top of page

Adore a Deus, não apenas as coisas de Deus. Visão ou vista?

Por que Deus entregou Jerusalém nas mãos do Rei Nabucodonosor?

Leituras: Jeremias 27:6| Jeremias 24:1-10| Jeremias 23:3-4


Jerusalém, 605 a.C. O profeta Jeremias observa muitos hebreus cultuando falsos deuses e lamenta. Ele afirma que o povo de Jerusalém precisa ouvi-lo. O rei Eliaquim (ou Jeoaquim - filho do Rei Josias) não acredita ou não dá ouvidos às profecias do profeta Jeremias.

O Rei da Babilônia, Nabucodonosor vence a batalha contra os egípcios e após sitiar Jerusalém durante 2 meses, a invadiu e a conquistou.

Jeremias profetizou por 40 anos ao Rei e a todo o povo e sempre foi hostilizado.

Por que Deus entregou Jerusalém nas mãos do Rei Nabucodonosor?


Deus, tirou o seu povo da terra do Egito, da escravidão e lhes devolveu a terra que mana leite e mel, terra dos seus antepassados. Essa história foi sendo transmitida de geração a geração, mas o povo sempre se desviava dos caminhos do Senhor. Eles depositaram sua confiança no templo, na Arca da Aliança, nas ofertas de sacrifícios, achando que assim, estariam protegidos contra seus adversários, porém, eles se esqueceram do mais importante: Relacionar-se com Deus.

Clique na imagem abaixo e

assista a devocional 30/11/20

Confiar no templo ou em Deus?

O Rei Nabucodonosor, invadiu Jerusalém, fez um acordo com o Rei Eleaquim exigindo altos impostos, levou vários nobres e escravos para servi-los na Babilônia e como despojos de guerra, saqueou todo o tesouro do templo do Senhor; tesouro esse, a qual todos depositavam sua confiança.

Então, Deus não aceitou as ofertas de sacrifício do seu povo?

E as nossas ofertas, nossas entregas, Ele está aceitando?

A nação Israelita, desviaram-se do verdadeiro caminho com Deus e com uma visão míope, distanciaram-se d'Ele buscando seus próprios interesses; deixaram de enxergar os propósitos de Deus na vida de cada um e começaram a viver de aparências, de obrigações, de demonstrações públicas de seus atos, das ofertas e sacrifícios ao templo e viviam também na idolatria.

O Deus de Israel era invisível, as estatuetas dos deuses pagãos, eram visíveis e palpáveis, poderiam acender velas, ajoelhar-se diante das imagens e esculturas. Passaram a viver pela VISTA HUMANA e não pela VISÃO ESPIRITUAL. Visão míope, deturpada e na ignorância.

No vídeo ao lado, Daniel está sendo levado à Babilônia juntamente com seus 3 amigos, que estavam reclamando, praguejando, enxergando a morte e escravidão, enxergando com seus olhos humanos e entregando-se à derrota; em contrapartida, Daniel, consegue enxergar com a VISÃO ESPIRITUAL, de que Deus não os abandonaria e ele sabia que Deus tinha o melhor para eles e mesmo assim, se o destino fosse a morte, com Deus morreria.

Com quais olhos você tem enxergado essa pandemia ou outros desafios que tens vivido? Com Visão espiritual ou vista humana?

Os cristãos de hoje, que aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador das suas vidas, que escolheram viver para Cristo, que se afastaram dos entretenimentos mundanos e vivem mergulhados nos afazeres na casa do Senhor, leem a bíblia, cantam louvores, dão seus dízimos e ofertas, assistem filmes evangélicos, participam de vários ministérios na igreja... ou seja, esses cristão realmente tem agradado ao Senhor? O que você acha que Ele quer de cada um aqui neste mundo? Que façam tudo isso mencionado acima? A resposta é: SIM e NÃO. Como assim?


Por que SIM? Porque para você ser do Reino de Deus , precisa fazer as coisas do Reino de Deus.

Por que NÃO? Porque, se não houver um relacionamento com Ele, viver pela Fé, orar, conversar com Ele, ter uma intimidade com Ele, de nada vale suas obras, pois elas serão mortas; Ele quer a sua entrega em espírito, vivificado com Ele.

Quando fazemos a obra do Senhor, estamos vivendo pelas VISTAS (com visão humana). Quando nos relacionamos com o Senhor, vivemos com VISÃO (visão espiritual). Se estamos na visão de Cristo, as vistas supervisionarão as obras que deverão serem feitas.


Vamos entender na bíblia outros exemplos de Visão e Vista?


Mateus 6:22 e 23 “Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. 23Mas, se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!
A luz, a tocha e o azeite - Pr. Claudio Duarte

Os ancestrais, faziam suas atividades de dia, porque sem luz a noite, eles não podiam fazer nada.

