top of page

Sua saúde - Colheita ou provação?

Um dia você acordo e percebeu: "- Não estou bem. O que será? " Pronto, lá vem a pergunta que nunca quer calar. "- Porquê estou assim?" Há outra pergunta que dificilmente fazemos: "- Para que estou assim?" Vamos refletir?



O que você plantou ao longo da sua vida?


Quando me refiro à saúde, não falo apenas no aspecto físico ou somente na alimentação, vertente a qual, a maioria das pessoas consideram que a saúde refere-se somente a nutrição alimentar. Sabemos que somos o que comemos e atrevo-me a complementar em como comemos, porque muitos alimentos que parecem ser saudáveis, porém, a forma como eles são preparados, nos dão uma falsa impressão de alimentação correta, a qual, nos conduzem a uma falsa dieta ou falsa saúde. Chega de blá blá blá e vamos ao tema, pois falar de nutrição me empolga e permaneço nele sem parar. Perdão! rs



O que você plantou na sua vida?


Nascemos e crescemos, nos alimentamos do que nossa família pôde nos dar e isso envolve vários aspectos como: hábitos culturais, condições socioeconômicas e até mesmo falta de conhecimento da alimentação adequada para uma boa nutrição. Mas, você cresceu e a mídia tanto impressa como a virtual, tem explanado de forma bem clara vários alimentos que promovem a saúde. Evidenciam os riscos em hábitos não apenas alimentares, como estilo de vida. Segue a pergunta: Até que ponto você realmente não pôde escolher o que comer, que horas dormir, não fumar ou não beber exageradamente? Será que tudo é culpa dos hábitos costumeiros da infância ou apenas usamos de subterfúgios para nos aprisionarmos dentro de uma condição que podemos nos libertar e nos escondemos para que a culpa sempre seja do passado?


Já pensou? Encontrou dentro de si a verdade? Não precisa me responder, responda a você mesmo.


Se hoje você tem alguma enfermidade ( não vou me referir ás de nascença) e sim adquirida de acordo com seus hábitos de vida e alimentar, seja ela de âmbito mais sério e de tratamento imediato ou aquelas que também são sérias, porém, são as chamadas de DNT ( doenças não transmissíveis, sem a presença de microrganismo e de longo curso clínico e irreversíveis - hipertensão, diabete, arteriosclerose, insuficiência renal, esteatose hepática dentre outras... ), na maioria dos casos, são frutos de uma alimentação inadequada e de hábitos não saudáveis, podendo também ser de origem genética e que neste caso, deve-se ter uma atenção muito especial para prevenção.


Enfim, em qual situação você se encontra? Ou algum familiar, ou amigo(a) próximo?


Calma, eu tenho uma palavra amiga que pode lhe conduzir a uma direção mas assertiva.


  • Em primeiro lugar, se você já está colhendo a sua semeadura de hábitos de vida não saudáveis, sempre há tempo de recomeçar. Se não conseguir mudar o curso dessa enfermidade, poderá evitar que ela se agrave e conquistar qualidade de vida mesmo com a presença dela;

  • Pare para pensar que você está tendo uma oportunidade ( mesmo que não seja da melhor forma possível) de conhecer nova forma de viver e de se alimentar, experimentar novos sabores, mudar as papilas gustativas, recondicionar seu cérebro às mudanças, fazer atividades físicas nunca antes experimentado, fazer meditação, conhecer a medicina holística, viver o sobrenatural, aproximar-se mais de Deus... abre-se um novo horizonte! Não estou falando que ficar enfermo é bom, mas se já está, não vamos nos desesperar, vamos aprender a viver feliz mesmo com ela e quem sabe, dependendo do quadro, revertê-la?

Não plantei e estou colhendo, o que houve? São provações, é a cruz que tenho que carregar?


Então, outro ponto a refletir. Se a sua enfermidade é por genética e você se preveniu de todas as formas ou até nasceu com ela, nem sempre teremos a real resposta do porquê, mas vamos olhar o para quê e também seguir as mesmas dicas apresentadas nos tópicos acima; nenhum ser é igual a outro ser e cada um tem as suas experiências a serem vividas. Você pode ser um exemplo de superação para outro que ao olhar sua forma de conduzir as situações de forma positiva, sentir-se-á forte e motivado para fazer o mesmo.


Cada um tem uma missão na vida e você pode escolher a sua.


SER FELIZ !


Você pode recomeçar, ganhar qualidade de vida, experimentar o novo em sua vida.

Siga em frente!



Angela Dias, SP, 13/01/2019

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page