vinho e só se deu conta da troca, pela manhã, ou seja, também foi enganado e decidiu trabalhar mais 7 anos pela sua amada... que ainda permaneceu estéril por muitos anos. Jacó teve filhos e uma filha, de Lia, sua primeira esposa gerou 7 e das suas concubinas Zilpa (2) e Bila (2), formando assim, 10 filhos, 10 tribos. De Raquel (2) nasce José que foi vendido para o Egito e Benjamim, que causa a morte de sua mãe no parto.

Quanta dor, quanto sofrimento após ter enganado seu pai, e ainda tem sua única filha Diná, violada por um príncipe cananeu, Siquém, causando uma vingança dos seus irmãos Simeão e Levi, com a matança geral após a circuncisão de todos os homens da cidade.


Por que então Jacó brigara com o anjo e não o deixou sair antes que o abençoasse? Naquele momento, sua culpa o atormentava e ele queria libertar-se daquele sentimento que escravizava seus pensamentos, ele precisava do perdão de Deus e voltar a fazer as pazes com seu irmão. Seu passado o perseguia. Homem feito, próspero, abençoado e saiu da terra do seu tio Labão, com muitas riquezas, afinal, foi a bênção do seu pai Isaque, mas sua culpa o fazia o homem mais pobre e indigno da face da terra.

Você já questionou Deus sobre algo que Ele te respondeu e você sentiu ali seu poder que saiu até cambaleando? Jacó saiu manco e ficou com a marca na sua perna para sempre, para que esse dia nunca fosse esquecido. Dia do perdão. Esse homem, nunca desistia e sempre ia até o fim, em busca da sua bênção. Enganou e recebeu bênção do seu pai terreno. Pediu perdão e recebeu a bênção do seu pai celestial.

Ele é o Senhor. Podemos questionar, brigar, não entender, mas diante dele, após nos cansarmos de tanto brigar, Habacuque em 2:20 declara: "fiquem em silêncio toda a terra!" Ele manda, Ele tem a palavra final sempre. SIM, SIM. NÃO, NÃO.

Para você, Deus disse mais SIM ou mais NÂO? Lembre e reflita. Se foi sim, você O tem escutado; se for não, você precisa despertar para o propósito d'Ele em sua vida.

No capítulo 1:10-11, o profeta refere-se à "rampas de terra e por elas a conquistam..." mas do que se trata?

Naquela época, o povo jogava seus lixos além do muro e de lixo em lixo, tornou-se um amontoado de terra e os invasores Babilônicos, os caldeus, subiram ao muro e penetrou na cidade de Judá, e levando o povo ao cativo.

Veja, que lixo acumulado, é acesso livre e fácil para o Diabo subir e entrar na sua vida e te levar cativo por quanto tempo? 70 anos na Babilônia? OU ouvirás a voz dos profetas de hoje, homens de Deus, ministrações que te alertam para a limpeza e preparar-se para a volta de Cristo?

"Por que ficas calado enquanto os ímpios devoram os que são maus e justos?" Habacuque 1:12-13

Você desistiria de um filho porque ele optou em seguir o caminho do mal, ou sempre nutre dentro de sim a esperança de que ele se converta e aceite a Cristo? E nós seres humanos, temos um limite de amor e não desistiríamos. E Deus que é puro amor, deveria desistir ou permanecê-lo vivo por mais tempo para que se converta e não vá para o inferno?

Tudo tem seu tempo e sua hora. Ore, interceda, faça como Habacuque. Fale com Deus! Mas nunca se esqueça, ele é o Deus que tudo pode!


Ouça esse louvor e sinta o seu poder.

Sou Eu: Fernanda Anastácio

Sou eu, quem fez o firmamento

Tem o controle do tempo

Dou a direção ao vento e digo ao mar

Daqui você não vai passar

Sou Eu quem manda o céu derramar chuva

Mando o dilúvio e a terra inunda

Pois tenho em minhas mãos todo o poder


Sou eu, quem abre porta, fecha porta / Abre cova, fecha cova

Põe na prova, tira prova e faço ressuscitar / Eu mando e por ninguém sou mandado

Sou Eu quem quebra lança e corta os laços/ Para o meu povo livrar


Eu entro na fornalha e o fogo não me queima / Caminho sobre as águas dá pomar em terra seca/ Acalmo a tempestade e o forte furacão / Com ventos e buzinas fiz muralha vir ao chão/ Com apenas um sopro abri o mar ao meio/ Faço voltar o tempo sou Deus e tudo vejo/ Quando entro nesta guerra é pra vencer/ E meu agir não há defeitos


Eu mando e desmando, eu faço e desfaço / E quando entro em cena quebro o arco e corto o laço/ Quem busca usa o fogo, sou Deus de livramento/ Acalme o coração e crê no que estou dizendo


Estou passando, estou operando/ Estou agindo e forte trabalhando

Abrindo portas, fechando covas/ Estou descendo hoje com tua vitória

Canta que eu faço, ora que eu trabalho/ Faz a minha obra e esse mal desfaço

Podes contar comigo e crer no que eu te digo/ Sou Deus de livramento, sou fiel, sou teu amigo


Na tua vida eu sou, na tua família eu sou/ Na tua saúde eu sou, no teu futuro eu sou

O teu sustento eu sou, teu livramento eu sou/ Na causa impossível eu sou o que sou

Estabeleço reis, também tiro do trono/ Exalto o humilhado, dou honra a quem eu chamo

Se for preciso eu entro nessa guerra/ E provo que você tem dono


Fabiana Anastácio, cantora gospel, morre aos 45 anos de Covid-19 em SP

Nota de falecimento foi publicada no perfil da artista nas redes sociais na manhã desta quinta-feira (4/6/2021). Natural de Santo André, Fabiana é filha de um pastor e uma maestrina e cantava desde os 4 anos. Ela lançou seu primeiro disco solo em 2012. G1.globo.com




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page