top of page

Guardai-vos o vosso coração. Aprendendo a adorar e louvar ao Senhor

Leituras: Deuteronômio 11:16, Salmos 30:11-12 e Salmos 150:4-6

Campanha: Emoções Saradas por Cristo.


Oração inicial

Senhor, a sua palavra diz que tu habitas no meio dos louvores, então, se louvarmos a ti, estaremos mais perto de ti. Nessa tarde Senhor, estamos com nossos corações abertos para entender como o louvor tem poder e se temos esse acesso para viver o sobrenatural através dos louvores, estamos dispostos Pai e viver essa experiência contigo. Mesmo que não sejamos tão afinados na música, aceita Senhor o nosso louvor em adoração. Abençoa-nos nessa tarde. Senhor. Em nome de Jesus. Amém

SBFé: Quando ouvimos uma música romântica, o que sentimos? Tudo depende do momento que você está vivendo. Se você está apaixonado, sente um arrepio, o coração bate mais forte... mas quando ouve alguma música da sua infância, você se sente feliz e tem aqueles que ainda dançam o Ilariê da Xuxa. Nas festas de casamento, podemos perceber isso, muita gente correndo de um lado para o outro, com as mãos para cima e com um clima de muita felicidade... porém, há as músicas nostálgicas, que a faz chorar, lembrando de um ente querido que se foi ou até um amor mal resolvido... agora aparecem as “sofrências” que as pessoas choram suas dores emocionais...


Nossa, quanta coisa uma música pode fazer num coração que quer viver emoções a todo momento...

Quando falamos em "coração" ninguém pensa naquele órgão que pulsa em nosso peito e bombeia sangue e oxigênio para todo nosso corpo. Imediatamente conduzimos nossos pensamentos às emoções, certo? Pois bem, vou dar uma breve visão da conexão do coração, do cérebro e as emoções.


O nosso coração reflete os sentimentos da alma. Vocês se lembram quando eu ministrei sobre a diferença entre alma e espírito? Então, nossos sentimentos emotivos fazem parte da alma e consequentemente, os sentimentos simbolizados pelo coração, também pertencem a essa mesma alma terrena. Pelo fato de pertencer a alma, não significa que são sentimentos carnais que te levarão ao pecado e são sentimentos ruins. Há os bons sentimentos como amor, saudades, carinho, afeto, porém, fazem parte da alma. O coração determina como você agirá em qualquer situação, porém, cabe a nós, ao fortalecermos nosso espírito, guardar esse coração para conduzí-lo de forma ordenada para o caminho do bem com equilíbrio.

A Bíblia diz para "guardar" ou "vigiar" esta parte de sua vida com extrema atenção. Guardai-vos, que o vosso coração não se engane. Deuteronômio 11:16

Seu coração é de grande valor para Deus e ele deve ser tratado como um tesouro valioso.

Mas temos um problema muito sério. O nosso coração quer ter vida própria e ele não deseja ser guardado.


Ele deseja gritar, se expressar, opinar, ele quer viver novamente todos os sentimentos já experimentados, sejam eles bons ou ruins, mas ele quer pulsar, que mostra-se presente, quer dizer: Eis-me aqui. Não há menção na Bíblia que temos permissão para deixar o coração expressar tudo o que ele quer, pois ele é enganoso... que está em nosso coração - ela simplesmente diz para guardá-lo.


· Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Jeremias 17:9
· E o meu coração se deixou enganar em oculto...Jó 31:27
· ... mas no seu coração arma-lhe ciladas. Jeremias 9:8
· o seu coração enganado o desviou, de maneira que já não pode livrar a sua alma Isaías 44:20
· e no seu coração se engrandecerá, e destruirá a muitos que vivem em segurança Daniel 8:25
· e o engano do seu coração é o que eles vos profetizam. Jeremias 14:14
· A soberba do teu coração te enganou Obadias 1:3

Depois de alguns exemplos, quem aqui vai confiar em seu coração? Ele é nossa armadilha, então guardai-o.


Então, como posso guardar esse coração?


Tem um segredinho bem especial... Escolha investir tempo em louvor e adoração.

Adorar e louvar o Senhor em todo tempo. Como? Onde?

· No chuveiro / No carro / Numa caminhada / ao arrumar seu quarto, sua casa/ ao cozinhar...


Local e oportunidade para louvar ao Senhor, nunca lhes faltarão... se você não quer cantar alto, pois você está num ambiente coletivo, coloque seu fone de ouvido e invista seu tempo no louvor. Você pode estar pensando:


"- Mas eu já louvo aos domingos quando vou à igreja..."


Ok, entendi...mas saiba que você está perdendo o maior segredo de felicidade da vida, pois o louvor tira as cinzas da vida, te livra das dores. É uma troca incrível, você louva na dor e recebe de volta a alegria do Senhor. Faça um teste, confia em mim... mesmo que você não esteja sentindo vontade, lembre-se o co ração enganoso quer ficar chorando e vivendo os sentimentos do momento e você precisa dominá-lo e não deixar que ele seja mais forte que você.


