top of page

Deus muda a nossa história. Adeus Lodebar.

Mefibosete, viveu a graça de Deus e com seu caráter de honra, foi honrado.

Leitura: II Samuel 9 ao 19.

Quem foi Mefibosete?

Na casa do Rei Saul, há 2 com este mesmo nome. Um filho com sua concubina Rispa que foi entregue aos gibeonitas (2 Samuel 21:8,9), e o outro, a qual falaremos nessa tarde, o filho de Jônatas, o melhor amigo de Davi e também filho do Rei Saul.

Após a morte do Rei Saul e de Jônatas seu pai numa batalha contra os Filisteus, a sua cuidadora, ao saber do costume da época no extermínio de toda a família do Rei perdedor pelo novo Rei, ela então, foge com essa criança de 5 anos que ao cair do seu colo, o deixa paralítico dos seus dois pés (2 Samuel 4:4). Eles se refugiaram numa terra chamada: "Lodebar"; terra do esquecimento, da miséria e lá viveu por muitos anos.

Certa vez, Davi já aclamado Rei, lembrou-se da promessa que fizera ao seu amigo Jônatas e também ao Rei Saul que não exterminaria toda a sua descendência e manda chamar Ziba, um servo antigo do Rei Saul que agora o servia e pergunta:

- Será que existe alguém de Saul em que eu possa ajudar? Lembrei-me da aliança que a Jônatas prometi, de ser fiel a sua casa enquanto eu existir.

Ziba lhe respondeu: - Existe um oh meu Senhor, que habita em Lodebar, terra de tristeza e dor, onde opera a maldade e a miséria é realidade. Terra sem sonhos, lugar de pavor! Ele se chama Mefibosete, mas porém não pode andar, é aleijado de seus pés, mal consegue se arrastar.

Davi então, ordena que o busque em Lodebar. Vamos imaginar a cena desse servo acompanhado da gaurda Real, em busca deste jovem? Como ele se sentiu nesse momento? O chefe da guarda então pergunta: - Você é Mefibosete? - Sim, eu sou.

Temeroso, pois ele estava na terra do esquecimento, para que o novo Rei não o exterminasse. Mas então, ele obedeceu ao seu chamado e perante o Rei, Davi lhe diz:

- Você é Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul?

- Não temas, porque decerto usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa.

Então ele se inclinou, e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu? 2 Samuel 9:7,8


No louvor de Gerson Rufino diz: "Você vai morar no Palácio do Rei, você vai comer na mesa do Rei, você vai se vestir como um Rei, você vai estar ao lado do Rei!"

Observem, toda restituição que esse homem, sem esperança, abandonado em Lodebar, sem família, sem honra, sem herança e paralítico; mas, havia algo que ele ainda não havia perdido: A vida. Enquanto há vida, há esperança.

Até esse momento, não foi falado na Bíblia, qual o caráter desse homem, se ele se tornara mau diante de todo ocorrido, se ele tinha desejo de vingança, se estava planejando algo para restituir o seu direito às terras do seu avô, nada se sabia, mas o que conseguimos ver, que independente de conhecermos o coração desse homem, Davi demonstrou a verdadeira graça de Cristo através daquela atitude.

Este servo Ziba, foi destinado a servir a Mefibosete com todos da sua casa ( 35 filhos) servindo a esse jovem, que agora, recebera uma grande fortuna em bens e que ele não podia pôr a mão no arado, mas teria servos para si.

 

Mas, fica a dúvida: Qual o caráter de Mefibosete? Vamos então descobrir, diante da traição que ele vivera pelo seu servo Ziba (II Samuel 16 em diante)


Através dessa traição, a qual Deus permitira para que todos pudessem conhecer o caráter deste jovem; muitos poderiam pensar que todas as honrarias que recebera, foi apenas pela justiça e bondade do Rei Davi, mas no Reino Espiritual, o Senhor conhece o coração de cada um dos seus.

Quando Ziba o traiu, no momento da fuga de Davi, por causa da armadilha do seu filho Absalão, todos que estariam ao lado do Rei, deveriam segui-lo. Ziba então, não levou Mefibosete e o deixou no palácio e ainda disse ao Rei Davi que ele o traíra e preferiu ficar ao lado do seu filho.

Davi então, decepcionado, transfere todos os bens do menino para Ziba.

Quando Davi retorna ao seu posto de rei após a morte do seu filho, ele então se depara com a verdade de Mefibosete; Davi então, divide a herança para os dois, para não ser injusto com ambos.

O que fizera esse menino diante do traidor e do Rei?

Esse homem então, teve a oportunidade de mostrar que seu coração era limpo e perdoador, sem ganância e fiel ao seu Rei.

Abriu mão de tudo e deixou com Ziba, mas fez questão de provar, que o que mais importava para ele, era o bem estar do Rei Davi, que ele o considerava como um PAI.

 

SBFé: O que aprenderemos com essa história tão linda?


- Que nessa vida, nunca devemos perder a fé ou esperança. Enquanto tivermos vida, sempre haverá uma solução, mesmo que tudo pareça impossível!

- Diante dos problemas da vida, se na sua infância você tenha sofrido, seja o que for, nunca guarde mágoas, rancor, desejo de vingança em seu coração, pois o Senhor, poderá mudar a sua história, mantenha-se íntegro.

- Nunca se esqueça das promessas ou juramentos que tenha feito a alguém, mesmo que isso tenha sido no momento da emoção, cumpra com sua palavra, seja justo, assim, como fez o Rei Davi que através da sua lembrança, mudou a história desse menino esquecido em Lodebar.

- Seja sempre fiel; mesmo que o mundo te acuse, a verdade vai aparecer.

- Perdoe, porque a traição poderá vir de qualquer lado, mas o perdão, deverá sempre partir de você. Liberte-se das amarras que possa aprisionar sua alma.

- E por fim, mesmo que tudo pareça difícil, Deus tem preparado para ti, Dupla Honra para que você possa sentar-se à mesa do Rei. Amém?

 

Vamos então, assistir esse vídeo-clip com o louvor de Gerson Rufino: A casa do Rei.

Davi chamou a Ziba, então lhe perguntou: - Será que existe alguém de Saul em que eu possa ajudar? Lembrei-me da aliança que a Jônatas prometi, de ser fiel a sua casa enquanto eu existir.

Ziba lhe respondeu: - Existe um oh meu Senhor, que habita em Lodebar, terra de tristeza e dor, onde opera a maldade, a miséria é realidade. Terra sem sonhos, lugar de pavor!

Davi pergunta a Ziba: - Fale mais deste homem, por favor me diga logo o seu nome. - Se chama Mefibosete, mas porém não pode andar, é aleijado de seus pés, mal consegue se arrastar. - Manda chamar este homem, pra comigo se assentar. Diga a Mefibosete que o Rei manda chamar.

- Tudo aquilo que era seu vou devolver, vou restituir, os sonhos que você perdeu. És o último da casa de Saul. Você não é mais um, que ninguém dá valor. Você vai morar na casa do Rei/ Você vai comer na mesa do Rei

Você vai se vestir como um Rei/ Você vai estar ao lado do Rei! A miséria nunca mais haverá, um Adeus a Lodebar você vai dar, todos vão saber quem é você, o Rei manda te chamar.



Fonte de inspiração: Louvor Gerson Rufino, estudo blog Estilo e Adoração, Pastor Arilton e Pastor Paulo Seabra.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page