top of page

A fé e sua saúde. Há alguma relação?

O que a fé tem relação com a saúde?

Angela Dias, SP, 12/01/2019 com revisão em 16/12/2024


Isaías 53.4-5: “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.

Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.



Se estou doente é por que não tenho fé?

Calma, calma, não entre em pânico, deixe-me compartilhar o que penso a respeito. Assim, você poderá refletir e buscar a solução para este assunto tão polêmico.


A enfermidade chegou aos seres humanos desde o pecado de Adão e Eva no paraíso. Deus os fizeram a sua imagem e semelhança, um corpo perfeito e saudável. Essa afirmação só concordarão comigo quem de fato acredita nesse fato. Enfim, desde então, sofremos de dores e sofrimentos espirituais e carnais.


Na bíblia relata a aliança que Deus firmou com o seu povo no monte Sinais, a ponto de Moisés ter falecido com 120 anos e nem seus olhos e seu corpo estavam enfraquecidos. Leia em Deuteronômio 34:7 


O corpo criado por Deus é perfeito (o povo de Israel viveu 450 anos sem qualquer doença) e o sistema imunológico do corpo é a sua autodefesa, porém pelas transgressões humanas, não apenas pelos pecados espirituais e também pelos exageros em sua alimentação, cuidados com o corpo, falta de respeito com sua própria condição física, o corpo foi-se debilitando e sujeitando-se às enfermidades.


Em II Crônicas 16:12-13 menciona o Rei Asa que foi acometido por uma doença nos pés e não buscou ao Senhor, somente aos médicos. Asa morreu no quadragésimo primeiro ano do seu reinado.


Deus nos criou com um corpo perfeito e, mesmo cuidando dele com boa alimentação, evitando o sedentarismo, mantendo equilíbrio e buscando qualidade de vida física e emocional, ainda assim não estamos totalmente livres das enfermidades. Contudo, ao adoecermos, é fundamental buscarmos ao Senhor, não aceitarmos essa enfermidade em nosso corpo e, pela fé, clamarmos pela cura ou impedirmos que a doença progrida. Porém, além da fé, também é necessário buscar tratamentos médicos e nutricionais, adotando uma postura de responsabilidade e proatividade em relação à nossa saúde.


A alquimia


Desde a antiguidade, os alquimistas, com suas práticas ritualísticas e protocientíficas fundamentadas em bases espirituais e filosóficas, buscavam a cura para as enfermidades que surgiam em suas épocas.

A alquimia praticada na Grécia, inspirada pela tradição egípcia, lançou fundamentos que contribuíram para o desenvolvimento da medicina moderna. Na era antiga, muitas curas foram descobertas, mas isso levou algumas pessoas a se afastarem da busca pela cura em Deus e da promoção de sua própria saúde. Pelo contrário, muitos se entregaram de forma exagerada aos prazeres da vida, confiando que, caso adoecessem, as soluções médicas descobertas seriam suficientes para resolver suas enfermidades.


O que acontece atualmente?


A medicina avançou extraordinariamente e, hoje, é indispensável em nossas vidas.

Não podemos deixar de agradecer pela vida dos médicos, que se dedicaram em anos de estudos e os fazem sempre, dedicam a salvar vidas diariamente. Deus, em Sua bondade, concede-lhes discernimento para diagnósticos precisos e prescrições assertivas. Então, onde quero chegar com isso?


Faça um voto de saúde entre você e Deus


O que você precisa mudar para o seu bem-estar? Identifique os hábitos que precisam ser transformados em sua rotina. Lembre-se de que cuidar da saúde é um ato de amor próprio e um compromisso com o corpo que Deus lhe deu.


Não consegue fazer sozinho? Não sabe por onde começar?


Se o desafio parece grande, o primeiro passo é decidir amar-se e olhar para seu corpo como Santuário do Espírito Santo de deus. No fundo, você sabe por onde começar, mas talvez esteja sobrecarregado com tantas demandas. Nesse caso, procure a ajuda de um profissional que possa orientá-lo na tomada de decisões e no cuidado com a sua saúde.


O que fazer quando adoecer?


Se não está se sentindo bem, a solução não é correr para a farmácia e encher-se de medicamentos imediatamente. Antes disso:

  1. Ore: Conecte-se com Deus e peça discernimento.

  2. Respire e Reflita: Escute o seu corpo e tente entender os sinais que ele está apresentando.

  3. Aja no Alerta: Considere até o primeiro espirro como um aviso para entrar em estado de atenção e buscar resolver o problema desde a raiz.


Se ainda assim não funcionar, busque as alternativas disponíveis, como a Naturopatia, os tratamentos da Saúde Integrativa no campo biofísico e, por que não, a Alopatia quando necessário?


A medicina é um campo amplo e integrativo, que combina conhecimentos, estudos e práticas para promover o bem-estar físico, mental e espiritual. Mas lembre-se: você é o principal responsável pelo cuidado com a sua saúde. Isso não significa automedicar-se, mas adotar uma postura ativa na promoção da sua qualidade de vida. Conheça a si mesmo, cuide-se com dedicação e honre o templo que Deus lhe confiou.


Amanhã, falaremos sobre a Saúde Integrativa.


Fonte de inspiração e recomendação de leitura:

Livro Pharmakeia: O Assassino Da Saúde | Ana Mendez Ferrell


Angela Dias - Instagram SBFé.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page