top of page

Regule seu ciclo menstrual com Acupuntura

By: Luciana Gallinaro em 08 de janeiro de 2019


Muitas mulheres foram culturalmente condicionadas a acreditar que a menstruação perturba a vida e precisa ser controlada e escondida. Em resposta a um aumento nas irregularidades menstruais, começamos a questionar e nos conscientizamos de como essa mentalidade pode levar à dissociação de nosso corpo em conexão com nossos biorritmos e emoções.



“Ter e honrar um relacionamento com o seu ciclo é um ato de rebeldia contra o medo e rejeição do poder feminino. Seu ciclo é uma linha direta para o seu mundo emocional privado – rico com discernimento, intuição, dons psíquicos e um profundo conhecimento interior de si mesmo. ”- Sheleana Aiyana


Historicamente, essa época do mês de uma mulher era considerada sagrada, em sintonia com o ciclo lunar, um sinal de fertilidade, sustento e tempo para deixar de fazer, se mover para dentro para refletir. Esses elementos se tornaram menos importantes, já que a velocidade dos dias modernos não aprova a desaceleração que o período requer. Uma menstruação atrapalha os horários e interfere no exercício, no humor, na intimidade, na autoestima, na beleza e no vestuário; o que já foi belo para os olhos da mente agora é percebido como “sujo” e um incômodo.


O CICLO DESEQUILIBRADO


Os sinais e sintomas associados ao ciclo de uma mulher são geralmente percebidos como normais, ignorados ou medicados. De acordo com a antiga medicina oriental, não faz parte do ciclo menstrual normal sentir sintomas menstruais da TPM, como dores de cabeça, cólicas, inchaço, desejos e mudanças de humor. Os distúrbios menstruais, como amenorréia, ciclos irregulares, síndrome dos ovários policísticos (SOP), endometriose, miomas, ciclos curtos ou mais longos e lutas por fertilidade, também não devem ser vistos como algo comum…


BENEFÍCIOS DA MENSTRUAÇÃO


Ter um período regular é um sinal de saúde, sustento, equilíbrio hormonal e fertilidade. Os benefícios da menstruação se estendem à proteção dos órgãos reprodutivos, já que o sangue menstrual é rico em propriedades antibacterianas e antivirais. Outro benefício é que os hormônios sexuais que contribuem para existir um período menstrual suportam a densidade óssea à medida que envelhecemos. Com a consciência de que nosso corpo é inteligentemente projetado e sabe o que fazer para restaurar o equilíbrio, vamos discutir o ciclo ideal, as causas comuns e como a medicina chinesa pode ajudar.


O CICLO MENSTRUAL IDEAL


A menarca, primeira ocorrência da menstruação, ocorre por volta dos 12 anos de idade (ou cada vez mais cedo nos dias atuais). A menstruação é o processo em que as mulheres descarregam sangue e outros materiais do revestimento do útero em intervalos de cerca de um mês lunar, da puberdade até a menopausa, exceto durante a gravidez. O sangramento ocorre em intervalos rítmicos regulares de 21 a 35 dias, dentro dessa faixa por pelo menos 3 ciclos consecutivos. A duração pode variar de 3 a 7 dias e a quantidade de sangramento varia de 30 a 80 ml. A textura pode incluir pequenos coágulos que não são coagulados, a cor é moderadamente vermelha (não muito clara ou muito opaca) e o odor é suave a nenhum.


CAUSAS COMUNS DAS DESORDENS MENSTRUAIS


Desequilíbrio entre hormônios do estresse: Demasiada energia yang (hormônios do estresse) consumindo energia yin (hormônios sexuais).

Dieta: Muitos alimentos processados ​​e / ou açúcares, alimentos que geram umidade (gorduras e lácteos), excesso de alimentação ou alimentação inadequada.

Estilo de vida: Sedentarismo ou excesso de exercício, excesso de trabalho, falta de aterramento na natureza e exposição a produtos químicos.

Ambiente externo: Sensibilidade constitucional ou superexposição ao clima frio, quente ou úmido.