  • Sem a luz, vivemos na escuridão e não conseguimos fazer nada!

Depois, eles descobriram o fogo e aprenderam a fazer uma fogueira, ou seja, eles encontraram a luz, mas eles tinham que ficar perto da fogueira.

  • Muitos cristão, aceitam a Cristo, encontram a luz, mas ficam somente ao redor da fogueira, ou seja, da igreja, do pastor, somente é crente aqui, ao redor da fogueira, da igreja e diante dos membros, como um clube, ali somente ali.

Ainda lá no passado, eles descobriram a tocha, ascendiam e caminhavam mais distante, mas não podiam se afastar, porque a tocha se apagava, precisava sempre voltar à fogueira para ascender a tocha.

  • Tem cristão que, se não voltar sempre ao redor da fogueira, sua luz se apaga e se afasta dos caminhos do Senhor. Sua fé não é firma e qualquer vento, a tocha se apaga.

Mas um certo dia, o homem descobriu o azeite e daí, ele vou que, se ele sempre tivesse combustível sua luz nunca se apagaria.

  • Que Cristão é esse? É aquele que mantem sua lamparina acesa, enquanto tiver luz, ele pode ir avançando em meio às trevas, por isso a Bíblia diz:

  • Eclesiastes 9:8 b... e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.

E a parábola das 10 virgens?

As 5 prudentes que tiveram azeite para manter as lamparinas acesas, entraram com o noivo. As 5 insensatas, sem azeite, suas lamparinas apagaram e o noivo se foi.

O noivo chegou e escolheu as noivas com luz. Então, a lição aqui é nunca escolher para caminhar contigo, pessoas com luz apagada, ou seja, que não quer o combustível de Cristo, o azeite, a unção, a luz acessa para iluminar esse mundo,


Trevas x Luz| Cuidado com jugo desigual.


Você quer viver o sobrenatural com o Senhor ou você se contenta em ficar ao redor da fogueira ou apenas fazer uma simples caminhada, sem ir muito além com os planos que Deus reservou para você?

O azeite, a fogueira e a tocha, estão disponíveis para todos, então, não depende de Deus qual o patamar você atingirá e sim de você, que ao se relacionar-se com ele com a dimensão da luz que você permite, definirá seu percurso, curto, médio ou alto, amplo, voando como águia espiritual com Cristo.

Em todo cesto, sempre haverá figos bons ou ruins, escolha os figos bons e seja também um figo bom; você com luz, saberá discernir entre luz e trevas.

Você pode ter um pouco de azeite, mas quando chega a luz, o azeite se multiplica e sua vida será de abundância. (A viúva de Sarepta e o profeta Elias).

Os soldados do Rei Saul, enxergou com os olhos humanos o tamanho do Golias, pois enxerga somente as dificuldades.

Davi quando o viu, o enxergou com VISÃO, pois ele sabia o que ia receber de recompensa e pelo fato dele já ter tido experiências com Deus, ele tinha luz e tinha azeite derramado na sua cabeça, por isso, ele sentiu-se seguro em falar em nome de Cristo que a força que venceria o Gigante com a força do Senhor.

Se Davi não tivesse um relacionamento verdadeiro, íntimo com Deus, não tivesse vivido a experiência de matar urso e leão, ele se sentiria seguro em desafiar o Golias?

Então, os problemas de hoje, são lições da escola da vida para viver o desafio do Gigante, para receber a recompensa de Gigante. A promessa para Davi era ser rico, casar com a filha do Rei Saul e não pagar impostos. Nessa VISÃO de mudança de vida e a fé em Cristo conquistada pelo seu relacionamento com Deus, ele caminhou com a sua luz rompendo as trevas. Amém?


Louvor de hoje: Eu te escolhi - Gerson Rufino
Eu te escolhi/ Quando ainda era substância em forma no ventre eu te vi/ Mesmo antes de pensar em vir ao mundo/ Eu te escolhi/ Para me adorar/ Eu te escolhi e já sabia que você seria algo precioso em minhas mãos/ Eu acompanhei cada detalhe desde a sua gestação/ O Inimigo fez de tudo pra tirar você de mim/ Mais o que é meu/ Ninguém toca ninguém mexe porque foi meu Pai quem deu/ E não importa o que você passou e o que você perdeu/ Nada pode apagar a sua história se foi Deus quem escreveu.
Você é um livro que só eu consigo ler por dentro/ E por fora eu conheço cada página da sua história/ Cada erro cada acerto até chegar aqui/ Eu vi quando você pensou está tudo acabado/ Que chegou no seu limite está desesperado/ Mais fique você sabendo que Eu cuido de ti/ Não tenhas medo porque Eu estou aqui/ Fica tranquilo porque Eu te escolhi.






Posts recentes

Ver tudo
bottom of page