top of page

Deus capacita os escolhidos e não apenas escolhe os capacitados. Para qual missão Deus te escolheu?

Vamos conhecer um pouco o Ministério do Profeta Miquéias? Quem foi ele?


Agora que já sabemos um pouco quem foi o profeta Miquéias, vamos entender o seu ministério.

Homem simples do interior, mas não se deixou intimidar pela sua origem rural. Sempre atento a tudo o que estava acontecendo nas grandes capitais, recebeu e aceitou o chamado de Deus e seguiu para cumpri-lo.

Em seu livro de apenas 7 capítulos, ele apresenta 3 tipos de sermões diferentes e muito enriquecedor.

Cada pregador tem seu estilo de pregação e Miquéias, com autoridade e eloquência, pregou para o povo, líderes religiosos e civis. Assista a devocional SBFé.

Contexto da época: Ele iniciou seu ministério no reinado do Rei Jotão ( uma liderança um tanto razoável); ele reinou juntamente com seu pai, o Rei Uzias nos últimos 7 anos em regime de urgência, em razão de ter ficado leproso); o Rei Ezequias foi um bom Rei, porém, o Rei Acaz foi um rei ímpio. Suas iniquidades trouxeram terríveis corrupções espirituais, morais e civis, ainda durante os dias de Miqueias, isso justifica também porque esse profeta enfatizou suas pregações contra a corrupção moral e espiritual do povo de Deus. (Similar às pregações dos profetas Ezequiel e Jeremias)

Miqueias viveu anos antes do exílio Babilônico, mas o cativeiro Assírio aconteceu ainda em vida.

Miquéias dirigia suas pregações para o reino do Norte (Israel formada por 10 tribos, tendo como capital a cidade de Samaria ) e para o reino do Sul, Judá formada pelas 2 tribos – Benjamim e Judá, tendo como capital a cidade de Jerusalém).

Os profetas Oséias e Amós profetizaram para o Reino do Norte, mas Miquéias profetizou para os 2 reinos, demonstrando assim, sua coragem em seguir seu chamado e também, por ter mensagens diferentes para cada região.


Deus não escolhe os capacitados, Ele capacita os escolhidos. Suas escolhas, muitas vezes não seriam as nossas escolhas.

Temos como exemplos:

  • O Rei Davi, era o menor da sua casa e venceu Golias e foi um grande Rei.

  • Paulo de Tarso, homem sábio, com educação teológica, foi pregar para os gentios e pagãos, homens simples;

  • Os apóstolos Pedro, André, Thiago e João, pescadores e leigos, foram pregar na Sinagoga e no Sinédrio para líderes religiosos...

E você? Onde é o seu Ministério? Para quem Deus te chama para falar da sua palavra?

Como é tremendo observar como Deus fez e faz a sua obra. Ele chamou Miqueias um rapaz simples do interior para pregar nas capitais dos reinos do Norte e do Sul.

Suas pregações foram divididos em 3 temas diferentes:


1. Julgamento de Jerusalém e Samaria - O sermão foi dirigido para os habitantes da terra. Nesse sermão, Deus iria impor um castigo a Samaria e Jerusalém. Havia muita idolatria e cada um agia de acordo com seus interesses. A intenção de Deus era ser glorificado e que sua criação fosse reflexo da sua imagem e semelhança para toda a sua criação. Deus vai revelar-se ao mundo através dele.


2. Julgamento dos líderes religiosos e civis. Segundo a visão de Miqueias, os lideres deveriam ter um governo dirigido por Deus.

1. Os sacerdote: Função de representar o povo e ensinar as verdades espirituais, além de serem exemplos do que pregava, obedientes às palavras de Deus.

a. Miqueias viu em ambos reinados, sacerdotes corruptos.

b. Miqueias responsabilizada os profetas pelo declínio moral da nação.

c. Havia muita hipocrisia. Além de terem os próprios pecados, eles ainda prejudicavam a nação com mau exemplo, uma vida de influência que representava o mal.

2. Os lideres civis: são responsáveis pela aplicação da lei de Deus que é ensinada pelos sacerdotes e pregada pelos profetas.


Nesse 2º sermão, Miqueias fala aos governantes e príncipes:

- “Vocês que são chefes de Jacó, governantes da nação de Israel vocês deveriam conhecer a justiça, mas odeiam o bem e ama o mal”.


3. Corrupção de Israel e Misericórdia de Deus. Nesse sermão, além de realçar a corrupção existente em Israel, ele fala do Messias e dos seus 2 adventos.

