Você fez seu exame e gostaria de saber mais quais os parâmetros dos resultados? Segue abaixo o descritivo de forma resumida de cada cada um. Vou dividi-los para facilitar a busca no site. Vamos lá?
Vitaminas
Vitamina A: A vitamina A está relacionada ao crescimento e à reprodução, sendo um material indispensável para as células epiteliais. A falta de vitamina A, causa queratose do córtex, pele áspera, cegueira noturna, ressecamento dos olhos.
Vitamina B1: A vitamina B1 é responsável pelo metabolismo dos carboidratos. A falta de vitamina B1 fará com que a substância não metabolizada acumule nos tecidos, resultando em envenenamento, pé de atleta, dormência nos pés, edema e enfraquecimento das funções musculares, da pele e do coração.
Vitamina B2: A vitamina B2 é responsável pelo metabolismo da gordura e de proteínas, bem como pela desintoxicação do fígado. A falta de vitamina B2 causa perda de crescimento e distúrbios de pele e digestão.
Vitamina B3: A vitamina B3 também é conhecida como ácido nicotínico e nicotinamida. Pode ser dissolvida em água, fazendo uso de triptofano para a sua síntese no corpo humano, sendo uma substância essencial nos hormônios sintéticos. A vitamina B3 pode promover a circulação sanguínea, pressão arterial, diminuir o colesterol e triglicérides, reduzir a desordem gastrointestinal e aliviar os sintomas da síndrome de Ménière e assim por diante. A Vitamina B3 é eficaz contra a dermatite seborréica e a eczema, além de ter funções de clareamento e ativação das células da pele. A Vitamina B3 existe em fígados de animais, rins, carne magra, ovos, germe de trigo, produtos de trigo integral, amendoim, figo etc.
Vitamina B6: A vitamina B6 está relacionada com o metabolismo de aminoácidos. Pode conduzir ao desaparecimento da irritabilidade neurológica e têm um certo papel para a formação de substâncias imunes e para a prevenção da aterosclerose. A falta de Vitamina B6 irá causar anemia, congelamento, doenças de pele. Além disso, pode inibir o triptofano de converter-se em ácido xanturênico, que danificaria o pâncreas, protegendo assim o mesmo.
Vitamina B12: A vitamina B12 possui a função de estimular a função hematopoiética da medula óssea.
Vitamina C (ácido ascórbico): A vitamina C é um cristal incolor, podendo ser dissolvido em água e álcool, além de poder ser facilmente destruído. As suas funções principais: pode melhorar a imunidade do corpo e proteger os capilares, prevenir escorbuto e promover a cicatrização de feridas. A vitamina C pode aumentar a utilização de ferro, neste processo químico e biológico, o ferro férrico da dieta é convertido para ferro ferroso, promovendo a absorção de ferro, que é armazenado no fígado e nos ossos sob a forma de ferritina. A prática mostra que a suplementação de ferro acompanhada da adição de VC pode aumentar a taxa de absorção de ferro em 22%, atinge-se assim basicamente a taxa de absorção normal de hemoglobina.
Vitamina D3: Há muito tempo que se conhece a implicação da vitamina D na saúde dos ossos. Um dos seus principais papéis biológicos consiste em manter níveis sanguíneos adequados de cálcio e de fósforo. Ao propiciar a absorção do cálcio, ajuda a formar e a manter ossos robustos.Nos últimos dez anos as investigações mostraram que a vitamina D poderia ter inúmeros outros efeitos benéficos, quando administrada em doses adequadas.A vitamina D3 exerce um efeito imuno-modulador. Um artigo científico avança a hipótese de as infecções sazonais, como a gripe, se poderem dever a uma diminuição das concentrações de vitamina D durante o período de Inverno e não ao aumento da actividade viral.
Vitamina E: Sua função básica é proteger a integridade da estrutura interna das células, podendo inibir a oxidação de lipídeos nas células e nas membranas celulares, além de proteger as células dos danos causados pelos radicais livres. Também possui função anti-oxidante, anti-envelhecimento e estética.
Vitamina K: A vitamina Ké uma importante vitamina na promoção da coagulação do sangue normal e do crescimento ósseo. A vtamina K é a substância essencial na síntese de quatro tipos de proteínas de coagulação do sangue (protrombina, fator VII, fator anti-hemofilia e fator de Stuart) no fígado. O corpo humano tem pouca vitamina K, mas pode manter a função normal de coagulação do sangue, reduzir a hemorragia pesada no período fisiológico, e prevenir a hemorragia interna e hemorróidas. A pessoa com sangramento freqüente deve absorver mais vitamina K dos alimentos naturais.