top of page

Atitudes que mudam sua vida

Despertas, tu que dormes; louve e exalte ao Senhor; seja exemplo através da sua vida e então, tu e tua casa servirás ao Senhor. Josué 24:15 e Atos 16:31


Leitura da palavra em Atos 16:23-34

Após serem açoitados, Paulo e Silas foram presos. Perto da meia-noite, eles oravam e cantavam hinos a Deus; os outros presos os escutavam. De repente, sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas e foram soltas as prisões de todos.

Acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada e quis matar-se, imaginando que os presos já teriam fugido. Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo:

“Não te faças nenhum mal, que todos estamos aqui.”

Todo trêmulo, o carcereiro prostrou-se ante Paulo e Silas e perguntou:

“Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?”

Eles responderam:

“Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.”

E lhes pregaram a Palavra de Deus, e a todos os que estavam em sua casa... e todos foram batizados...e alegrou-se com toda a sua casa. (Atos 16:23-34)

 
O que aprenderemos com as atitudes desses homens?

Fontes das imagens: edvanderson; elevados.com; Marcelo Lieuthier


Na leitura em Atos 16, vimos que Paulo e Silas foram açoitados e levados à prisão?

Por qual motivo? Será que foi apenas por falar a palavra de Deus?

Será a que a resposta é Sim, não ou sim e não?

Sim! Porque a palavra de Deus quando ministrada com verdade e com atitudes, gera mudanças e transformações.

Temos como exemplo, a história relatada em Atos 16:20, sobre a jovem escrava que fazia adivinhações e recebia muito dinheiro com essa prática, dando lucros aos seus senhores.

Paulo então, revoltado com tamanha possessão maligna na vida dessa jovem, a liberta desses espíritos e ela então, perde a fonte de riqueza dos senhores que a usavam através das suas adivinhações; eles então, revoltados e usando de suas influência com as autoridades locais, mandaram que os açoitassem e os prendessem em cárcere interno, local úmido e sem a luz do sol, preso em troncos aos seus pés.

Não! Porque, muito mais que pregar sobre um Jesus bondoso, essas pregações, geravam transformações que incomodavam e mudavam o curso de toda a vida.

  • Quem roubava, não roubará mais;

  • Quem mentia, não mentirá mais;

  • Quem adulterava, não adulterará mais;

  • Quem subornava, não subornará mais;

  • Quem colava na prova e passavam colas aos colegas, não passarão mais;

  • Quem se embriagavam ou cheiravam drogas na rodinha dos amigos, também não farão mais...

Ou seja, vai incomodar e muito, pois as pessoas que se beneficiavam com os seus atos ilícitos, não o terão mais da mesma maneira e eles poderão escolher dois caminhos a seguir: SIM, SIM, NÃO, NÃO. Ou seguem o mesmo caminho escolhido por você, ou eles poderão lhe excluir do grupo de amigos. E então, você me pergunta?

"Mas até que ponto vale pagar o preço?"


O Paulo e Silas, louvando na prisão:

Vale a pena, quando diante das adversidades, você tem a paz que o mundo não entende. Esses homens de Deus, com suas costas feridas, em carne viva, presos num cárcere hostil, sem saber o que lhes aconteceriam na manhã seguinte, próximo à meia-noite, eles começaram a louvar. Qual louvor será que eles cantaram? Hoje eu posso sugerir um que verdadeiramente faz sentido quando precisamos romper em fé.

Rompendo em fé/ Vários artistas

Cada vez que a minha fé é provada, tu me dás a chance de crescer um pouco mais. As montanhas e vales, desertos e mares que atravesso Me levam pra perto de Ti.  Minhas provações não são maiores que o meu Deus e não vão me impedir de caminhar. Se diante de mim, não se abrir o mar, Deus vai me fazer andar por sobre as águas. Refrão:  Rompendo em fé, minha vida se revestirá do Teu poder, rompendo em fé, com ousadia vou movendo o sobrenatural, vou lutar e vencer, vou plantar e colher, a cada dia vou viver rompendo em fé.

E de repente... veio o sobrenatural.

...Sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas e foram soltas as prisões de todos (Atos 16:26).

Após o louvor, os "De repente" sempre aparece. Uma porta se abre, um telefone toca, um cliente assina um contrato, uma ideia vem a sua mente, um filho vem e te abraça... muita coisa pode acontecer.


