top of page

Dom ou Palavra? Deus cuida do seu povo.

Um anjo abre a visão espiritual de Balaão. Leitura números 22 e 23


Os Israelitas acamparam na campina de Moabe. O Rei Balaque ao ouvir que esse povo de Deus derrotara várias nações, temeu o ataque e enviou seus mensageiros a chamar o profeta Balaão para profetizar maldições aos guerreiros de Israel, levando em suas mãos ofertas para pagar pela maldição solicitada. Os mensageiros proferiram tudo quanto Balaque ordenara e Balaão pediu que eles aguardassem uma noite, pois ele iria se consultar ao Senhor. O Senhor então pergunta: Quem são estes homens que estão contigo? Após receber o NÃO de Deus, na manhã seguinte Balaão responde: Ide à vossa terra, porque o Senhor recusa deixar-me ir convosco. Balaque ao receber a 1ª recusa, enviou príncipes com uma oferta ainda maior. Mais uma vez diante de Balaão que novamente pede mais uma noite para consultar o Senhor. Desta vez, Deus diz: Então VAI, mas fazes o que EU te mandar. Ele foi, eis que aparece o anjo do Senhor à Jumenta por 3 vezes e depois à Balaão que reconhece que pecou e obedece ao que Deus mandara.

 

SBFé: Quem foi Balaão? Um personagem bíblico com muitas controvérsias, uns dizem que foi um profeta de Deus, outros dizem que foi um adivinho e participava de rituais pagãos... mas enfim, vamos nos atentar de fato na palavra. Balaão foi um homem que possuía alguns dons do Divino; ele ouve a voz de Deus, ele sente a presença de Deus, ele profetiza e acontece, ele tem visões espirituais; mas ele não pertencia a nação Israelita que era detentora da palavra, dos mandamentos de Moisés, das diretrizes do Senhor. Balaão vivia pelo que sentia, mas sem a palavra e vivia perdido e sem direção. Ora ouvia a Deus, ora participava de práticas pagãs. Há cristãos que vivem como Balaão. Ora serve a Deus, ora faz simpatia, ora vive milagres de cura e ora põe sal grosso e arruda contra mal olhado. Ou seja, sem palavra, sem mandamento, sem ensinamento, sem mentoria espiritual, mistura tudo porque fica sem direcionamento.

Mesmo que você esteja em cima do muro, se você for sensível à palavra do Senhor, Ele te resgata porque ele não desiste dos seus; Ele dá o livre arbítrio para escolha, m as da mesma forma que Deus lutou por Balaão, Deus também não desiste de você.

 

Balaque, rei de Moabe, envia seus mensageiros com ofertas em dinheiro para oferecer Balaão. Então, fique atento: será que todas as ofertas e oportunidades de dinheiro fácil realmente são de Deus? Cuidado, pois Deus honra seu trabalho, seu negócio, seu salário, compras com descontos, mas você pode ficar atento se as ofertas e oportunidades são honestas.

Os mensageiros de Balaque tinha uma boa quantia de moedas para oferecer pela sua profecia contra os Israelitas. Saiba que o pouco com Deus é abençoado e o muito sem Deus é maldição.

Quem é este homem ou está mulher que não é o seu ou a sua que está com você? • Quem é este que está com você te aconselhando com palavras malditas, ocupando espaço de pessoas que iriam te abençoar?


 

• Balaão responde aos mensageiros: "o Senhor recusa deixar-me ir convosco ,eu não posso ir." Quando alguém responde “Eu não posso” o que ele diz nas entrelinhas? Poxa, eu queria tanto, mas não posso. Minha mãe não deixa eu sair a noite, meu pai não deixa... meu pastor não deixou eu ir, meu marido, minha esposa não deixou e eu não posso... O que significa EU NÃO POSSO? Insiste mais um pouco, quem sabe eu não consiga... Então eu te digo... Não insista diante de um NÃO do Senhor. Você lembra quando você pedia a sua mãe e ou pai... "Mas todo mundo vai..." O que eles respondiam? "Você não é TODO MUNDO!!!" Mas você insiste tanto até conseguir ouvir: "ENTÃO VAI." A palavra que não deixa brechas são: EU NÃO QUERO. Balaque ao ver a brecha do EU NÃO POSSO, enviou príncipes com ofertas maiores. O Diabo diante do seu 1º não, ele volta com uma legião de demônios ainda mais fortes e com ofertas maiores para te convencer.

Desta vez por insistência com Deus, Ele responde: "ENTÃO VAI..."mas Deus complementa... "mas faça o que eu te disser." Você acha que Balaão ouviu até onde? Então vai. E o restante da frase? Não, pois escutamos o que nos convém. Porém, Deus sonda os nossos corações e sondou o de Balaão também e não desistiu dele como também, não desiste de você.

Balaão então subiu em sua jumenta e eis que o anjo do Senhor aparecera em seu caminho com espada desembainhada. O profeta não viu, mas a jumenta viu. Muitas vezes você está tão cego que não vê os sinais de Deus na sua vida, mas as jumentas veem e te alertam de alguma forma. Então, agradeça a Deus pelas jumentas que aparecem diariamente na sua vida. Um pastor, um marido, uma esposa, uma mãe ou um pai que te diz: NÃO VÁ, desvie-se desse caminho. E quando você ouve o que você não quer, o que você faz? Se revolta, briga, xinga e muitas vezes, desobedece e arca com as consequências. •Nessa história o jumento viu o anjo como uma Autoridade e desviou-se dele e foi para o campo para prosseguir. Muita gente desvia-se da autoridade e tentar dar vazão a sua escolha e procura pastos verdejantes, prazeres, lugares aparentemente bonitos, como fez Ló ao escolher Sodoma e Gomorra.

