top of page

Uma experiência espiritual no Deserto

Entrando para ser provado e saindo aprovado para cumprir o seu propósito.


Não temas; na solidão ou na solitude, todos nós precisamos viver essa experiência.

A solitude é um estado de isolamento voluntário e positivo, já a solidão é uma condição associada à dor e tristeza. A solidão é um sentimento de vazio, é o desejo de ter a companhia das pessoas, mas não ter.


Na Bíblia, já lemos várias passagens de pessoas que viveram experiências no deserto enfrentaram desafios nesse local seco, quente de dia, frio de noite, suscetíveis a répteis peçonhentos, sem água, sem uma sombra para descansar e sem uma direção para chegar, vazio e com solidão lhe perseguindo, porém, aprenderam lições importantes de Deus.

A vida nos proporciona alguns desertos que precisamos enfrentar; são dificuldades que em algumas vezes, temos pouco alívio, pelo contrário, o Diabo ainda aproveita a fragilidade para lançar suas armadilhas na mente invadindo a alma frágil, mas Deus também vem e diz: Filho não temas, vamos fortalecer o seu espírito para que você saia mais forte do que entrou.

No Deserto vamos aprender a:

1. Depender de Deus 2. Descobrir o que é essencial 3. Vencer a tentação

4. Resolver nossos problemas 5. Ter esperança

O nosso amado Deus, que por amor, nos conduz ao deserto, por variados motivos ou circunstâncias, para que possamos ser provado e depois ser aprovado para viver o novo de Deus.

“…te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardaria ou não seus mandamentos”. (Deuteronômio 8.2)

“A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado”. (Mateus 4.1)

Deus nos leva ao deserto, para nos provar; ver nossa atitude para com Ele e, não poupou nem o seu próprio filho.

Para que eu planejarei ir ao Deserto? Ou será que já estou nele? (O deserto é um lugar de crescimento)

Leitura: (Lucas 1:79-80) Sobre João Batista. Uma voz que clama no deserto.

“O menino crescia e se fortalecia em espírito. E viveu nos desertos até o dia em que havia de se manifestar-se a Israel, para iluminar aos que estão em trevas e na sombra da morte, afim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz”.

No deserto, Deus permite ou nos conduz para que possamos enfraquecer a carne para crescermos espiritualmente.

João Batista cresceu no deserto, se alimentando fisicamente de gafanhotos e mel silvestres, e foi Deus que planejou que ele vivesse lá, para que seu espírito estivesse sempre voltado para as coisas celestiais, afinal, ele iria anunciar a vinda do Messias.

“.. e te deixou passar fome, e te sustentou com o maná…para te dar a entender que nem só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viverá o homem”. (Deuteronômio 8.3)

O nosso crescimento espiritual pode ser medido a maneira de como nos tornamos mais parecidos com Cristo. No deserto Deus quer te alimentar para que você possa crescer.

Para que eu estou no Deserto? O deserto é lugar de escuta.

  • O Senhor fala no deserto para orientar nas estratégias terrenas;

  • O Senhor fala no deserto para advertir dos nossos erros;

  • O Senhor fala no deserto para nos direcionar para o caminho da verdade e da vida.

“Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”. (Mateus 7.13-14)

Me libertando no Deserto das amarras que me aprisionam. O deserto é um lugar de libertação


Na bíblia, temos muitos exemplos de homens que viveram experiências no deserto e viveram libertações incríveis.

Podemos nos lembrar da nação Israelita que passou 40 anos no deserto rumo à Terra Prometida; Elias, Paulo de Tarso, João Batista, dentre outros.

Deus escolhe e fala no deserto com seus escolhidos.

Você também é escolhido por Deus, então, você também precisará ser tratado e liberto no deserto.

“Antes mesmo de te formar no ventre materno, Eu te escolhi; antes que viesses ao mundo, Eu te separei e te designei para a missão de profeta para as nações!” (Jer1.5).

Será que há jardim no meu Deserto? Se o homem falhar, Deus nunca falha.

Deus nos dá provisões na escassez.

“...e fará o seu deserto como o Éden, e a sua solidão como o jardim do Senhor; gozo e alegria se achará nela, ação de graças, e voz de melodia. Isaías 51:3

Em Gn.21:17-19 Deus respondeu aos apelos da criança e o anjo de Deus chamou Agar, desde o céu: “Que tens tu, Agar? Nada receies! Porque Deus ouviu o menino, ali onde ele está. Vai, pega no teu filho e consola-o, porque os seus descendentes hão de constituir uma grande nação.” Naquela altura, Deus abriu-lhe os olhos e viu um poço, mesmo ali. Pôde então encher de água a vasilha e dar de beber ao filho.

Será que Abraão falhou ao enviar pouca água e pouca comida para aquela travessia? Realmente faltou, mas essa escassez fez parte do plano de Deus, para sua glória e livramento fosse manifestado e tornado exemplo para todos nós.

“Ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia…” (Gn. 3.8)

Deus, visitava Adão e Eva diariamente na viração do dia (18h) no jardim do Éden.

O criador e a criatura andando juntos, lado a lado; conversando, interagindo e se relacionando. Mas a astúcia maligna roubou de Deus esse relacionamento na viração do dia e muita coisa ruim acontece nesse período e estende-se até a noite. O que então está acontecendo com a humanidade?

Carências da visita de Deus na virada do dia.

Vamos começar a iniciar a prática de orar, falar com o Pai na viração do dia?

Como devo sair do deserto?

(O deserto é lugar provação)

“A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado”. (Mateus 4.1)

Após ser batizado, do Jordão ao Deserto, Jesus foi levado pelo ES para ser tentado...e lá ficou em jejum 40 dias sem comida ou bebida. E quando sua carne estava debilitada, no auge da sua fome e sede, Satanás o tentou em todos os aspectos:

  1. com a concupiscência da carne (vs. 2-4);

  2. com a soberba da vida (vs. 5-6);

  3. com concupiscência dos olhos (vs. 8-10)

Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam (Mateus 4:11).

Chegou o momento de sair do Deserto. Após as tentações e provações. DIGA NÃO!

E seja aprovado por Deus para iniciar seu propósito ou dar continuidade a ele, muito mais fortalecido em Cristo.

Louvor: Soraya Moraes - Caminho no Deserto



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page