  1. Nascimento de Jesus Cristo em Belém - profeta que anunciou o local exato do nascimento do Messias.

  2. O retorno de Jesus Cristo, onde Ele voltará para julgar os vivos e os mortos.

No primeiro advento, a Misericórdia de Deus, é manifestada pela vinda do seu filho que veio para trazer a salvação para a nação, mas no seu retorno, Jesus não será mais humilhado e nem dará a sua outra face, Ele virá para buscar a sua igreja,


Você pertence à Igreja de Cristo? Tem certeza da sua salvação? Você já aceitou a Cristo como Senhor e Salvador da sua vida? Você já está divulgando a palavra de Deus, como tem feito o profeta Miquéias que não se intimida diante de sua pequenez aos olhos humanos?

Miquéias, assim como eu e você, podemos deixar a nossa marca aqui na terra e influenciar pessoas. Vejam:

  • O livro de Miqueias foi mencionado no livro do Profeta Jeremias; sua palavra o livrou da morte diante do Sumo Sacerdote que o perseguia;

  • Os magos conseguiram saber exatamente onde iria nascer o Messias e por fim;

  • Jesus quando foi escolher seus discípulos, mencionara exatamente o que Miquéias falou a respeito da dissensão entre familiares, sendo assim, a nova família espiritual, seria os que O aceitassem.

Diante da importância das palavras do Profeta Miquéias, destaquei alguns versículos para refletirmos e contextualizarmos para nossa vida, afinal, nenhuma palavra deve voltar vazia e mesmo que não consigamos entender que ela fala diretamente conosco, sua palavra tem seu propósito:

  • Abrir nossos olhos espirituais para enxergarmos onde devemos mudar;

  • Nos direcionar ao caminho para encontrarmos Jesus

  • E por fim, nos alertar para sua volta, para que seguremos firmes a nossa salvação.

Miquéias 1: Miquéias teve uma visão sobre as iniquidades de Jerusalém e Samaria e aceitou o chamado de Deus para falar a Samaria e Jerusalém.

Miqueias 2: Mesmo diante de tantas iniquidades, Deus sabe que a sua igreja estará separada para o dia da volta de Cristo. Ele reunirá os remanescentes de Israel para levá-lo consigo para a eternidade.

Miquéias 3: Ao pregar para os líderes, sacerdotes e príncipes, ele adverte que lhes faltarão sabedoria, pois não receberão de Deus, nenhum sinal, nem respostas para as suas indagações; mas Deus não se silenciará para o seu povo , que verdadeiramente O segue.

Miquéias 4: Miquéias chama a igreja de Cristo para subir ao monte e adorar ao nosso Deus. Em nosso lar, escolha um lugar para consagrar como especial, seu cantinho de oração, silenciar sua mente do mundo e dedicar-se ao Senhor.

Miqueias 5: Ele adverte sobre as ameaças de invasão Assíria (terra de Ninhode - Nínive -capital da Assíria), mas Deus dá o livramento quando sua nação o busca. Ele não tem prazer na punição do seu povo, Deus é amor, mas também é justiça e se não vivermos seus princípios por amor, as consequências dos nossos atos e escolhas, nos presenteiam com a dor. Deus permite, pois espera que nos arrependamos e voltemos para Ele.

Miquéias 6: Nesse capítulo, há o questionamento sobre as ofertas de sacrifícios com bezerros, azeites e até filhos... como se pudesse comprar o Senhor. Deus não precisa de ofertas que não sejam dadas com alegria ou com intenção de persuadi-lo. Deus espera um coração humilde, que pratique a justiça e ame a fidelidade.

Miquéias 7a: Nessa passagem, onde Miquéias adverte sobre vizinhos, amigos e familiares, refere-se ao seu relacionamento com Deus e a salvação, é pessoal e intransferível. Podemos orar, interceder e até a vida santificada de um, reflete na vida do outro, mas, Jesus não se impõe, Ele bate a porta e só entra quem O deixa entrar.

Miquéias 7b: E por fim, Ele está voltando. Miquéias fala do segundo advento, onde Jesus voltará para levar sua igreja. Ele perdoa pecados e nos trouxe a salvação na sua 1a vinda; nesse tempo, Jesus está preparando a sua igreja para o dia da sua volta. Ele virá como um ladrão, sem avisar dia e hora; sendo assim, diante de tantos sinais tão evidentes, onde já está tudo preparado para a Era do Anticristo, não há mais tempo de brincar de mundo, chegou o momento de aquietar-se das coisas que o afastam de Deus.

Acordem todos que estão dormindo, pois o dia da volta do Senhor está próximo.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page