top of page

Seu 2025 em abundância

Qual a história que você quer escrever para seu novo ano? Semeadura e Colheita

Por Angela Dias inspirada na ministração do Tiago Brunet no Café com Destino dia 10/12/2024


Como criar oportunidades financeiras para 2025: Lições práticas e bíblicas


A transição para um novo ano é uma oportunidade incrível para reavaliarmos nossas prioridades, planejarmos estratégias e criarmos caminhos para prosperidade em todas as áreas de nossas vidas. Compartilho cinco princípios valiosos que você pode aplicar para criar oportunidades financeiras em 2025, com fundamentos baseados na sabedoria bíblica e na prática.


1. Seja Generoso: A lei espiritual que atrai prosperidade


A generosidade é uma chave poderosa para abrir portas financeiras. Provérbios 11:24-25 nos ensina:

“Há quem dê generosamente e vê aumentar as suas riquezas; outros, porém, retêm o que deveriam dar e caem na pobreza. O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá.”

Esse princípio milenar nos lembra que dar de coração atrai riquezas, não apenas financeiras, mas também em conexões e oportunidades. Quando somos generosos, nos tornamos canais de bênçãos, atraindo tanto a bênção divina quanto o favor humano.


Dica prática: Escolha uma causa ou pessoa para abençoar, mas alterne entre pessoas, para não gerar "zona de conforto" para os que recebem. Vamos dar a vara para pescar, não apenas o peixe, para sentir-se apenas aliviado por ter feito "boas obras". Elas por si só, não salva ninguém da condenação eterna, só o deixa "aliviado dos seus remorsos". Porém, fazer algo de "concreto" por alguém, é ajudá-lo a semear para que ele também possa colher, reforçará sua mentalidade de abundância e abre novas portas em sua vida.


2. Plante sementes: Quem semeia, colhe


O princípio do plantio e colheita é um dos mais poderosos na Bíblia. Eclesiastes 11:6 diz:

“Plante de manhã a tua semente e não pare de plantar ao entardecer, pois você não sabe o que acontecerá, se esta ou aquela produzirá, ou se as duas serão igualmente boas.”

Semear é facilitar a vida de alguém, seja com palavras, ações ou recursos. Quanto mais sementes você plantar, maior será a sua colheita.


Obs.: Não plantei, por que estou colhendo?

A colheita poderá ser ruim ou boa, depende da semeadura, porém, há situações que você não consegue entender, onde foi a semeadura que está lhe gerando colheitas indesejadas.

Há alguns pontos a se considerar:

1) Herança espiritual. Seus antepassados podem ter semeado e foi se propagando de geração a geração. A bíblia fala sobre a maldição que se propaga até a 4a geração.


Um versículo que aborda o tema de herança espiritual e a continuidade de bênçãos ou maldições através das gerações é Êxodo 20:5-6:

“Não te prostrarás diante de imagem alguma e nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados dos pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações os que me amam e guardam os meus mandamentos.”

Esse texto fala sobre o impacto espiritual das ações dos antepassados, enfatizando tanto a transmissão de maldições pelo pecado quanto a propagação de bênçãos pela obediência a Deus.


Outros versículos complementares que falam de herança espiritual e legado incluem:

  1. Deuteronômio 7:9

    “Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; Ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos.”

  2. Provérbios 13:22

    “O homem bom deixa uma herança para os filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é armazenada para o justo.


Esses versículos ressaltam que as escolhas espirituais afetam não apenas nossa vida, mas também as gerações futuras, seja para bênçãos espirituais ou desafios a serem superados.


Dica prática: Tente entender o porque das más colheitas, sejam elas de sua responsabilidade (suas semeaduras) ou de herança espiritual. Liberte-se, das heranças espirituais dos seus antepassados. Declare essa libertação em voz alta e em oração. Não sabe como fazer, participe do SILC Online com a pastora Tania Tereza..


3. Trabalhe com diligência: Fuja da preguiça


A preguiça é um grande inimigo da prosperidade. Provérbios 14:23 nos lembra:

“Todo trabalho árduo traz proveito, mas o só falar leva à pobreza.”

Provérbios 6:6-8:

“Observe a formiga, ó preguiçoso! Reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem chefe, nem supervisor, nem governante e ainda assim armazena suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento.”

Provérbios 10:4

“As mãos preguiçosas empobrecem o homem, mas as mãos diligentes lhe trazem riqueza”.

Até mesmo Salomão observou a diligência das formigas, incentivando-nos a sermos trabalhadores incansáveis e estrategistas, porém, com equilíbrio entre vida profissional, pessoal e principalmente atenção à família.


Dica prática: Organize sua rotina para ser mais produtivo. Estabeleça metas claras e evite a procrastinação, sabendo que cada esforço traz um retorno. Comece o dia fazendo o que menos te agrada, mas que precisa ser feito e então, finalize seu dia com as ações agradáveis. Você se sentirá realizado ao entardecer.


4. Amplie sua mentalidade: A transformação começa na mente


Romanos 12:2 ensina:

“Não se moldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

O sucesso financeiro exige que você mude sua forma de pensar. Ideias limitantes geram resultados limitados.


Dica prática: Invista no seu desenvolvimento pessoal por meio de leituras, cursos e momentos de reflexão. A leitura do livro Princípios Milenares (na Amazon do Tiago Brunet por apenas R$ 35,00), é um ótimo começo para ampliar sua visão sobre prosperidade.


5. Capacite-se até tornar-se valioso


A sabedoria é uma das maiores riquezas que podemos adquirir. Jó 28:12-13 declara:

“Mas onde se achará a sabedoria? Onde habita o entendimento? O homem não percebe o valor da sabedoria; ela não está disponível na terra dos viventes.”

Quanto mais você se capacita, mais valioso você se torna. Isso reflete no mercado, nas oportunidades e no seu impacto na sociedade.


Dica prática: Dedique tempo para aprender algo novo que agregue valor à sua carreira ou negócio. Participe de eventos, como o Método Destiny, que oferece ferramentas baseadas em princípios milenares para expansão pessoal e profissional.


Reflexão Final: Prepare-se para um Ano Extraordinário


Planejar, agir e confiar em Deus são os pilares para transformar 2025 no ano das suas maiores realizações. Use esses cinco conselhos para traçar um caminho sólido rumo ao crescimento financeiro e à prosperidade.

E como diz Provérbios 16:3:

“Consagre ao Senhor tudo o que você faz e os seus planos serão bem-sucedidos.”

Que este ano seja marcado por sua generosidade, diligência e busca incessante por sabedoria. Lembre-se: você foi chamado para ser luz neste mundo, e isso inclui prosperar em todas as áreas!


Se você foi abençoado por este conteúdo, compartilhe para todos que conseguir alcança. De graça recebeis, de graça compartilhareis.

Que Deus te abençoe abundantemente em 2025!


Angela Dias - Instagram SBFé.

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page