top of page

A verdadeira transformação

O que a Parábola do Filho Pródigo tem a nos ensinar? Lucas 15.

Na ilustração ao lado, vemos 2 irmãos. Um conseguimos vê-lo e o outro, apenas parte dele. Então, a pergunta chave é?

  • Em qual posição você está?

  • Em qual posição você já esteve?

  • Em qual posição você pretende está?

Na leitura da Parábola do Filho Pródigo, onde o filho mais novo, pede sua herança, vai curtir a vida, perde tudo, se arrepende, volta ao Pai, que o recebe, prepara uma festividade e causa indignação do filho mais velho que sempre esteve na casa do seu pai e sentiu-se injustiçado.

Vamos então refletir em todas as passagens?


Quais os três ingredientes vitais para a verdadeira transformação?

Essa foi a reflexão de domingo 13/06 onde abordei uma receita que precisava apenas de 3 ingredientes. Se um faltar, a receita ficava incompleta e de fato não agradaria quem experimentasse. Ilustrando para nossa vida, uma verdadeira transformação requer também 3 ingredientes vitais:


Possuímos um corpo físico que é mantido vivo pela alma. Possuímos um Espírito que nos possibilita sermos a imagem e semelhança do Senhor, mas esse espírito, não sendo ativado diariamente com a o Espírito Santo de Deus, ele permanece adormecido e dominado pelos desejos da alma e do pecado.


Da mesma forma que o bolo precisa do fermento para crescer, a sobremesa precisa do açúcar para adoçar e a carne precisa do sal para ter sabor, assim é a nossa vida. Precisamos do maior ingrediente: O Espírito Santo de Deus para dar o verdadeiro sabor à nossa vida.


Na 2a feira, já abordando a Parábola, quando o filho mais novo pediu sua herança ao pai, refletimos sobre ambas atitudes:


- Do filho que queria conhecer o mundo, talvez por influência dos amigos ou apenas a ilusão da sua mente que tudo lá fora seria muito bom; ele se posicionou, mas ele passou por cima e tudo; das pessoas que amava, agiu na impulsividade, não calculou os riscos que correria e agiu de forma muito imatura.


E aquele pai, ele poderia ter dito "Não" a esse filho? Nós como pai e mãe, recebemos de Deus autoridade para dizer Não em amor, orientar, conversar e se preciso for, ser mais enérgico, quando você percebe que o SIM, poderá trazer consequências graves... porém, nesse caso, esse pai disse SIM, mas com coração partido, entristecido, mas esse Pai, estava ali representando nosso Deus que nos dá libre arbítrio e nos deu de herança a nossa vida para termos a escolha entre o bem ou o mal.


Esse menino então se foi. Aproveitar os prazeres da vida. Prazeres esses que mencionei na 4a feira, tentando evidenciar que são prazeres passageiros e que não nos agrega nada de fato e o vazio que fica depois, gera tristeza e morte espiritual.


Festas mundanas com pessoas sem escrúpulos, músicas com letras, ou melhor, sem letra alguma e que apenas agita nossas emoções para sentimentos mais depressivos: Sofrência por exemplo, ou batidões com funk com músicas que induz ao sexo vulgar; bebidas exageradas, drogas, amigos que não são amigos e apenas companhia de farra que na primeira oportunidade além de lhe trair ou lhe abandonar na primeira dificuldade, lhe caluniar ou está contigo apenas quando lhe convier.


Mas, sendo você um escolhido de Deus, que o ama incondicionalmente, permitirá que você passe por apertos e permitirá através do Espirito Santo de Deus, que você escute a voz do arrependimento para lhe resgatar de volta ao Pai... mas, não apenas essa voz que lhe falará ao ouvido, também, terá a voz maligna que vem da sua consciência e lhe tirará todo o ânimo.


- Viu o que você fez? Você merece isso mesmo! Quem mandou deixar sua família, sua casa e gastar toda a sua herança? Agora você merece está aí junto aos porcos, não tem mais salvação para a sua vida, bem feito!


- Meu filho, Eis-me aqui: está chorando por quê? Você tem um Deus que cuida de você e que jamais te esqueceu. Eu sei de tudo que você está passando e te digo: Estou cuidando de ti. Lembre de onde você veio, todos os livramentos que você já passou. Estou aqui para te levantar, não chore, pois quem cuida de você não dorme. Levanta, tem muita gente que te ama. Te digo Filho meu, Tudo vai passar e um renovo vai acontecer. Louvor: Tá chorando por que?

O Retorno: Chegou então o grande momento. Aquele filho, tomou a grande decisão de voltar. Imagino a dor dentro de sim, a vergonha em apresentar-se a todos o seu fracasso, ter que encarar família, amigos, empregados, ser alvo de críticas por toda a sua vida. Mas a dor do arrependimento e da verdadeira transformação que ocorrera dentro de si, fez com que ele passasse por cima de todos os sentimentos e voltasse de forma humilde ao seu Pai a ponto de pedir-lhe perdão dizendo:

"Senhor, não mereço o seu perdão, como o teu servo mais humilde quero ser, seu amor, só agora entendi, é a riqueza que de todas mais preciso ter". Estrofe louvor de Sérgio Lopes

Esse retorno deve ser vivido por todos nós sempre, buscar a presença e intimidade com o Pai, pois somente com Ele viveremos em segurança.


Para finalizar, apresentaremos o primogênito. Esse filho mais velho que na ilustração da chamada de hoje, ele existe, mas fica em segundo plano, a sombra do filho mais novo. Porém, eis a reflexão: Por que esse menino que poderia ter a benção da primogenitura ficou em segundo plano nessa parábola? Ou seja, essa bênção, nós a temos, estamos ao lado do Pai e temos direito a nossa herança, mas não nos posicionamos como filho e sem ter intimidade com Ele, como usufruir dessa fartura?

Imagino, que esse filho talvez nem sentasse à mesa com os pais as refeições e preferisse ficar com os demais servos do campo ou com seus amigos e por isso, não criou intimidade. Esse Pai, não negaria ao filho um cabrito para comemorar com seus amigos, mas para isso, ele precisaria assumir sua identidade de filho, conviver com o Pai, ser íntimo dele, conversar, conviver.

Esse filho mais novo, acredito que faria isso, mas ele escolheu um caminho que o fez arrepender-se do que fez e através da vida dele, desse passo mal dado, ele trouxe valores e novos princípios cristãos para aquela família.

Esse pai, teve que chamar seu primogênito para perto de sim e dizer:

Filho, quero seu amor de filho que tu és, mas quero seu amor de irmão também. Entre, alegre-se conosco e sejamos verdadeiramente uma família unida.


Então, se você se identificou um pouco com todos os personagens dessa história, não precisa chorar achando que não tem solução, pois o nosso Pai está nos aguardando de braços abertos e através do seu retorno, muitas mudanças poderão ocorrer na sua vida e na vida de quem você ama ou vai aprender a amar, com amor ágape, do nosso Pai.

- Conviva com o Pai

- Saiba o que você quer

- Diga a Ele

- Verifique se o que você quer, tem base nos princípios do Senhor

- Se posicione

- Assuma seu lugar de filho

- Assuma sua autoridade de Pai e mãe e aprenda também a dizer Não.



Diariamente no Instagram, as 8h AM por 12' a 15' minutos, esteja ao vivo conosco refletindo na palavra de Deus. Ative seu espírito com o d'Ele, fale primeiro com o seu Criador e receba as chaves da vitória diárias em nome de Jesus. Te espero lá: SBFé_sabedoriaeboafe.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page