Mas, da mesma forma que diante dos desafios, quem serve ao Senhor louva, quem não tem o Senhor, entra em pânico e pode cometer loucuras, como ia fazer esse carcereiro.

...Acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada e quis matar-se, imaginando que os presos já teriam fugido (Atos 16:27)

Dai, eu te pergunto novamente:

Mas até que ponto vale pagar o preço em viver com Cristo?

Ao ver que Paulo, Silas e os demais prisioneiros não fugiram, e ainda os impediu que ele tirasse a própria vida, então espantado, prostrou-se aos pés de Paulo, tirou-o para fora e fez a grande pergunta:

Por trás dessa pergunta, haviam outras subentendidas:

- O que faço para ter essa paz que vocês têm?

- O que faço para louvar diante dos problemas?

- O que eu faço para encontrar esse Salvador que vocês encontraram? Então, em Atos 16:31:

Crê no Senhor Jesus Cristo e será salvo, tu e a tua casa.

1. Desperte para uma nova vida com Cristo:

Quando Jesus entra em ação, ninguém permanece dormindo. O carcereiro dormia e acordou com o terremoto. Você está esperando o quê para acordar? Um terremoto?

A pandemia pode estar sendo um deles em sua vida, então, não deixe que abram crateras e deixe marcas mais profunda; Acordas tu que dormes! Os sinais são claros e Jesus te chama! Pare de bater a mão naquele despertador, até que apareça um grande terremoto para te acordar no susto.

Deus parece está em silêncio ou dormindo? Não, Ele nunca dorme e permite o silêncio para que você reflita e sinta que precisa buscá-lo em espírito e em verdade.


2. Jesus quer tirá-lo para fora. Para fora de onde ou de quê?

Jesus quer te resgatar da prisão, da mesma forma que libertou Pedro, Paulo e Silas. A prisão que vivemos nos dias de hoje, são aprisionamentos da alma e Ele quer nos tirar para fora do pecado, fora das cadeias deste mundo que nos escravizam. Ele quer te libertar:

  • Da angústia que você sente e nem sabe o porquê

  • Do vazio que inunda sua alma e você tenta preencher com situações passageiras e vãs

  • Das mágoas que você guarda no seu coração e não lhe deixa perdoar-se e também ao próximo

  • Das raivas que sente e libera reações de ira, que te machucam e atinge pessoas ao seu redor

  • Das palavras que saem da sua boca e de repente você se arrepende sendo tarde demais

  • Pedir desculpas? Você sente que é uma grande humilhação e sendo assim, você se aprisiona cada dia mais.

Correntes sobre correntes. Jesus oferece para você e para sua família uma libertação genuína que você sentirá com esse Amor e Paz que excede todo entendimento humano.


3. Lavará as suas feridas.

O carcereiro lavou e limpou as feridas dos açoites de Paulo e de Silas. Se um carcereiro convertido pôde lavar as feridas de 2 homens, o que Jesus, filho de Deus, que foi ferido, açoitado, caluniado, crucificado, que venceu a morte, que ressuscitou, que ascendeu aos céus e vive com todo poder e glória, não poderá fazer por você?

Você acha que suas feridas não tem curas, pois elas começaram ainda na infância, ou você não consegue perdoar porque eu não sei o que você passou ou o que fizeram com você?

Pois é, eu não se e eu também não salvo. Mas...

  • Ele sabe e Ele salva e cura;

  • Ele fará a obra milagrosa dentro de você;

  • Ele conta com você para que o milagre aconteça;

  • Ele quer caminhar junto a você;

  • Ele pede que use seu cajado, como Deus pediu que Moisés também o usasse para abrir o Mar Vermelho;

Com o seu cajado da decisão, você também terá Mar para abrir, para vocês atravessarem juntos esse milagre e deixar o Egito da escravidão, lá atrás sendo afogada pelas aguas derramadas do passado.

Olhe para suas mãos agora, veja o cajado que está ai novamente, pois esse cajado já esteve várias vezes com você e sua visão obscurecida não conseguiu enxergar, então, hoje, agora é a hora de tirar as escamas dos seus olhos e enxergar o verdadeiro Cristo em sua vida. Amém?


4. Levou-os para sua casa.


O carcereiro simbolizando as atitudes de Jesus logo após a sua conversão, após limpas as feridas de Paulo e Silas, ele os levam para sua casa, para junto dos seus familiares.