Quando você louva, seu coração não terá oportunidade de lhe desviar para atitudes enganosas, ele será preenchido pelo cântico e começará a cantar contigo... daí, você olha pra ele e diz: Te peguei. rs


Uma forma poderosa de se certificar de que seu espírito está se tornando a parte mais robusta do seu homem interior é: louvar, adorar e orar sem cessar.


Quando você for adorar, louvar, orar, entregue-se verdadeiramente.

Quando você canta, chora, se emociona ao ouvir uma música secular, você só alimenta emoções que te entristecerão... então, substitua a tristeza por alegria.


Com a mesma entrega, comece a louvar e adorar o Senhor, comece, tente, se entregue, viva essa experiência e você nuca mais vai querer parar. Entre na presença do Senhor com ousadia e com poder! Ao louvar e adorar, eleve o seu espírito à Sala do Trono e relaxe em Sua presença maravilhosa!


Deus habita no louvor e ama quando você entra em grande sinfonia de louvor e neste momento os céus se movem a seu favor.


Você quer fortalecer o seu espírito, quebrar cadeias ( At 16:25,26), livrar-se das angústias (Is 61:3), receber a libertação do Senhor (I Sm 16:14-17,23) e traz vitória na guerra (II Cr 20:20-22).

Vamos ver alguns exemplos do poder do louvor relatados na Bíblia?

Sete sacerdotes levarão cada um uma trombeta de chifre de carneiro à frente da arca. No sétimo dia, marchem todos sete vezes ao redor da cidade, e os sacerdotes toquem as trombetas. Quando as trombetas soarem um longo toque, todo o povo dará um forte grito; o muro da cidade cairá e o povo atacará, cada um do lugar onde estiver".Josué 6:5

E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele. 1 Samuel 16:23


  • Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria, para que o meu coração cante louvores a ti e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te darei graças para sempre. Salmos 30:11-12

  • Então Miriã, irmã de Moisés e de Arão, pegou um tamborim e todas as mulheres a seguiram, tocando tamborins e dançando. E Miriã lhes respondia, cantando: "Cantem ao Senhor, pois triunfou gloriosamente. Lançou ao mar o cavalo e o seu cavaleiro". Êxodo 15:20-21

Junte-se à multidão de crentes de todas as gerações na história que escolheram adorar, louvar e orar com alegria. Vamos cantar e dançar na presença de Deus?

Como Deve Ser o Louvor e a Adoração?

  • Em espírito e em verdade – Jo 4:23-25

  • De todo o coração – Sl 9:1-2

  • Por meio de Jesus, como sacrifício – Hb 13:15

  • Com cânticos espirituais – Ef 5:18-21; Cl 3:16

  • Com arte, novidade e com júbilo – Sl 33:1-3; Lc 24:52,53

  • Com entendimento – I Co 14:15

  • Como forma de agradecimento – II Cr 20:28,29; Sl 147

Segue alguns louvores sugeridos pelos membros SBFé.


Eu te Adorarei Senhor - Grupo Logos- https://youtu.be/8huS_gRhgt8
Obrigado Pai - Ludwig Goulart - https://youtu.be/h_1PNYrVGiU
Acalma o Meu Coração - Anderson Freire - https://youtu.be/TLbMuuiEDuE
Jesus é o Caminho - Heloisa Rosa - https://youtu.be/SrvFZDSkieU
A Casa É Sua - Casa Worship - https://youtu.be/5QHF5OQeFOs
Alvo mais que a Neve - https://youtu.be/u3K8rEiyjAE
Você foi chamado, é um escolhido - https://youtu.be/_zzgVICimPg
Reconstrução - Gerson Rufino - https://youtu.be/mWbisU2_Ou8

Música escolhida para essa tarde: Reconstrução - Gerson Rufino


Mesmo eu sendo uma casa imperfeita Ainda queres morar em mim/ Mesmo eu sendo, uma casa cheia de defeito Ainda queres ficar aqui, dentro de mim Espírito santo, eu sei que minha casa é fraca/ Estrutura é pouco para você morar/ Mas pode mexer na estrutura, amplia o ambiente Conserta os defeitos para você ficar ai ai Espírito Santo pode começar essa obra, reforma a casa/ Espírito Santo começa essa obra, tu és o meu construtor/ Tira tudo o que é velho/ Clareia a casa, preenche as lacunas/ E fazendo morada, aia aia aia aia

Trabalha espírito santo na minha casa/ Já deixei a porta aberta entra na minha vida E faça morada aia/ Trabalha, espírito santo, na minha casa/ Se precisar fazer reforma pode quebrar tudo/ Pra fazer morada, aia aia aia aia/ Espírito santo, eu sei que minha casa é fraca/ Estrutura é pouca para você morar/ Mas pode mexer na estrutura, amplia o ambiente/ Conserta os defeitos para você ficar aia/ Espírito santo pode começar essa obra, reforma a casa

Assista a ministração acessando o vídeo abaixo:















Posts recentes

Ver tudo
bottom of page