top of page

A reforma da sua vida espiritual com Deus

Rei Ezequias e a reforma do templo, iniciando pela vida espiritual do seu povo através dos sacerdotes e levitas. II Crônicas 29. E você, como fará a reforma da sua vida espiritual para se relacionar com Deus?


II Crônicas 29: Rei Ezequias, foi o 13º Rei de Judá, filho de Acaz e de Abi; ele reinara junto com seu pai, até que, com 25 anos de idade, começou a reinar em Jerusalém por 29 anos. No primeiro ano do seu reinado, abriu as portas da casa do Senhor e a reparou. Chamou os sacerdotes e levitas e disse-lhes: "Ouvi-me, ó levitas, santificai-vos agora, e santificai a casa do Senhor Deus de vossos pais, e tirai do santuário a imundícia. Porque nossos pais transgrediram, e fizeram o que era mau aos olhos do Senhor nosso Deus, e o deixaram, e desviaram os seus rostos do tabernáculo do Senhor, e lhe deram as costas. Por isso veio grande ira do Senhor sobre Judá e Jerusalém, e os entregou à perturbação, à assolação, e ao escárnio, como vós o estais vendo com os vossos olhos. Agora me tem vindo ao coração, que façamos uma aliança com o Senhor Deus de Israel, para que se desvie de nós o ardor da sua ira".

2 Reis 18 Ezequias agiu de modo aprovado diante de Deus, tal como havia procedido Davi, seu predecessor. 4 Foi ele que retirou os altares idólatras das colinas, pôs a baixo as colunas sagradas e destruiu os postes de adoração pagã. Despedaçou a serpente de bronze que Moisés havia construído, pois até aquele tempo os israelitas lhes prestavam veneração queimando incenso e o chamou de Neustã (pedaço de bronze). 5Ezequias depositou toda a sua confiança em Yahweh, o SENHOR Deus de Israel, de modo que não houve ninguém semelhante a ele, entre todos os reis de Judá, nem antes nem depois dele.…

SBFé: O Rei Ezequias, ao iniciar sua carreira solo no reinado de Jerusalém, sentou o desejo em seu coração de fazer uma grande reforma, para que todos pudessem voltar-se a Deus e que a aliança com o Senhor fosse restabelecida.

Ele começou pelos sacerdotes e levitas, ou seja, iniciou de fato, com os valores espirituais e em seguida, iniciou a reforma do templo.


Falaremos sobre alguns termos:

O que construção? Construir algo novo, podemos dizer nascer de novo? Jesus falou a Nicodemos, “Necessário é nascer de novo. João 3:7. Você acha que podemos considerar um nascer de novo, uma nova construção do templo, que é nosso corpo para receber o Espírito Santo, para que ele o habite?


O que é restauração? Correções de falhas do desgaste natural, mantendo o aspecto e os materiais originais, ou seja, voltar ao modelo antigo. Na nossa vida espiritual, será que voltar ao modelo antigo, não seria voltar aos pés do Senhor, após a linda construção do "Nascer de novo" e depois, por influências terrenas, se afastar, se desviar da palavra de Deus e precisa de uma restauração para voltar ao primeiro amor?


O que é reforma? Demolir e reconstruir, mas sempre tem parte que você reaproveita, mas o projeto final, fica melhor do que era antes. Se não é nascer de novo e se não é voltar ao primeiro amor, o que seria a reforma em nossa vida espiritual?

O templo é santuário do Espírito Santo de Deus e onde está o templo do Senhor? Dentro de você, o Espírito Santo habita em mim, em você e precisamos passar por reformas, restaurações e porque não, até por um nova construção, nascendo de novo em áreas que ainda estão afastadas do que Deus espera de nós.


Então, a nossa vida, passamos pelos 3 processos: Construir, restaurar e reformar.


