top of page

A Santa Ceia - Além de um Ritual

A importância da Santa Ceia. Reverência, perdão, libertação e Salvação.

Leituras: Mateus 26 e outros a destacar durante a leitura.


Ao lermos o 24:1 está escrito: Jesus saiu do templo com seus apóstolos... em seguida no versículo 26:6-7 menciona que ele entrara na casa de Simão, o Leproso e lá, uma mulher derrama-lhe em sua cabeça reclinada numa mesa, um perfume de alabastro, muito caro e todos ficaram indignados.


Oremos para que Deus possa penetrar profundamente em nossos corações com essas passagens tão impactantes!



Naquele dia, Jesus sabia que seria a sua última visita ao tempo, pois dali tudo ocorreria, ele seria levado ao calvário. A Páscoa estava próxima e Ele sabia qual seria o seu fim, Ele sabia que cumpriria o seu propósito.


SBFé: Irmãos, hoje os templos estão fechados e Jesus não está lá, porque Jesus não habita em templos de pedra se os verdadeiros templos e adoradores não estiverem lá. Nessa pandemia, onde as igrejas estão fechadas, Jesus saiu do templo e entrou na minha casa e na sua casa, como entrara na casa do leproso e em nosso caso, na casa de um pecador, como eu e você que carecemos na sua graça para nos perdoar diariamente, como uma lepra, que não tem cura, limpa um e depois aparece outro, continuamente, até o dia que chegue a volta de Cristo.

Aquela mulher que derramara um vaso de perfume caríssimo e que todos ficaram indignados com sua atitude. Será que todos ao seu redor ou até você mesmo, também ficou indignado em preparar sua casa, uma mesa bonita, uma roupa decente para receber Jesus e ceiar com Ele? Se Ele ainda vive, Ele de fato entrará em sua casa e vamos recebê-lo.

Houveram alguns encontros que nunca mais se repetiram. Caim saiu da presença de Deus e nunca mais falou com Ele. O que eu quero e o que você quer? Que esse encontro com o Senhor se repita sempre? Então, vamos manter o nosso templo sempre limpo para que Ele queira habitar, pois, dependendo do que Jesus encontre no templo, Ele não vai querer voltar.

Em Mateus 21:13 Jesus derrubou as mesas dos cambistas que lá vendiam e expulsou a todos que não estava no templo para orar e buscar ao Senhor.

O que você vai fazer na Igreja? Orar, adorar ao Senhor, você se veste de forma decente e participa do culto com reverência, ou simplesmente é um local de encontro de amigos?

 

A Santa Ceia - Além de um simples ritual

Você tem participado da Santa Ceia do Senhor? Você se prepara para este grande momento? Não há na Bíblia a ordenança da periodicidade, a maioria das igrejas optam em ser 1x por mês e acho uma boa escolha, pois aquele dia, deve ser um culto diferente, um culto especial e você, uma entrega especial, uma reflexão do mês que passou e quais suas novas atitudes diante da renovação da aliança que você fez com ele na Santa Ceia, ou seja, é muito além de um ritual, ou comer um pedação de pão ou beber um suco de uva.

Ao assistir esse vídeo, veja quantas palavras impactantes Jesus falara aos seus discípulos e deve falar fortemente aos nossos corações nessa tarde.


A Santa Ceia foi realizada 2 dias antes da Páscoa Judaica (Sobre a Páscoa, falei na Devocional da Pascoa).

A Páscoa Judaica (Êxodo 12), representava a libertação da Nação Israelita da escravidão no Egito por 430 anos, a qual Moisés os levaram para Terra Prometida. Desse dia em diante, anualmente eles comemoram esse dia em festa da Páscoa sacrificando um Cordeiro imolado.

Mas, essa Páscoa foi diferente, o Cordeiro de Deus, o único que libertaria verdadeiramente o mundo, não apenas a Nação Israelita da escravidão do pecado, sim, não foi apenas a libertação física como houve no Egito, restrito apenas aos Judeus e agora, a todos que O aceitem como Senhor e Salvador da sua vida. Para Judeus, Samaritanos, Romanos, Gentios e até os dias de hoje, para mim e para você.

Então, qual a importância da Santa Ceia?

1) É uma ordenança do Senhor - Fazei isso em memória de mim I Cor11;24-25 "fazei isto em memória de mim."

Ele não falou in memória, Ele falou "Em memória" pois Ele está vivo e quer ceiar contigo sempre

2) A Ceia do Senhor, foi um evento planejado e desejado por Cristo - (Lucas 22:15)

"Desejei ansiosamente comer esta Páscoa com vocês antes de sofrer."

