top of page

Novo céu, nova terra, galardão.

O que eu sei sobre isso?

Leitura: Apocalipse 21:1-4


Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia.
Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido.
Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: "Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus.
Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou".

Quando começamos a olhar tudo que fizemos e que ainda está difícil deixar de fazer, logo imagina-se o Inferno e o medo de ir para lá, deve ser assustador.


Mas, a Bíblia nos dá uma boa notícia:


Cristo nos convida a olhar para o novo céu e para a nova terra, local onde estaremos, pois n’Ele somos justificados, e as nossas falhas não serão mais um hábito.

Uma vez estando em Cristo, onde viveremos após a nossa morte? No céu? A Bíblia em nenhum momento falar que moraremos no céu, habitação de Deus. Ao contrário, fala de um novo céu e de uma nova Terra.


Em Apocalipse 21:1-4 está escrito que os salvos morarão na Nova Jerusalém, o provável antigo Éden que descerá do céu para os salvos morarem, então, logo se deduz que não é no céu, morada de Deus que moraremos, mas a presença do Senhor estará conosco todos os dias.

Mas, onde o ser humano ficará após a sua morte, antes do julgamento final de Cristo?

A possibilidade mais aceita é que os salvos, após a sua morte, irão para o Paraíso que é um lugar diferente daquele que viveremos eternamente. É um local transitório, mas não tem as características do Purgatório pregado pela Igreja Católica. Lá é um ambiente de paz, onde não teremos que fazer nada para ascender de posição.

Essa ideia de Paraíso pós morte se encontra em Lucas 16:22 e 23:43. Se Cristo garantiu que o ladrão na cruz estaria com Ele naquele mesmo dia no Paraíso, e Jesus só subiu aos céus 40 dias após a Sua morte (Atos 1:1-9), concluímos que são lugares diferentes.

Os que morrem sem Cristo, irão para o Hades, ou Seol, local de tormento (Atos 2:27; Lucas 16:23).Em ambas as situações, é um lugartransitório, pois o destino eternoserá decidido após o Julgamento de Jesus no último dia. Mas, se é nesselugar que a pessoa já se encontra, tudo indica que não há mais possibilidades de salvação (Igreja Multiplicadora).

 

E o Galardão?

Já ouvi falar em galardão, o que é isso?


Galardão é um prêmio alcançado pelos cristãos salvos, por sua dedicação à Obra do Senhor.

Em Tiago 2:17 diz: “...a fé sem as obras é morta” e reforçou dizendo que “[...] aquele que sabe fazer o bem e não o faz, nisso está pecando” (Tg. 4:17).

Sendo assim, devemos fazer algo correto porque:

1) É uma questão de obediência, pois o não fazer é pecado;

2) Mesmo que não mereçamos, ainda receberemos uma premiação por nossas boas ações.

É necessário lembrar que boas ações não salvam, mas os salvos praticam boas ações.

Mas como saber quem é salvo?

Não nos cabe julgar, mas pelos frutos, identificamos a árvore.


A figueira seca? Foi amaldiçoada por Jesus, pois ela existia e não produzia frutos.

Nós existimos, aceitamos a Cristo e não produzimos frutos, obras em prol aos propósitos de Cristo?

Não faz nada para demonstrar através da sua vida que você tem um Deus que tudo pode e que sua vida é abundante pois Ele vive em você?

Então, quem é salvo pratica boas obras; logo, quem não as pratica, dá sinais de que ainda não foi salvo e quem é salvo não vive na prática do pecado.

Pecar deve ser um acidente, e não um hábito (I João 3:9).


Muitos se envaidecem pelas obras que fazem, mas é o Senhor é o único quem sonda o nosso coração e julgará tudo o que fazemos.


Em ICo.4:5 o apóstolo Paulo nos orienta a sermos prudentes ao considerar-nos merecedores de alguma coisa.

Um pouco antes, em ICo. 3:10-15, ele fala que no Dia do Juízo Final é que saberemos se nossas obras foram feitas com a estrutura de ouro, prata, feno ou palha.

Esse texto não fala se seremos salvos, mas o nível de recompensa que os salvos terão pelas obras que fizeram.

Há quem diga, que GALARDÃO, é um conceito materialista, como se fosse prêmios materiais, bens ou lugares especiais nas regiões celestiais... essa definição não tem respaldo bíblico.

Mas há quem defenda que o verdadeiro galardão é recebermos plenamente, dentro do limite humano, a imagem moral e metafísica de Deus. Afirma ainda que Quando formos transformados em seres dotados de grande poder, então nos serão dadas tarefas de grande magnitude, para cumprirmos nos lugares celestiais e eternos (seria então na Nova Jerusalém, ou seja na nova terra) (Champlin, R.N, 2008, p. 847)


Existem teorias de que o tamanho do galardão determinará a proximidade que teremos de Deus, ou o nível de enchimento do cálice da salvação que beberemos (Sl. 116:13).

O que há, de fato, são especulações a respeito disso. A única certeza que deve existir no coração do cristão é a de que ele é salvo, e que como filhos de Cristo devemos fazer as boas obras, como compete a todos os salvos.


Talvez você agora este dizendo que é uma pessoa boa, merecedora dos galardões divinos. Comparemos nossa vida à Bíblia.


Em Lucas 17:10 diz: Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.

Ou seja, essa passagem bíblica nos desperta para não nos vangloriarmos pelas obras que fazemos aqui na terra, como que, estivéssemos fazendo o máximo dos máximos e que somos melhores que os que não fazem.


Você se considera uma pessoa boa, merecedora de algum favor divino?


Para os padrões divinos, você é uma pessoa boa? (Comparar com os 10 mandamentos)

Vejamos que nos 10 mandamentos, há apenas 2 ordens:

Santificar o dia de sábado para o Senhor ( eu digo mais, não apenas o sábado, mas todos os dias, devemos reservar um tempo para o Senhor, e se possível, primiciar nosso dia a deus, nem sair do quarto sem antes falar com Ele, ativar seu espírito com o d’Ele, comunicação vertical de Pai para filho, e também na viração do dia, as 18h, tempo esse que o Pai sempre falava com Adão e Eva.

A 2ª Honrar pai e mãe -

Os demais itens são os Não, o que não devemos fazer:

Já em Levítico 19:11-18, Deus fala com Moisés sobre orientações para os Hebreus:

Não furtareis, nem mentireis, nem sejais falsos, não jurareis, não profanar o nome de Deus, não oprimirás o teu próximo, não roubarás; não amaldiçoarás ao surdo, nem porás tropeço diante do cego; não seja injusto, não andes com mexeriqueiros, nem derrame sangue ao teu próximo, não odeie, não te vingues e nem guarde ira contra seu irmão...

Mas temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor. Amar a Deus sobre todas as coisas

E amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.



Fonte: IgrejaMultiplicadora/videos; pensador.com/ Champlin, R.N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia e contribuição do Pr. Eduardo Souza.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page