A verdade sobre o fim dos tempos
Vivemos em um mundo onde os sinais do fim dos tempos se tornam cada vez mais evidentes. A Palavra de Deus nos alerta para os acontecimentos que marcarão os últimos dias, incluindo o arrebatamento, o domínio do Anticristo, e a vitória final de Jesus Cristo. Neste estudo, baseado nos versículos apresentados no livro de Apocalipse, exploraremos os principais eventos que culminam na redenção definitiva da humanidade.
O arrebatamento: a esperança dos salvos
O arrebatamento é o momento em que Jesus virá buscar os que são Seus, poupando-os da grande tribulação que estará por vir. A Bíblia descreve este evento de forma clara:
“Depois destas coisas olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz que ouvi, como de trombeta, falou comigo, dizendo: Sobe aqui, e te mostrarei as coisas que depois destas devem acontecer.” (Apocalipse 4:1)
Jesus promete guardar os fiéis da “hora da tentação”:
“Porque guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.” (Apocalipse 3:10)
O domínio do Anticristo e a marca da besta
Após o arrebatamento, o mundo passará pela Grande Tribulação, marcada pelo domínio do Anticristo, um líder mundial que receberá poder do próprio Diabo:
“E vi subir do mar uma besta, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia. A besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, o seu trono e grande autoridade.” (Apocalipse 13:1-2)
Durante esse período, muitos serão forçados a receber a marca da besta, sem a qual ninguém poderá comprar ou vender:
“E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.” (Apocalipse 13:16-17)
A grande tribulação e a ira de Deus
A Grande Tribulação será um período de julgamento divino sobre a Terra. A humanidade, aterrorizada pela ira de Deus, buscará esconderijo:
“E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo servo e todo livre se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas, e diziam aos montes e aos rochedos: Caiam sobre nós e nos escondam da face daquele que está assentado no trono, e da ira do Cordeiro, porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?” (Apocalipse 6:15-17)
A vitória de Jesus Cristo e o julgamento final
A Segunda Vinda de Jesus marcará a derrota definitiva do Anticristo e de Satanás. Cristo virá em glória para estabelecer Seu reino eterno:
“E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava montado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro, e julga e peleja com justiça. [...] E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.” (Apocalipse 19:11-16)
Satanás e seus seguidores serão finalmente derrotados e jogados no lago de fogo:
“E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.” (Apocalipse 20:10)
A promessa de um novo céu e uma nova terra
Depois do julgamento final, Deus criará um novo céu e uma nova terra, onde não haverá mais dor nem sofrimento:
“E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. [...] E Deus enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” (Apocalipse 21:1-4)
A visão de João na ilha de Patmos: as profecias apocalípticas
O apóstolo João, exilado na ilha de Patmos por causa de sua fé, recebeu de Deus uma visão extraordinária sobre os últimos dias. Ele foi transportado em espírito para contemplar eventos futuros e registrar as revelações:
“Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na tribulação, e no reino, e na paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo. Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta.” (Apocalipse 1:9-10)
Durante essa visão, João viu:
O trono de Deus e a adoração celestial (Apocalipse 4:2-11).
Os sete selos sendo abertos pelo Cordeiro, revelando juízos sobre a terra (Apocalipse 6).
A grande multidão de redimidos diante do trono (Apocalipse 7:9-17).
A batalha final entre o bem e o mal, culminando na vitória de Cristo (Apocalipse 19).
Essa visão nos lembra da soberania de Deus sobre toda a história e Seu plano de redenção para a humanidade. João descreveu em detalhes o que viu, para que os crentes pudessem ser encorajados a perseverar na fé e aguardar com esperança a volta de Jesus.
Conclusão
O livro de Apocalipse nos revela o plano de Deus para o fim dos tempos e a redenção definitiva da humanidade. Embora os dias vindouros sejam repletos de desafios, a Palavra nos assegura que a vitória é de Jesus Cristo.
Que possamos permanecer fiéis, vigilantes e firmes em nossa fé, aguardando o dia em que viveremos para sempre na presença do Senhor, no novo céu e na nova terra. Maranata! Ora vem, Senhor Jesus!
Angela Dias - Instagram SBFé.
Novas referências biblícas sobre a era apocalíptica
Aqui estão passagens de outros livros da Bíblia que falam sobre o fim dos tempos e o retorno de Jesus para buscar Sua Igreja:
No Antigo Testamento
Daniel 7:13-14
"Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o Filho do Homem; e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até Ele. Foi-lhe dado domínio, glória e um reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem. O Seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o Seu reino, o único que não será destruído."
Isaías 13:9-10
"Eis que vem o dia do Senhor, cruel, com furor e ira ardente, para converter a terra em assolação e dela destruir os pecadores. Pois as estrelas do céu e as suas constelações não darão a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não fará resplandecer a sua luz."
Zacarias 14:4-5
"Naquele dia os seus pés estarão sobre o Monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém, para o oriente; e o Monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, formando um vale muito grande. Metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade para o sul. Então, fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azal. Sim, fugireis como fugistes do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o Senhor, meu Deus, e todos os santos com Ele."
No Novo Testamento
Mateus 24:30-31
"Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e grande glória. E Ele enviará os seus anjos com um grande clangor de trombeta, os quais ajuntarão os Seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus."
João 14:2-3
"Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou estejais vós também."
Atos 1:10-11
"E, estando eles com os olhos fitos no céu enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram: 'Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado ao céu, assim virá do modo como o vistes subir.'"
1 Tessalonicenses 4:16-17
"Porque o Senhor mesmo descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares; e assim estaremos para sempre com o Senhor."
Hebreus 9:28
"Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação."
2 Pedro 3:10
"O dia do Senhor virá como ladrão; os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela existem serão atingidas."
1 Coríntios 15:51-52
"Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados."
Comments