3) Na Ceia, Jesus revela o Reino de Deus (Lucas 22:16) "Não comerei dela novamente até que se cumpra no Reino de Deus". e poderemos ceiar com Cristo como fizeram os Apóstolos;

4) Ela declara a verdadeira libertação do povo de Deus. Não estaremos indo para a Canaã Terrestre (Páscoa Judaica) e sim para a Canaã Celestial, com a volta de Cristo.

5) É um momento de Comunhão com todos: Durante a Santa Ceia, todos se unem num só corpo, num só espírito para celebrar juntos, esse momento de gratidão pelo sacrifício de Jesus na Cruz para nos salvar. Nesse momento, todos somos iguais, pois Ele veio buscar a todos. Jesus vai voltar para buscar sua igreja unida.

6) Na Santa Ceia, estamos diante da Cruz: Na cruz, foi sacrificado alí o corpo de Cristo e seu sangue foi derramado, drenado, como um Cordeiro. Na Páscoa Judaica, eles sacrificavam um Cordeiro e drenava seu sangue, o mesmo foi feito com Cristo, e esse cordeiro, era para remissão dos nossos pecados e assim, fizera Jesus.

Então, essa mesa, não é apenas uma mesa, ela simboliza seu sacrifício e a sua Vitória, pois Ele venceu a morte e ressuscitou. Por isso, que eu pedi, que cada um cuidasse da mesa com muito carinho, pois Jesus estaria nela representada.

7) Santa Ceia é a nova aliança de Cristo com sua Igreja: Mateus 26:28 "Isto é o meu sangue da nova aliança, que é derramado por vós para perdão dos vossos pecados."


A ALIANÇA DO NOIVO: No judaísmo, quando um rapaz namorava um moça, era estabelecido uma aliança de noivado; o noivo não podia frequentar a casa da noiva e ele tinha que ir preparar o "Chupá" fala-se hupá, que representava a casa dos noivos, abertos por todos os lados, representando que poderá receber amigos e parente de todos os lugares. Havia o amigo do noivo, que visitava a noiva e levava-lhes joias; a noiva preparava um banquete representando que ela estava se preparando para o casamento, até o dia da volta do Noivo para buscar a sua noiva e enfim se casarem.


Na NOVA ALIANÇA: Jesus é o noivo, a ceia que estamos fazendo, é o banquete, o amigo do Noivo é o Espírito Santo que Ele deixou conosco e as joias, são os frutos do Espírito, e Jesus voltará para buscar a noiva, e a noiva é a igreja, e quem é a Igreja, somos nós que estamos aqui para renovar a nossa ALIANÇA COM CRISTO.


Mas ainda não sou batizado, estou em pecado, posso tomar a Santa Ceia?

Irmãos, cada igreja tem a sua ordenança, suas regras para que a Santa Ceia de fato seja de fato levado a sério, então, eu concordo com a ideia de dar o curso de batismo, fazer o batismo, dentre outras regras para pedir respeito e reverência à Ceia de Cristo, mas de fato, estou aqui para apresentar o que encontrei na Bíblia e nos meus estudos:


Ou seja, cada situação, terá o seu contexto e o Pastor da igreja, receberá de Deus, como deve agir em cada situação. Nesse contexto, Deus permitiu que eles celebrassem a Páscoa, pois a sua oferta "Cordeiro" seria para remissão dos seus pecados e para sua purificação.

Então, nessa ceia eu também te digo:

Jesus, é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e sendo assim, Ele está aqui nessa noite para te perdoar, te purificar e você deve aceitá-lo como Senhor e Salvador das suas vidas.


E por que Jesus não leva logo todos o que O aceitam e ainda os deixam aqui na terra, correndo o risco de vacilar? Sabe porque eu e você ainda estamos aqui? Para levar a palavra do Senhor a toda a criatura, pois a videira que não der fruto, secar-se-á. Jesus amaldiçoou a figueira seca, sem frutos, não há galardão. EVANGELIZEM!


Nesse momento, peço que todos, se ajoelhem, orem ao Senhor, peça perdão, purifiquem-se diante d'Ele, agradeça pelo seu sacrifício na Cruz.


O momento mais difícil na Cruz, foi quando Ele levou sobre si nossos pecados, pois naquele momento, com o corpo com o pecado da humanidade, Ele não sentiu a presença do Pai e Ele chamou:

"Eli, Eli, Lemá Sabactani. Deus meu, Deus, por que me abandonaste?"

E o que apresentaremos a Ele nesse momento, para ficarmos "Alvo como a Neve" HC39


Agora, a Santa Ceia será ministrada pela Pastora Dina Marques



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page