top of page

O que aprendemos com a cura do endemoniado Gadareno?

Leitura: Marcos 5:1-20


Marcos 5: 6-8 Quando o Gadareno viu Jesus ao longe, correu e adorou-o. Clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes. (Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo.)


Quais as lições que poderemos crescer diante desta passagem?


1. Quando passamos por tempestades, milagres virão. Confiem


Marcos 5:1 E chegaram à outra margem do mar, à província dos Gadarenos.


SBFé: Ao iniciar a leitura do capítulo 5, você lê de forma natural... "E chegaram..."


Se você lê o capítulo anterior para entender o contexto daquela chegada, verá que antes de chegar, eles passaram por tempestades, medo, insegurança... Jesus dormia no barco, mas os apóstolos não perceberam que o Mestre estava ali para lhe passar tranquilidade, da mesma forma, que diante das tempestades, nos esquecemos que Jesus está ali ao seu lado para lhe proporcionar o equilíbrio que precisa para enfrentá-la.


Marcos 4:41 E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?


2. Para alcançar multidões, desça do barco.


Assista no Youtube. Curta e siga-nos.

Marcos 5:2-3 Saindo Jesus do barco, o homem com espírito imundo veio logo ao seu encontro dos sepulcros e nem cadeias ou correntes o podia prender.

SBFé: Jesus usava o barco como meio de transporte e também como local ou "púlpito" para pregações. Mas o barco é pequeno e atinge um número menor de pessoas, então, para alcançar mais pessoas, precisa descer do barco, descer do altar e por os seus pés na praia, nas ruas, nas periferias, nos lugares que de fato as pessoas carecem de salvação. Então, não esperem apenas pelos pastores que pregam nas igrejas, você como discípulo, não espere um púlpito para pregar, desça do barco e fale de Cristo.

Outro detalhe dessa passagem, o demônio não levou o Gadareno à Jesus, sim, com certeza ele resistia, mas Deus o empurrou para que Jesus operasse o milagre. Então, eu te pergunto: Quantas vezes foi preciso Deus te empurrar para ouvir a palavra do Senhor, pois você por muitas vezes resiste? Não quer ir à igreja porque está chovendo, porque chegou uma visita, porque de repente ficou com dor de cabeça?

Então, fique atento, quando houver resistência da sua parte para não ouvir palavras de salvação diária do pai.


3. Adore ao Senhor, você é templo do Espírito Santo de Deus


Marcos 5:6 E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o.


SBFé: O poder de Jesus é tão forte que até o endemoniado ou a legião que nele estava, o adorou. Sim, olha que palavra forte! Se até o demônio não aguentou o poder de Cristo e o adorou, quanto mais eu e você que temos o Espírito de Cristo habitando em nós? Então, não resista. Adore ao Senhor


4. Por que Jesus enviou os Espíritos imundos para a manada de porcos?

Marcos 5: 12-14 E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles. 13 E Jesus logo lhe permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil) e afogou-se no mar. Os que apascentavam os porcos fugiram e o anunciaram na cidade e nos campos; saíram muitos a ver o que era aquilo que tinha acontecido.

SBFé: A libertação daquele homem que vivera por muitos anos carregando a legião de demônios a ponto de não ter prisão ou correntes que o segurasse, toda a cidade já conhecia a sua fama, e então, para a salvação daquele homem e para a revelação da graça de Jesus para aquela cidade, o envio para a manada de porcos, foi para que todos vissem a reação dos porcos se lançando no espinhadeiro e acreditassem realmente que aquele homem estava liberto. Os homens precisam ver para crer. Além do próprio Gadareno servir como testemunho vivo da sua libertação, a ira dos pastores dos porcos espalharia o que ocorrera com a sua criação.

Os porcos não foram lançados no precipício pelos demônios, os próprios porcos se lançaram por não aguentar nem ao menos um demônio dentro de si; aquele homem carregara uma legião por muitos anos.

Por que esse homem aguentara tanto? Você pode concluir que os seres humanos são mais fortes do que os animais? Que são mais resilientes? Então meus irmãos, por que aguentamos tantos tormentos, acidentes, tristezas, depressões e várias situações e ainda estamos vivos aqui?

Eu não chamo de força e sim, da graça de Jesus que veio para te salvar e te sustentar mesmo com você vivendo cativo ou oprimido pelas suas feridas, pois o Senhor não tem prazer na sua derrota e sim, Ele te ama e quer te libertar sempre de todas as opressões malignas.


5. Após a libertação, qual o propósito de Deus para essa vida?


Marcos 5:18-20 Jesus voltou ao barco e o Gadareno pediu para segui-lo, Jesus, porém, não lhe permitiu e disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez e como teve misericórdia de ti. Ele foi e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilhavam.


SBFé: Sim, após a sua libertação e conversão, Jesus lhe apresenta o seu propósito. Segui-lo nem sempre representa ter um ministério ou cargo na igreja, mas sim, através da sua vida, testemunhar e salvar novas vida. Jesus desceu naquele lugar com o propósito de curar um único homem, para que, através da vida dele, muitas outras almas pudessem ser salvas e ouvir sobre as maravilhas do Senhor.







Curta nossas publicações no insta SBFé.

https://www.instagram.com/SBFe_Sabedoriaeboafe/


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page