Assim também fez a jumenta tentando prosseguir ao destino escolhido pelo seu mestre. Estou contextualizando o texto que aparentemente é tão simples, mas ele te traz de volta para Graça, para o amor de Deus.

Prestem atenção... A leitura menciona no versículo 25 que o anjo novamente apareceu no campo e a jumenta desviou-se para uma vereda de vinhas a qual havia um muro e a jumenta prendeu o pé de Balaão que irou-se e espancou a jumenta novamente. Por que Balaão ficou tão irado com a jumenta? Porque com o pé imprensado, doeu seu pé. E em você, está doendo? Essa dor é permissão do Senhor para abrir seus olhos espirituais e trazê-lo de volta ao caminho. Há caminhos sem volta, e se tem que seguir, faça o que Deus te mandar. É melhor apertar seu pé numa parede de pedra do que pisar nos caminhos que Deus não quer que você vá. Suporte essa dor, pois ela passa, ela sara, o tempo cura feridas. Afaste-se das lembranças que te fazem tropeçar.

Voltando à jumenta e ao anjo. Há duas jumentas que quero contextualizar na sua vida nessa tarde, todas elas teimosas. A jumenta que teima e volta a falar contigo várias vezes mesmo quando você briga com ela, xinga, bloqueia no whatsApp, mas ele teimoso e por te amar, volta e fala novamente. Uma mãe faz isso né? Somos jumentas? Ah sim, teimosas e valorosas, pois naquela época, a riqueza de um homem ou de um rei, era contado pela quantidade de jumentas que ele possuía. Jesus, Davi e Salomão andaram em Jerusalém sentado numa jumenta branca com capa colorida, sinal de honra e poder. • Há outra jumenta que quero contextualizar: Você é uma jumenta consigo mesma que teima, teima com o Senhor e quer andar nos seus caminhos e não nos caminhos do Senhor. Só porque você acha que tem uma capa colorida acha que pode tudo e que tem poder com a sua vida? Você não pode nada e chegou a hora de descer e se humilhar diante do Senhor.

A jumenta teimosa, sai da vinha e tenta seguir pelo último caminho, ainda mais estreito. Deus vai estreitando seu caminho, se não for pelo amor, será pela dor, e Deus te fala hoje nessa mensagem pai e mãe: Sabe aquele filho ou filha que está distante do Senhor? Eu estou estreitando seu caminho e na hora certa, eu enviarei o meu anjo para falar de mim, pois EU não desisti dele, acalme seu coração.

Ao ver o anjo do Senhor, deita-se ao chão em sinal de humildade, rendendo-se diante de Deus e do anjo do Senhor. Então o Senhor abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes? Veja, não foi Deus que falou pela jumenta, Ele abriu a boca da Jumenta para ver se algo sobrenatural o despertasse para os sinais do Senhor.

Eu te pergunto: Quantas jumentas precisam ainda falar contigo para você enxergar os sinais de Deus na sua vida? Nesse momento, o anjo do Senhor aparece diante de Balaão.

• Balaão reconhece que pecou e agora sim, ele vai disposto a obedecer e por 3 vezes diante de Balaque, ele abençoe o povo de Israel. Números 23

• Imagino Balaque irado com as profecias abençoadas de Balaão; mas é assim meus irmãos e irmãs, os Balaque que existem na sua vida te chamando para caminhos distantes de Deus, não ficarão felizes contigo, por isso, a palavra do Senhor e clara. Sim, sim, não, não. É ou não é.

• O Balaque insistiu em desvirtuar um servo, um profeta de Deus para usar seus dons e talentos espirituais para agir contra a vontade de Deus; o Diabo faz o mesmo, insiste até você dizer: EU NÃO QUERO.

• Uma pena saber que mesmo diante tudo isso, Balaão ao retornar a terra dos midianistas e no capítulo 31:15-16 diz: Disse-lhes Moisés: Deixastes viver todas as mulheres? Eis que estas, por conselho de Balaão, fizeram prevaricar os filhos de Israel contra o SENHOR, no caso de Peor, pelo que houve a praga entre a congregação do SENHOR.

Sem ministração da palavra de Deus, sem oração diária, mesmo você tendo dons espirituais, você não prossegue firme e sem direcionamento, seu o caminho é perdido.

Balaque ao ver a brecha do EU NÃO POSSO, enviou príncipes com ofertas maiores. O Diabo diante do seu 1º não, ele volta com uma legião de demônios ainda mais forte e com ofertas ainda maiores.


ORAÇÃO:

Senhor nosso Deus, hoje, a ministração foi impactante para trazer de volta o seu filho que está querendo teimar e seguir por caminhos largos e fáceis, mas sabemos que tu não desiste dos seus filhos e envia anjos para nos resgatar, jumentas para teimar e nos falar para abrirmos nossos olhos espirituais. Deixa doer Senhor, pois melhor entrar em seu reino manco do que inteiro no inferno. Coloca em nosso falar EU NÃO QUERO, porque tudo posso, mas nem tudo me convém; não permita que através do meu agir e falar, abra brechas para satanás investir em minha vida com ofertas falsas e enganosas. Resgata cada coração nessa noite em nome de Jesus.




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page