top of page

A salvação de Zaqueu

Quais os obstáculos que te paralisam? Você pode superá-los, para isso, deixe Jesus entrar na sua casa e na sua vida, como fez na casa de Zaqueu. Lucas 19:1-10

Você conhece o Judeu, chefe dos publicanos, cobrador de impostos e odiado por todos, morador de Jericó?


Estamos falando de Zaqueu.


Há uma música bem famosa do cantor "Regis Danese - Faz um milagre em mim", pois é, a música refere-se a esse publicano. Então, vamos entender como foi a sua conversão.


Jesus caminhava de cidade em cidade, fazendo milagres e ensinando suas palavras. Sua fama se propagou e chegou até Zaqueu que sentiu-se incomodado com suas atitudes.


O que te incomoda quando o Espírito Santo toca em você?

Nesse momento, você sente o desejo que Jesus entre na sua vida e faça uma limpeza desse incômodo?


Esse incômodo, Zaqueu sentia continuamente depois que começou a ouvir falar de Jesus. Suas palavras já estava causando transformações em seu coração, sem ele nem entender o que estava acontecendo.


Zaqueu com toda a sua empáfia de chefe dos publicanos, no seu interior, ele se achava indigno de falar com Jesus.


Mas Jesus veio buscar os pecadores e não aqueles que se consideram santos e se orgulham pelos seus feitos, por suas obras hipócritas apenas para parecer cristãos. As obras são importantes, mas Deus sonda os nossos corações e as obras sem a fé e sem humildade, buscando reconhecimento dos homens, não agrada a Cristo.


No meio da multidão, Zaqueu sabia que Jesus estava com eles, mas devido sua baixa estatura, ele não conseguira vê-lo. Mesmo com os obstáculos (a multidão e sua pequena estatura), ele decidiu tentar, fazer algo por si mesmo, então, ele subiu numa figueira e ficou olhando de longe esperando o Mestre passar por ali.


Imagino o seu coração ansioso ou nervoso por ver alguém que mexia tanto consigo e sem nem saber o porquê, mas sentia que podia mudar sua vida, sua alma e dar-lhe a paz que excede todo entendimento.


Quais os obstáculos da sua vida?
  1. Há os aspectos emocionais, frustrações do passado, pecados cometidos ais quais, nem você mesma se perdoou e acha que Jesus não o perdoará.

  2. Há também fatores externos, que podem ser uma enfermidade, um vício, um desejo de fazer algo que não condizem com os princípios de Deus.

Zaqueu procurou algo que o levasse a superar seus obstáculos, pois seu desejo por uma nova vida era muito grande, talvez, nem ele mesmo soubesse disso.


Hoje te pergunto: Seja no âmbito espiritual ou terreno, o que você tem feito para superar as barreiras, os desafios da sua vida?


  • Em meio à multidão, Jesus enxergou Zaqueu. Ele também o enxerga, olha para você com olhar de amor e estende suas mãos, para você descer da árvore e caminhar ao seu lado.

  • Jesus te individualiza, pois você é muito especial para Ele.

- Jesus disse: "Zaqueu hoje me convém pousar na sua casa."


Ele hoje fala o mesmo para você. O que você fará? Agirá como Zaqueu que preparou o melhor banquete e a melhor cama para recebê-lo ou dará algumas desculpas:

"- Minha casa está suja, a cozinheira não veio hoje, podemos agendar uma nova data"?


Cada um sabe o que de fato o afasta d’Ele.


Apocalipse 3:20: "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo."


Jesus virá e você, estará pronto para recebê-lo? Ele virá como um ladrão a noite e precisamos estar pronto quando Ele vier buscar à sua igreja. Pertencemos a Igreja de Jesus? 1 Tessalonicenses 5:2 e II Pedro 3:10.


Como tem sido suas noites de sono?

Pensando em algo que o aproxima de Cristo ou há pensamentos, sonhos e ou planos que você convive com ele diariamente que te afastam dos planos de Deus para sua vida?


Na multidão, todos enxergaram o pecado de Zaqueu; Jesus não olhou para o pecado dele e nem olha para o seu pecado.

Jesus vê a a sua disposição em recebê-lo na sua casa para estabelecer uma intimidade com você. A casa pode estar uma bagunça, mas Ele quer morar, Ele quer te ajudar arrumar a sua casa.

Jesus quer arregaçar as mangas e te ajudar nessa limpeza, pois sua casa espiritual

( sua alma, sua vida, seu coração) é tão grande que limpar sozinha você não conseguirá.


Jesus tem todos os produtos de limpeza e equipamentos de alta tecnologia para limpar toda a sua casa, sua vida, então, deixe-o entrar, Ele quer trabalhar. Saiba que, a salvação é individual.


Um vai e o outro fica. Lucas 17:34

"Digo-vos que naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, e outro será deixado".

Deixe-o entrar em sua casa hoje. Mateus 24:7-13

"Vigiai pois não sabeis o dia e a hora que o Filho do homem virá".


Que Deus esteja contigo sempre. Crie um relacionamento íntimo com Cristo.


Louvor do Dia. Faz um milagre em mim - Regis Danese
Como Zaqueu eu quero subir / O mais alto que eu puder
Só pra te ver, olhar para ti/  E chamar sua atenção para mim
Eu preciso de ti senhor/  Eu preciso de ti o pai
Sou pequeno demais/  Me dá a tua paz
 Largo tudo pra te seguir

Entra na minha casa/ Entra na minha vida
Mexe com minha estrutura/ Sara todas as feridas
Me ensina a ter santidade/ Quero amar somente a ti, porque o senhor é o meu bem maior / Faz um milagre em mim


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page