SBFé - Uma reflexão:
    Se você aceitar a Cristo como seu ÚNICO, tem que ser único, não deverá adorar outros deuses e imagens, porque Jesus foi o único que venceu a morte e nos trouxe a salvação, para termos acesso direto ao Pai (Deus) desde que se seja por intermédio d'Ele. 
Ele foi muito claro em João 14:6. Não precisamos de Santos como intermediários.
Antes do sacrifício de Jesus na Cruz, era necessário o Sumo Sacerdote e o sacrifício de um cordeiro para expiação dos nossos pecados. Porém,  Jesus veio para nos dar acesso ao Pai e nos libertar dessa dependência dos homens.
Não precisamos mais confessar nossos pecados aos homens, pois nenhum homem tem autoridade diante de Deus para nos perdoar, somente Deus através de Jesus.
Você tem acesso ao Deus Todo Poderoso, por que então, falar com intermediários humanos ou com imagens feitas por mãos humanas, objetos que, ao cair ao chão, se quebra e nada poderá fazer por ti? 
Bons homens que fizeram parte da Bíblia ou outros que foram canonizados como "Santos" foram pessoas que merecem nosso respeito.
Isso vale como reflexão e não como julgamento, caso você tenha sido doutrinado de maneira diferente. Agora você cresceu e poderá ter o discernimento e escolher o caminho a seguir. Amem?

Voltando ao texto...


Após Jesus curar nossas feridas, levando sobre si nossas dores, Ele quer nos levar junto com nossa família para sua casa, a casa do Pai.

- Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo tu e tua casa.

Essa é a promessa de Cristo para a sua vida e da sua família. Se você O aceitar, não significa que toda a sua família já terão a salvação, mas através das suas novas atitudes como um novo Cristão, através das suas orações e intercessões em prol dos seus familiares, sim, sua família poderá ser salva pois esta é a promessa; porém, Jesus bate à porta, mas deixá-lo entrar, será uma decisão pessoal de cada um.

Então...

Leve Jesus pra sua casa como levou o carcereiro, Jesus quer ser o Senhor e Salvador de nossas famílias. Com Jesus em nosso lar, a vida conjugal que passava por desafios, começarão a ter um novo sentido, porque a mudança começará por você, que será mais tolerante, reclamará menos e orará mais. Cale-se e deixe que o Espírito Santo aja, mas para isso, ore pedindo a Deus Sabedoria Divina para conduzir de uma maneira mais serena o seu lar e assim, o cônjuge perceberá algo diferente em você, e o reflexo das suas atitudes, estarão baseados no seu comportamento; você perceberá filhos obedientes, rebeldes as vezes, mas isso, incomodará o coraçãozinho desse pequenino ser que também precisa desse amor de Jesus. Ele em nossa casa, é como viver o céu já aqui na terra.


5. Preparou a mesa e se alegrou

Chegou o momento de nos alegrarmos. Ele está em nossa casa. Foi assim que aconteceu na casa desse carcereiro convertido, em sua casa, com toda a sua família aceitando esse amor de Jesus, cearam e se alegraram, e eu os convido agora para louvar ao Senhor junto comigo.

" Peça para o Senhor fazer um milagre na sua vida, porque hoje, a Salvação entra na sua casa... Entra na minha casa, entra na minha vida, mexe com minhas estruturas, sara todas as feridas, me ensina a ter santidade, quero amar somente a ti, porque o Senhor é o Deus maior, faz um milagre em mim."

Regis Danese, faz um milagre em mim.




Vamos orar e repetir comigo aceitando a Cristo como Senhor da sua vida? Repitam comigo e fale o seu nome.




Após, esse ato de fé, nos procure pelo WhatsApp (11) 9.6397-5997, oraremos por você e em nosso grupo SBFé, você poderá ser apadrinhado por alguém, que poderá caminhar contigo nessa nova fase. Esperamos por você... ou se preferir, procure alguém que já falou de Deus para você e se fortaleça nessa palavra de poder, pois as lutas virão e não permita que sua entrega de hoje tenha sido em vão. Amém?

Que seu dia e sua semana seja abençoada. Vão em paz e que o Senhor permaneça contigo, em nome de Jesus.






Posts recentes

Ver tudo
bottom of page