top of page

Deus como prioridade na sua vida

Leitura: Livro do Profeta Ageu


"Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída? " Ageu 1:4



Quem foi o profeta Ageu?


O profeta Ageu foi um profeta pós exilio e autor do livro do Antigo Testamento que traz seu nome que significa “festivo” ou “festival”.


Este profeta nascera Babilônia e foi para Jerusalém após o decreto de 538 ou 537 a.C. emitido por Ciro, rei da Pérsia, o qual permitiu que os judeus retornassem à sua terra natal (2Cr 36:22,23; Ed 1:1-4).

Há 2 versículos muito conhecido no meio cristão, que foram revelados no livro do Profeta Ageu. Cap. 2:8-9: Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos". e " A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos“.


  • Convite ao povo para a Reconstruir o Templo (Ag 1:1-15)

  • Bênçãos de Deus - Glória maior do novo Templo (Ag 2:1-9).

  • Bênçãos futuras de Deus (Ag 2:10-19).

  • Vitória de seu povo sobre as nações.

 
As mensagens do Profeta Ageu

A primeira mensagem que o profeta quis ressaltar no início do seu livro, foi para elegermos Deus como prioridade em nossa vida, mas como ele a demonstrou?

O profeta Ageu nos trouxe essa reflexão, quando ele advertira o povo sobre a reconstrução do templo do Senhor, pois, após a construção do alicerce do templo e diante de várias adversidades e obstáculos, a construção do templo ficou parada e então, esses homens, dedicaram seu tempo a cuidar dos seus interesses pessoais e da construção das suas casas. Mas, o Senhor, através do profeta Ageu 1:4 adverte:

"Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída? "

SBFé: Quantas vezes você se pergunta por que tem situações em sua vida que parecem estar estagnados ou caminhando em passos lentos? Então, alguns mistérios precisam ser revelados para que nossos projetos prossigam com êxito, mas é importantes refletirmos:

  1. Consultamos ao Senhor antes de iniciar algum projeto novo?

  2. Esse projeto, vai ao encontro dos planos de Deus?

  3. Estou priorizando o reino de Deus para que todas as demais coisas nos sejam acrescentadas?

Contexto: Os exilados que retornaram a Jerusalém com o profeta Ageu, foram poucos, apenas 50mil homens simples e humildes; imaginemos as cenas dos refugiados que vemos nos dias atuais; naquele tempo, foi um período de fome, pois eles tinha acabado de retornar para Israel, sem plantações e seca. O profeta Ageu atribuía toda pobreza, porque não tinha um templo para adoração a Deus. Aqueles homens, não tinham as mesmas condições estruturais e financeiras que tinha o Rei Salomão para a construção do templo, mas com muitas dificuldades, eles conseguiram terminar o alicerce do templo.

Naquele momento, houveram sentimentos e reações antagônicos. O choro dos mais velhos que conheceram o templo de Salomão com toda riqueza, paredes revestidas em ouro, em contrapartida ouviam-se de longe, os gritos de alegria dos jovens pela conquista do templo. Mesmo com toda simplicidade da segunda construção, veja que em Ageu 2:9, declara o Senhor dos Exércitos:


"A glória deste novo templo será maior do que a do antigo e neste

lugar estabelecerei a paz",


Você consegue entender o porquê dessa declaração do Senhor?


O Primeiro Templo:

O templo de Salomão foi riquíssimo e construído exatamente como Deus pedira. Vários reinos, com reis e princesas vieram conhecê-lo. Ele foi construído no monte Moriah, considerado um lugar especial, onde Deus se revelara a Abraão quando por fé e obediência, foi oferecer seu filho Isaque (Gn 22).

Havia ouro por toda parte no templo:

1 Reis 6: 28, 30 E revestiu de ouro os querubins, revestiu de ouro o soalho da casa, por dentro e por fora. 1 Reis 7:9,10 Todas estas coisas eram de pedras de grande valor, cortadas à medida, também estava fundado sobre pedras finas, pedras grandes...

Esse templo, foi destruído pela Babilônia que confiscou toda riqueza que havia nele. Nabucodonosor, por temor a Deus ( ele respeitava as divindades de todos os povos que ele conquistara) e guardou os objetos sagrados do templo, objetos esses, que foram profanados pelo seu neto Belsazar e com isso, a Babilônia caiu e foi dominada pelos Persas, até o fim do Exílio, onde o Rei Persa Ciro, permitiu que os exilados pudessem voltar, levar os objetos sagrados... com o profeta Ageu, foi o começo e só terminou após 19 anos, já descrito no livro de Esdras. Veremos em outro momento.


O Segundo Templo:


O Senhor falara pela segunda vez com o profeta Ageu, que visualizou aqu'Ele que atrairia a riqueza e a adoração das nações (Ag 2:7).

"E farei tremer todas as nações, e virão coisas preciosas de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o Senhor dos Exércitos".

A profecia que a glória da SEGUNDA CASA seria maior que da primeira – trata-se do Messias, Jesus, o salvador da humanidade que, quando menino, foi apresentado nesse mesmo templo, após Herodes tê-lo restaurado. Lucas 2:25-32.

O mundo buscam algo novo fora de Cristo e esse infelizmente não é o melhor caminho, pois Jesus é o único caminho e a verdade e a vida.

A manifestação da “glória de Deus” não é algo mágico, na verdade, o sacrifício já ocorreu e a maior glória para nossas vidas é tê-lo recebido como nosso Salvador.

A glória da segunda casa nos dias de hoje é – A NOSSA nova vida em Jesus. Contextualizando para os dias atuais, onde as pessoas que viveram as alegrias do mundo, a consideraram boa, porém, uma felicidade vazia, passageira e que, também traz muitas decepções, mágoas, tristezas, traições, e felicidade vã, mas ao aceitar a Cristo, concordam com essa passagem de Ageu 2:9: A glória da segunda casa é muito melhor, porque agora temos o Messias. Com Cristo, tudo é MUITO MELHOR, pois nascemos de novo.

Hoje é dia da Santa Ceia do Senhor. Vamos nos purificar diante de Deus, ter um coração grato pelo seu sacrifício na cruz, agradecer pois sua graça e misericórdia chegou até nós e já estamos vivendo a paz que excede todo entendimento, pois nós temos a Cristo. Amém? Nos ajoelhemos, oremos a Deus e em seguida, a ceia será ministrada pela Pra. Dina Marques.














Assista abaixo o vídeo explicativo sobre

(Fonte: estiloadoracao.com)a construção do 2º templo de Jerusalém

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page