top of page

A salvação de Raabe: Que área da minha vida ainda precisa de salvação?

Leitura: Josué capítulo 2 em diante.


Raabe, uma mulher cananeia que vivia em Jericó, mencionada na Bíblia como prostituta. Raabe, sentia algo muito diferente dentro do seu coração, um vazio e um desejo de viver algo novo em sua vida. Após o pecado de Adão e Eva, criou-se um vazio no coração humano que buscam preenchê-lo com várias atividades da vida, no relacionamento amoroso, na realização profissional, em compras etc. porém, nada adianta e muita gente entra em depressão e alguns até se suicidam. Essa mulher, pecadora, já ouvia falar de um Deus poderoso que tirou os Hebreus da escravidão do Egito, abriu o Mar Vermelho e todas suas maravilhas. Muitos não criam e achavam que era lenda para impressionar os inimigos, mas Raabe, tinha uma fé inexplicável nesse Deus, sem ao menos entender como praticar essa fé. Deus sonda os nossos corações e Ele não faz acepção de pessoas. Deus sabia que seu coração, de alma pecaminosa, tinha um desejo ardente de viver uma vida diferente e proporcionou uma oportunidade a qual ela não podia desprezar de jeito nenhum, para sua salvação e da sua família. Para quem não conhece a história, quando os 2 espias foram a cidade de Jericó, ela enfrentou o exército cananeu e os escondeu em sua casa. Em prol de sua vida, Salmom, um dos hebreus, pediu que ela amarrasse uma corda vermelha na janela para que sua casa e família fossem salvos. Vejam na passagem a seguir. Josué 2:18 e 19.

A Redenção de Raabe. O que teria feito com que Raabe deixasse a prostituição, se casasse com um Hebreu da tribo de Judá da linhagem do Messias? Como assim? Ela e sua família foram salvos, Raabe recebeu o perdão do Senhor, passou por lutas, rejeições de alguns membros Hebreus, mas ela resistiu para viver um novo relacionamento com Deus. E você? Já viveu lutas e rejeições? Por estranhos ou pelas pessoas ais quais você esperaria compreensão e apoio?


Raabe se casou com Salmon, foi mãe de Boaz que se casou com Rute, que gerou Obede, que gerou Jessé, pai do grande Rei Davi da linhagem de Jesus. Onde quero chegar com essa genealogia? O propósito de Deus, não é apenas com uma pessoa e sim com uma nação. Jesus quando falou que veio para buscar os doentes e pecadores, ele podia falar com propriedade, porque sua linhagem foi formada por pessoas sem preconceitos. Nessa mesma linhagem tinha a Rute, mulher moabita (nação nômade oriunda do incesto da filha mais velha de Ló).


Ou seja, nunca ache que Jesus não te ama ou não vi te perdoar. Ele te espera de braços abertos e te convida hoje para entregar todas as áreas da sua vida a Ele, pois com Ele, todas as outras coisas vos serão acrescentadas. A fé em Deus e no seu poder mudou a vida dessa canaanita, pagã e prostituta. E o mesmo pode acontecer conosco, na luta contra nossos defeitos de caráter.


O lema de Raabe bem poderia ser: “Tudo posso naquele que me fortalece”. (Fp 4:13) Ou seja, nunca ache que Jesus não te ama ou não vai te perdoar. Ele te espera de braços abertos e te convida hoje para entregar todas as áreas da sua vida a Ele, pois com Ele, todas as outras coisas vos serão acrescentadas.



Louvor especial para essa ministração

A Tempestade Vai Passar - Pe Reginaldo Manzotti

https://youtu.be/GVqgDc10Ajk

Como é bom estar aqui

Em meio a tantas provações

Saber que posso confiar em meu Senhor

E acreditar que ele nunca faltará

A tempestade vai passar

Por sobre as ondas, confiante andarei

Tribulações vencerei/ As aflições superarei

Deus provê, eu sei que proverá

A tempestade vai passar

Por sobre as ondas, confiante andarei/ Tribulações vencerei/ As aflições superarei

Deus provê, eu sei que proverá

Neste bravo mar da vida

Ventos vêm me atormentar

Nesta rocha firme e forte que é meu Deus

Não temerei nele posso confiar

A tempestade vai passar

Por sobre…




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page