top of page

A oração de Habacuque

Na Torre de vigia, Habacuque orou e Deus respondeu. Você já tem a sua torre de vigia espiritual? Como tem sido sua oração? Como Deus tem te respondido?

Leitura: Habacuque 3:11 e 17 a 19 - Atos 2


Você conhece o Poder da oração?


Hoje, nosso despertar será para seguirmos os exemplos dos homens de fé que mudaram suas histórias e de Nações através da oração.

Jesus, dedicava seu tempo à oração com o Pai.

É muito importante aprendermos orar na palavra. A palavra do Senhor é verdadeira e afasta as armadilhas do Diabo para nossas vidas, pois ele odeia a palavra e a deturpa para seus interesses.

Imagino que muitos aqui já devem ter orado na palavra, nos Salmos principalmente, Salmos 23, Salmos 91 ou Salmos de louvores.

A oração tem vários propósitos. Você ora quando está triste, aflito, angustiado, mas ora também quando está feliz e com coração grato. Coração grato deve ser uma prática diária, mesmos diante dos desafios e adversidades porque ele te traz ânimo e discernimento para entender que naquela batalha você cresce, naquela luta você se sente mais forte porque recebe a força de Deus. Se você buscar o Senhor, Ele te dará discernimento e sabedoria para agir. com novas estratégias espirituais e seu coração fica em paz. Após a vitória, você estará mais forte, com mais bagagem e experiência para ajudar outros que não viveram a mesma orientação espiritual que você teve e precisa de você como instrumento de Deus para que ele saia desse deserto. Se você viveu algo e venceu, terá empatia com o problema do outro e saberá instruí-lo para o caminho mais assertivo buscando em Deus.

Assista a devocional abaixo. Dê um curtir.

Habacuque não era considerado um Profeta em Jerusalém, ele era um levita, compositor de músicas sacras e quem lhe daria ouvidos para falar o que Deus lhe ordenara? Naquela mesma época, Jeremias era impopular pois falava ao povo, tudo que ninguém queria ouvir e ele era desprezado pela maioria, então, ele agiria da mesma forma? Não, Habacuque ao receber o chamado do Senhor, ele então, criara uma estratégia para aproximar-se do povo para ensinar-lhes a aproximar-se de Deus.

Vimos na devocional passada que as orações iniciais de Habacuque foram questionamentos. Será que de fato ele fora um questionador, ou ele simplesmente, teve empatia com os questionamentos do povo, falou-lhes que iria pôr-se na torre de vigia, que questionaria ao Senhor e esperaria d'Ele uma resposta à toda sua angústia.

O povo então, sentiu que havia alguém que poderia falar com Deus, indagando de fato suas angústias e dúvidas diante da invasão Babilônica que estaca cercando Judá. Afinal, Jeremias pregava a destruição e quem sabe Habacuque viria com uma nova palavra?

As pessoas temem a verdade e sempre se apegam a um fio de esperança pra continuar vivendo. De fato, Deus respondeu, mas com estratégia diferente, Habacuque apresentou as mesmas palavras verdadeiras de Jeremias em forma de cântico, esperança e fé.

As adversidades as vezes tem o propósito de despertar dentro de você o desejo de orar, a falar com Ele no meio da angústia, porque as vezes falamos com todo mundo sobre nossos problemas e deixamos para falar com Deus em último lugar, quando ninguém conseguiu te dar a resposta que você precisa, muito menos dar a paz para resolvê-los. Louvor irmão Lázaro - conte a Deus

Habacuque ao orar com Deus, não mais em tom de queixa, ele estava temeroso pelo povo judeu que seria devastado pelos Caldeus, os babilônicos, sobre uma punição severa que vira para aquele povo.

Diante de uma notícia paralisante, diante de incertezas,, perspectivas devastadores, Habacuque levanta a sua voz para orar.

Irmãos, estamos em tempo que o clamor e indispensável, pois estamos vivendo também uma situação similar a invasão babilônica, porém, os inimigos são invisíveis e matam muito mais do que qualquer exército caldeu. A oração deve fortalecer o coração de cada um, clamor coletivo ou individual. Não deixe que a situação aterrorizante lhe paralise, pois são essas situações que lhe ensinarão a arte de orar. Essa arte não representa palavras difíceis e nenhum conhecimento acadêmicos ou viagens ao redor do mundo, o seu relacionamento com o espírito Santos Deus, é a sua entrega verdadeira em sinal de humildade.

Você vai começar devagar, baixinho, adore-o antes, coloque um louvor para entrar em espírito de oração, para se afastar dos problemas do dia a dia e deixa que o Espírito Santo assuma sua posição nesse momento, pois ele está com você como um intercessor, e orará junto contigo, mas seu coração precisa estar entregue.

Vou lhes dar uma dica bem fácil. Antes de orar, leia uma passagem bíblica e escolha o versículo que lhe chamou atenção, ou tire um versículo na caixinha de Promessas. Comece a falar com Deus, lendo esse versículo e ore na palavra. Esse versículo podemos usar como “colinha” de como você deve basear o início da oração, e depois de um louvor, uma leitura, um momento de silêncio, de joelhos aos chão, impossível você não começar a orar e adorar com a ação do Espírito Santo.

Habacuque então, após receber a resposta do Senhor, vem e declara em forma de louvor a resposta do Senhor, trazendo mensagem de fé e esperança, afinal, o fim e a invasão da Babilônia era certa, ou seja, as lutas virão, mas Deus nos dará a restauração no tempo certo, pois o exílio dos judeus durou 70 anos e o meu e o seu exílio? Quanto tempo durará?

Esse tempo dependerá do seu tempo de oração com o Senhor, do seu olhos espirituais abertos para ouvir a voz do Senhor.

Habacuque começa sua oração chamando o Senhor para conversar e ele relembra as maravilhas de suas obras, Deus sabe o que Ele já fez, mas Deus ao ouvir você relembrar seus feitos, demonstra através da sua vida, um coração grato e também, o reconhece como Deus todo poderoso e Ele se agrada com seus filhos que o adoram em espírito e em verdade.

No versículo 7, ele menciona que os vizinhos tremiam diante dos feitos de Deus... isso significa que o Diabo treme diante da presença de Deus e todas as vezes que você relembra sues feitos, o mal se afasta pois suas vitórias o incomoda.

Deus que resgatar seu povo da escravidão desse mundo, das armadilhas preparadas pelo Diabo desde a queda do homem e Ele está voltando e nesse período, Ele está preparando a sua igreja para seu retorno.

Então, em seu momento de desânimo, louve e ore ao Senhor, abra seu coração, lembre-se de tudo o que Deus já fez em sua vida... assim, você alegrará seu coração e dará vontade de louvar e adorar ainda mais, sua fé se fortalece e você sentir-se-á mais seguro diante de um Deus tão poderoso.

Uma outra dica, é você pegar um caderno e escrever ali em cada pagina, seu pedido de oração com data. A proporção que Deus for agindo, vai escrevendo ali as lutas, os versículos que orou, o louvor que cantou, e por fim, os milagres recebidos com data. Assim, você poderá depois, ler tudo e se lembrará da experiência vivida e como você venceu buscando a Deus. Faça desse caderninho, seu Diário com Deus... Ele te acompanhará nas adversidades e desafios e será tão importante e tão significativo. Tentem e depois compartilhe conosco se está fazendo sentido para você.

Vamos orar agora através de um louvor? Vamos aprender a orar com louvor? Se você já sabe, amém, será muito gratificante ao seu coração e a Deus, vislumbrar seu ato de humildade e dependência dele. Leia comigo e depois, ajoelhe-se e louve em oração a Deus.





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page