top of page

Daniel na cova dos leões. Quais leões você tem enfrentado nessa pandemia?

Leitura: Daniel 1- 6


Daniel, foi um jovem rapaz, que foi exilado da sua terra Judá e tornou-se um estrangeiro na Babilônia. No capítulo 6 menciona que ele se tornou um dos governadores de uma nação poderosa, porém, antes dessa honra, antes do capítulo 6, ele precisou passar capítulos 1 até 5, ou seja, ele passou por processos, desafios espirituais para alcançar o renovo, a dupla honra do Senhor. Quando estamos passando pelo processo, pelo deserto ou iniciando um caminho, ou seja, ainda no capítulo 1, ficamos ansiosos ou aflitos querendo chegar logo nos resultados, ou seja no capítulo 6; devemos ter a visão de onde queremos chegar, para traçarmos nossos planos e termos forças na caminhada. Quando chegamos ao resultado, somos alvo de calúnias e julgamentos, até ouvimos a tão famosa frase: “Como ele teve sorte na vida?”

Será que então Daniel teve sorte? Analisemos: Sua nação foi destruída, seu povo exilado, ele capturado e levado para o palácio para ser usado sua sabedoria a favor de uma nação que não o pertencia e que ainda destruiu a sua terra natal, foi submetido a provações, lançado na cova dos leões, ser condenado, julgado, caluniado... se isso você chama de sorte, desejaria o mesmo para você?

Pois é, quando estamos vivendo o resultado da nossa semeadura, os que não semeiam em terra fértil, sentem-se mais confortáveis em julgar, caluniar e fazem de tudo para destruir o próximo ao invés de recomeçar e seguir como exemplo os homens de fé e de sucesso.

De forma bem resumida, o que aconteceu nos capítulos de Daniel de 1 a 5?

1) No capítulo 1, após a vitória da Babilônia contra Judá e o exílio de todos o seu povo, Daniel e seus 3 amigos Hananias, Misael e Azarias, foram levados como sábios para o palácio para servir a nação Babilônica. Para se apresentarem diante do Rei, eles tiveram que se preparar, banhar-se e alimentar-se das iguarias do Rei, beber vinho para que tivesse boa aparência. Daniel, com o intuito de não contaminar-se com a porção das iguarias do Rei e nem com o vinho que ele bebia, solicitou ao eunuco que o cuidara: “Peço-te dez dias que comamos apenas legumes e bebamos apenas água, verás que apresentaremos boa aparência diante do Rei.” Ao fim dos dez dias, ele e seus 3 amigos apresentaram aparência e semblantes melhores comparado aos demais jovens que comeram das iguarias do rei. Daniel 1:15 (Esse é o jejum de Daniel mencionado atualmente, esse foi o início, a primeira renúncia de Daniel)

2) No capítulo 2, o Rei Nabucodonosor teve sonhos que perturbaram o seu espírito. Ele convocou os melhores sábios, magos e adivinhos para que interpretassem seus sonhos e da nada adiantou. Tão irado, o rei decretou a morte de todos, porém, resolveram chamar Daniel como última esperança para salvar todos os sábios dessa sentença tão cruel. Daniel então, diante do Rei, pediu tempo para consultar ao Senhor. Em sonho, Daniel recebeu a revelação, apresentou ao Rei e convencido que era mesmo a interpretação correta e impressionado, O Rei disse a Daniel: “Certamente o vosso Deus é Deus dos deuses, Senhor dos reis e revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério. Daniel 2:47

3) No capítulo 3, houve o livramento de Sadraque, Mesaque e Abdnego (Hananias, Misael e Azarias que receberas nome babilônico) da fornalha ardente e o Rei novamente exaltou o nome do Senhor.

4) No capítulo 4, houve mais um sonho do Rei a qual também foi interpretado por Daniel e esse logo se cumpriu, a qual o Rei Nabucodonosor, foi tirado do meio dos homens e viveu por um período como um animal selvagem; ao regredir a condição humana, mais uma vez, o nome do Senhor foi exaltado.

5) Já no capítulo 5, após a morte do Rei Nabucodonosor, assume o trono seu filho Belsazar que age de forma leviana contra o Senhor e durante um banquete, pede taças e utensílios do tempo do Senhor para bebedices, desdenhando da santidade dos objetos. O Senhor então irado com o ocorrido, envia um sinal do Céu e escreve na parede uma frase a qual somente Daniel pode fazer a leitura que predizia a morte do atual Rei, algo que aconteceu naquela mesma noite, na invasão do Rei da Meda, o Rei Dario que o matou na frente de todos e assumiu o trono da Babilônia.

6) Chegamos enfim, ao capítulo 6, o ápice da história, antes ainda da sua honra. Com o Reinado do Rei da Meda, o Reio Dario, ele pretendia eleger um governador e tinha apreço por Daniel e por sua sabedoria. Isso certamente causou inveja aos nobres babilônicos que viviam no palácio e tramaram uma armadilha para Daniel. Inicialmente, procuraram em Daniel, pecados e motivos para que fosse condenado. Por não encontrarem NADA, exatamente NADA, buscou em sua rotina, um hábito que pudesse ser manipulado uma ofensa contra o Rei e assim condená-lo a ser lançado na covas dos leões. Assim foi feito. Viram que Daniel orava de sua janela, olhando ao céu, 3x ao dia e assim, maquinaram uma trama que: Durante 30 dias, ninguém poderia orar, louvar, prestar honras a nenhum Deus a não ser adorar o grande Rei Dario. Esse decreto, envaideceu o Rei e o selou com seu anel real, sendo assim irrevogável.

