Como a sua conexão com Deus vai impactar o seu próximo ano
Por Angela Dias - Ministração de 13/12/2024 Café com Destino
Nesse episódio me inspirei na mensagem do Tiago Brunet para escrever a matéria de hoje. O tema abordado foi a importância da conexão com Deus e como ela pode transformar completamente nossas vidas, preparando-nos para viver um próximo ano com propósito, paz e esperança.
A ponte para Deus
Estamos naturalmente desconectados de Deus por causa do pecado e a conexão com Deus é o caminho, a ponte que nos trará a salvação. Disse Jesus:
"Busquem, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas" Mateus 6:33 (NVI).
Como colocar Deus como prioridade na vida cotidiana?
Colocar Deus como prioridade não significa demonstrar uma religiosidade apenas de aparência, como os fariseus na época de Jesus, mas viver um relacionamento real e transformador com Ele, com uma rotina espiritual por exemplo, orando 3x ao dia, como fazia Daniel que foi liberto na cova dos leões (Daniel 6:22). É sobre permitir que Ele seja o centro das suas decisões e ações diárias, em vez de apenas uma parte da sua rotina.
Os fariseus eram conhecidos por suas práticas religiosas externas, como orações públicas, jejum e cumprimento rigoroso das leis, mas seus corações estavam distantes de Deus. Eles buscavam reconhecimento humano, não um verdadeiro relacionamento com Deus, e muitas vezes usavam sua religiosidade para se promover. Jesus os denunciou por essa hipocrisia.
Um versículo que ilustra isso é Mateus 23:27-28 (NVI):
"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados, bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de tudo o que é imundo. Assim também vocês, por fora, parecem justos aos outros, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e de maldade."
Aqui vão algumas dicas práticas:
Comece o dia com oração e leitura da Bíblia: Reserve os primeiros minutos do seu dia para conversar com Deus e refletir em Sua Palavra. Isso fortalece sua fé e alinha sua mente e coração ao que é eterno. Comece pelo livro de Provérbios.
Convide Deus para suas decisões: Antes de agir, pergunte-se: "Jesus tomaria essa decisão?" Essa prática ajuda a priorizar valores espirituais em escolhas pequenas e grandes.
Transforme suas tarefas em atos de adoração: Seja no trabalho, em casa ou com a família, faça tudo com excelência, lembrando-se de que está servindo a Deus. Colossenses 3:23 ensina: "Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens" (NVI).
Seja intencional ao ajudar os outros: Misericórdia e generosidade nas atitudes simples do seu dia a dia, demonstram que você vive para agradar a Deus.
Mantenha-se conectado: Não permita que as preocupações do dia afastem sua atenção de Deus. Ore em qualquer momento, peça sabedoria e agradeça constantemente.
Quando colocamos Deus como prioridade, Ele cuida das nossas necessidades, mas é fundamental viver debaixo de Sua presença e buscar obedecê-lo em tudo. Relacionar-se com Ele é mais do que um ato religioso, é caminhar diariamente ao lado do Criador.
O que você vai fazer hoje de diferente para ter um dia especial?
Ansiedade e preocupações: Substitua pela oração
Vivemos na geração mais ansiosa da história, constantemente preocupados com o futuro. A ansiedade é uma porta aberta para o medo, a depressão e até o pânico. Contudo, Jesus nos encoraja:"Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo" (João 14:27, NVI). Adote esta declaração:
Não vou me preocupar, serei prudente e farei uma oração, porque: "O senhor é meu pastor e nada me faltará.” Salmos 23:1
A oração é o antídoto contra a ansiedade e um convite para confiar plenamente em Deus.
Ser espiritual não é o mesmo que ser religioso, porém se você for religioso, seja também espiritual.
Ser espiritual vai além da religiosidade. Religião muitas vezes é seguir dogmas humanos, enquanto espiritualidade é obedecer à Palavra de Deus. Mateus 6:6 diz:"Mas, quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará" (NVI).
Ser uma pessoa religiosa no contexto evangélico é viver conforme os ensinamentos de Jesus, buscando uma relação pessoal com Deus. Isso se reflete em práticas como oração, leitura da Bíblia, culto, evangelismo e amor ao próximo. A religiosidade também envolve santidade, arrependimento e valorização da fé em comunidade. Alimentar a espiritualidade com a Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – exige humildade, obediência e o desejo de agradar a Deus, em vez de seguir vontades carnais ou a aprovação alheia. Assim, um relacionamento com Deus e a prática religiosa promovem uma vida melhor com Ele e com a sociedade.
Os benefícios de uma vida em conexão com Deus
A espiritualidade tem o poder de transformar o próximo ano em seis áreas fundamentais:
Eternidade: Crer e confessar Jesus como Senhor muda o destino eterno.
"Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo" Romanos 10:9 (NVI).
Propósito e sentido de vida: Muitas pessoas têm dinheiro, família e sucesso, mas ainda se sentem vazias. Só uma conexão com Deus traz verdadeiro propósito e sentido.
Paz interior: A paz interior é fruto da confiança em Deus, entregando nossas ansiedades em oração e gratidão. Quando fazemos isso, Ele nos concede uma paz que transcende todo entendimento e protege nossa mente e coração.
"Não andem ansiosos por coisa alguma,mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus" Filipenses 4:6-7 (NVI).
Esperança: O Evangelho é esperança para quem perdeu tudo. A certeza de que nossos pecados são perdoados e que um futuro melhor nos espera traz alívio e alegria.
Relacionamentos saudáveis: Quem se relaciona com Deus, trata melhor os outros, é generoso e leal. Isso transforma a convivência e melhora os laços familiares e de amizade.
Fortalecimento nas adversidades: vem da certeza de que Deus é nosso refúgio e fortaleza, sempre presente para nos auxiliar, oferecendo segurança e força em meio às dificuldades e Ele nunca nos abandona.
"Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade" Salmos 46:1 (NVI).
Ao buscar a Deus, você colherá os frutos dessa decisão: eternidade, propósito, paz, esperança, relacionamentos saudáveis e força diante das adversidades. Lembre-se: tudo começa quando você entrega o controle da sua vida nas mãos do Criador.
Desafio final
Que tal começar agora? Faça uma oração pedindo a Deus estratégias para fortalecer sua conexão com ELE e prepare-se para viver um 2025 transformador!
Angela Dias - Instagram SBFé.
Bình luận