Nos tempos atuais a mulher moderna está exposta a novas exigências culturais, familiares e de trabalho que afetam não só seu estilo de vida e escolhas pessoais...
Nos tempos atuais a mulher moderna está exposta a novas exigências culturais, familiares e de trabalho que afetam não só seu estilo de vida e escolhas pessoais, como também o próprio funcionamento do seu corpo, refletindo nas diversas fases da expressão do feminino: ciclos menstruais, a fertilidade, a maternidade e a menopausa.
Pela visão da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o organismo humano deve ser visto como um todo, com cada órgão interligado energeticamente ao outro. Ao tratarmos uma mulher dentro das terapias milenares, devemos levar em conta o seu ciclo menstrual. Como uma mulher é diferente a cada semana, a seleção de pontos de acupuntura e as ervas, além dos objetivos do tratamento também diferem de acordo com o período do ciclo.
Em chinês, menstruação chama-se Jue Jing que na tradução representa o ciclo da lua, portanto, faz parte de todo o tratamento aproximar a mulher da sua essência, fazê-la reconhecer seu ciclo e suas fases, se respeitar e se auto-conhecer.
Na prática terapêutica do consultório aplico as técnicas de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa – acupuntura, moxabustão, ventosaterapia, laserpuntura, eletroterapia, fitoterapia chinesa e as técnicas de microssistemas como a auriculoterapia e a craniopuntura. Em conjunto, ainda utilizo a Aromaterapia, a Terapia Herbal, Terapia Floral ( Florais de Bach e Florais frequenciais ), Fitoterapia Brasileira e Cone hindú.
Todas essas terapias complementares e integrativas estimulam a homeostase e por isso podem agir positivamente no sistema reprodutivo feminino e na saúde em geral.
Através da otimização do sistema podemos auxiliar nos meridianos envolvidos:
Na regulação do ciclo menstrual no caso de ciclos irregulares ou amenorréia;
Na presença da dismenorréia e tensão pré menstrual ;
Na regulação dos hormônios do stress, equilibrando a saúde emocional;
No tratamento dos sintomas da menopausa, equilibrando o emocional, ajudando essa mulher a entender que está na plenopausa e que ela pode se sentir feliz e plena.
Na gestação harmonizada. Todas as terapias podem ser feitas com muita segurança e auxiliam no alívio dos sintomas como enxaqueca, náuseas, lombalgia, dores abdominais, constipação e outros sinais e sintomas frequentes dessa fase.
Os fatores epigenéticos também sempre devem ser levados em conta, pois podem ser gatilhos para a expressão de doenças. A Medicina Chinesa também considera os hábitos de vida como grande causa das alterações energéticas que levam à desequilíbrios orgânicos. A mudança de hábitos pode fazer grande diferença na saúde ginecológica e na fertilidade, por isso, na minha primeira avaliação é realizada uma mentoria completa sobre o Estilo de Vida, criando estratégias de mudanças gradativas e permanentes, onde aplico ferramentas de coaching para ajudar meus pacientes a identificarem por onde devem começar.
No caso de preparação para a gravidez, a paciente é encaminhada para o Programa Gestar.
Meu objetivo é ajudar as mulheres a se aproximarem da saúde natural considerando-se seres integrados que devem começar a se reconhecer, a se amar e a proteger o seu corpo, sua mente e seu espírito para alcançarem o equilíbrio. Auto-conhecimento, energia fluindo nos meridianos de acupuntura, emoções liberadas, mente equilibrada e um corpo são e bem nutrido são o ponto de partida para recuperarem a força de suas ancestrais e a sua saúde plena.