Doença orgânica: impedimento estrutural e / ou envolvimento genético.


O EFEITO DO HORMÔNIO DO ESTRESSE


Os níveis de estresse percebidos e não percebidos das expectativas e demandas internas e externas podem restringir os vasos sangüíneos, desregular a temperatura, a produção e liberação de hormônios e os caminhos de energia envolvidos  com os ciclos regulares. Pelo contrário, o repouso e o relaxamento promovem a circulação sanguínea para os órgãos reprodutivos, o equilíbrio de temperatura, a harmonização hormonal e os caminhos de energia abertos. Esses componentes, juntamente com uma pequena aceitação amorosa e apreciação do ciclo feminino, despertam a jornada de cura.

“A MTC (Medicina Tradicional Chinesa)  vê o ciclo menstrual como sendo guiado pela natureza, pelos princípios taoístas e pela teoria yin / yang. Estes princípios baseiam-se em comer e viver de acordo com os ritmos das estações e com as qualidades únicas do seu corpo, o que leva a uma maior saúde e equilíbrio. Por estar consciente de como os ritmos do seu ciclo espelham o fluxo e refluxo do mundo natural, você pode alcançar uma compreensão mais profunda e intuitiva do seu corpo. ”- Claudia Welch


COMO A ACUPUNTURA PODE AJUDAR A REGULAR SEU CICLO


A medicina chinesa se concentra no fortalecimento da inteligência natural do corpo-mente e da capacidade de curar através do apoio e orientação da acupuntura, dieta e estilo de vida. Para a saúde menstrual, a acupuntura e terapias relacionadas trabalham para equilibrar a energia yin e yang e o fluxo de qi e de sangue dos sistemas e meridianos de fígado, baço e rim, bem como dos vasos extraordinários Ren, Du e Dai Mai. Existem outros órgãos inter-relacionados e meridianos que são avaliados com base em sinais, sintomas, observação, palpação e análise de língua e pulso.

Os tratamentos semanais inibem a energia restritiva da resposta ao estresse biológico simpático (luta, fuga ou congelamento) em favor da energia em expansão do fluxo do sistema nervoso parassimpático (repouso e relaxamento). Os pontos de acupuntura ativam a liberação de neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina, e os opióides endógenos (endorfinas), que estimulam a regulação dos hormônios. Estas respostas afetam positivamente o eixo HPA (hipotálamo-hipófise-adrenal), bem como o metabolismo glicídico e lipídico. Os benefícios incluem o aumento do fluxo sanguíneo para o tecido reprodutivo através da inibição da atividade nervosa simpática, alívio da dor, relaxamento e equilíbrio do humor. Os efeitos cumulativos influenciam o ciclo menstrual, a ovulação, a fertilidade e a sensação geral de bem-estar.

Nota: Terapias adicionais de medicina chinesa podem incluir moxabustão, ventosas, gua sha, dietoterapia, ervas e sugestões de estilo de vida.


FREQUÊNCIA DE TRATAMENTO


Para regular o seu período eu recomendo uma sessão de acupuntura por semana, durante pelo menos 3 meses (12 tratamentos), para equilibrar cada fase do seu ciclo menstrual. Se estiver com sintomas agudos, pode ser aconselhado a comparecer duas vezes por semana durante 1 a 2 semanas. A consistência é fundamental, pois a acupuntura é cumulativa, o que significa que cada tratamento constrói um progresso energético no último. Se um tratamento for esquecido e os sintomas retornarem, o progresso voltará.

Entenda que, como um acupunturista, eu sou um guia; as agulhas fazem o trabalho enquanto a permissão e as intenções que você traz para a maca abrem espaço para curar a mente-corpo-espírito.

Entre os tratamentos, a autorresponsabilidade desempenha um papel importante na otimização dos tratamentos e na sua jornada de saúde. Isso significa que rotinas de autocuidado, como uma dieta com comida de verdade, controle do estresse, exercícios, respiração e equilíbrio do ritmo circadiano são necessárias e otimizarão os resultados.

bottom of page