o Daniel, ao saber desse decreto foi para sua casa, pois ele pensou: Serei morto.

o Ele então, como de costume, orou ao Senhor de sua janela; seus inimigos que o espionavam pois ele era o único alvo da trama, presenciaram a cena “criminosa” de Daniel e foram contar ao Rei Dario. O mesmo entristecido, sentiu-se obrigado a cumprir seu decreto. Lançou Daniel na cova dos leões. Naquela noite fatídica, o Rei não dormiu, dispensou comidas e músicas, pois seu coração e espírito estava atordoado. Não se dorme em paz quando lança um profeta na cova dos leões, não se dorme em paz quando age contra um ungido do senhor, não se dorme em paz quando não faz o que agrada ao Senhor. Na manhã seguinte, o sobrenatural aconteceu. Assista o vídeo e verás com seus olhos a reprodução criada pela Rede Record, um trecho da Novela O Rico e o Lázaro e o louvor Daniel da cantora Marina Lima. Em seguida, continue a leitura.


o Glória a Deus, um grande livramento do Senhor na vida de Daniel. Maldição transformou-se em bênção. A cova que seria a destruição de Daniel transformou-se em sua dupla honra. Disse o Rei Dario: “Ele salva, livra, e opera sinais e maravilhas no céu e na terra; ele salvou e livrou Daniel do poder dos leões”. Daniel, prosperou no reinado de Dario, e no reinado de Ciro, o persa. Daniel 6:27-28

Ocorreu o Sobrenatural, um milagre, mas para este milagre acontecer, precisou Daniel passar por um processo, um processo de oração, jejum e adoração ao Senhor, e além disso uma vida íntegra, pois os invejosos de Daniel procuraram pecados e não encontraram NADA que o condenassem.

SBFé: Agora chegou o momento de contextualizarmos. Qual é o seu melhor lugar nesse mundo, nessa pandemia? A sua casa. Lá é seu refúgio, seu local de reflexão, de oração, de entrega ao Senhor, de louvá-lo e buscar a sua presença; exatamente onde você está agora. Na sua casa.

O que você cancelou, trancou, mudou sua vida por causa de um decreto maldito? Uma pandemia que vem para lhe destruir, mas o cristão com Cristo, transforma maldições em bençãos. Quando?

· Quando se firma na Rocha de Cristo

· Quando ora 3x ao dia

· Quando fortalece sua fé

· Quando lê a palavra e recebe do Senhor o renovo das suas motivações

· Quando se une a família e juntos superam os obstáculos

· Quando busca meios de aprender o novo a se reinventar para fazer o que não fazia

· Quando busca alternativas para conquistar novas receitas financeiras e ajudar no sustento do seu lar

· Quando você vê seus filhos e acompanha o seu estudo, algo que você nem sabia o que seus filhos aprendiam na escola

· Quando você aprende junto com sua família o prato preferido de cada um

· Quando em família, conversam sobre assuntos nunca antes conversado.

Então eu te pergunto? Onde está o decreto maldito dessa pandemia? Essa pandemia está sendo divisor de águas para o mundo! Haverá o mundo antes e depois da pandemia.

· Sim, teremos pros e contras em todas as áreas, mas você saíra diferente e mais forte diante de tudo isso, pois não há provações maiores que nossas forças e esse tempo que Deus está nos dando, é tempo de oração, não apenas 3x ao dia, de jejum, de diálogo com o Senhor às madrugadas, de entrega e busca por armas espirituais para permanecermos fortes diante dos obstáculos.

· Então meu irmão e minha irmã, se Deus perdoa os seus pecados e não te condena, ninguém nesse mundo poderá te condenar, te julgar, nem você tem o direito de fazer isso consigo, pois a morte de jesus na cruz não pode ter sido em vão. Mas, isso não impede que você peça perdão ao seu irmão, pois Deus te perdoou no sobrenatural, lá no céu, mas você ainda vive no reino terreno, com pessoas que foram feridas e magoadas por você de alguma forma, então é tempo de perdoar, de orar, de jejuar, de entrar em campanha, de se preparar para a dupla honra do Senhor e viver novas batalhas, porque cada patamar novo, cada degrau novo, batalhas e desafios novos virão em proporções de acordo com novo patamar vivido, não é mesmo?

· Então, não faça orações superficiais, jejum por obrigação ou dieta para emagrecer e diz que é jejum espiritual, de louvor sem nem saber o que está cantando, só bater boca na igreja para dizer que está louvando, pois uma semeadura medíocre, lhe dará colheitas e frutos medíocres,

Chegou a hora de vencer os leões e sair para o novo em sua vida em nome de Jesus.

OREMOS:

Senhor nosso Deus, sua palavra sempre edifica nossa vida e nossos corações, nos impacta e nos mobiliza para viver um relacionamento puro e verdadeiro contigo para vencermos nossos desafios e que seu nome seja glorificado tanto pelos pequeninos e também pelos grandes Reis, como ocorreu nessas leituras. Usa-nos Senhor para que nossos hábitos sejam exemplos a todos que estiverem em nosso lado, não como fariseus e sim como verdadeiros cristãos, que reflete a Cristo no seu modo de falar, de caminhar e de agir. Não apenas gritando aleluia e sim, vivendo essa aleluia através dos frutos de nossas atitudes. Senhor, iniciaremos um tempo novo de 21 dias de hábitos de relacionamento contigo ó Pai, sei que investidas virão, mas sabemos que com Cristo somos mais que vencedores em nome de Jesus.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page