Exemplificarei alguns personagens bíblicos que considero se encaixar nas 3 definições:


A Construção:

· Rei Josias – desde quando assumiu o seu reinado, não tem relatos bíblicos que tenha se desviado da palavra do Senhor e permaneceu íntegro em seu propósito;

· Elias – Um profeta que viveu para fazer a obra do Senhor e Deus o amava tanto, que não o permitiu experimentar a morte e o arrebatou em seu carro de fogo e por inúmeras vezes, revelou seu poder através do profeta Elias

· Daniel – Homem de fé e oração, interpretou sonhos do Rei Nabucodonosor, foi honrado em sua missão, mas sofreu a inveja e calúnias, porém Deus o livrou na cova dos leões pelo seu habito de relacionamento com Ele.

Restauração:

Saulo ou Paulo de Tarso? Saulo, um judeu que conhecia muito a palavra de Deus, ele tinha a palavra, mas seu espírito era seco e vazio, até que o Senhor o tocou e o transformou num novo homem, ele nasceu de novo, mas ele vivei uma restauração, porque a palavra que ele estudara, o serviu para ele evangelizar os gregos, os romanos, os gentios e até mesmo os próprios judeus que não aceitaram a Cristo e através da sua palavra, ele nos evangeliza até hoje. A palavra mata e o espírito vivifica. A boca fala o que o coração está cheio (Mateus 12:34). A fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus (Romanos 10:17).


A Reforma:

Raabe (Cananéia, prostituta de Jericó antes da conquista da Terra prometida e a heroína que ajudou os espias israelitas, pela sua fé, aceitou o Deus verdadeiros, se casou com Salmon, foi a mãe de Boaz que casou-se com Rute e pertenceu a linhagem de Jesus). Que grande reforma!!!

Ela ouvia a palavra do Senhor através das histórias da Nação Israelita que saiu da escravidão do Egito, o milagre do Mar Vermelho que se abriu para seu povo, que durante os 40 anos, Deus sustentava seu povo com o Maná que caia do céu. Todos de Jericó, achavam que era lenda, mas ela foi diferente, ele teve fé nesse Deus único e invisível e foi usada por Deus na conquista da terra prometida. Se converteu ao Senhor, foi salva na destruição de Jericó. Ela é um exemplo de vida, que devemos sempre refletir para acreditarmos nas transformações que o Senhor pode fazer em nossas vidas e nunca jungar ninguém, achando que ele não tem solução. Quem, em sã consciência, acreditaria que Raabe pudesse ser uma mulher convertida e ter uma vida digna com Deus? Para Deus, não há impossível!

Filho Pródigo – Esse jovem, que sentiu o desejo de experimentar os prazeres da vida, afastou-se do seu lar, viveu experiências boas e depois ruins, mas num determinado momento, o seu coração foi tocado por Deus, que se arrependeu e voltou para casa do seu pai, a ponto de submeter-se a ser um dos servos, não como filho, ou seja, com coração humilde e transformado, ele voltou arrependido e Deus fez uma reforma na vida desse jovem que voltou para seu pai.

Zaqueu – um publicano, cobrador de impostos abusivos do seu povo, já era considerado um nobre, pois tinha riquezas, ao ouvir falar de Jesus, sentiu algo diferente em seu coração e foi em busca de Jesus. Venceu alguns obstáculos: sua estatura, a multidão, a sociedade, os nobres amigos que iria de fato condená-lo pela sua mudança ao viver para Cristo; esse homem se arrependeu do que fizera e restituiu 4x mais a todos que o roubara, a ponto de Jesus falar. A Salvação entrou nessa casa, pois também este é filho de Abraão. Lucas 19:9


Hoje, apresentei algumas histórias para nos identificarmos. O que de fato precisamos? Nascer de novo, viver restauração e grandes reformas?

Esse jejum, será divisor de águas em nossas vidas.

1. Iniciamos com a história de Daniel, com sua fé e hábito da oração, recebeu o livramento do Senhor na cova dos leões

2. A história de Abigail, que com sua sabedoria, viveu um tempo novo, passando pelo deserto com Davi, refez a sua vida

3. E hoje várias histórias que nos faz refletir a buscarmos reformas que nos transformam numa pessoa melhor com Deus.

Ore ao Senhor, apresente a Ele esse tema e permita que Ele venha com todos os construtores reformar sua casa, sua vida e seja uma nova pessoa em Cristo Jesus.


Siga-nos no Instagram: sbfe_sabedoriaeboafe.

Assista os videos, curta e se inscreva:



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page